Obs...
gestao-escolar
4 min
A desistência por parte dos alunos é algo difícil de lidar, tanto para professores quanto coordenadores. Por isso, é importante ir a fundo nas causas e buscar maneiras de como evitar a evasão escolar.
Afinal, é duro ver um jovem com potencial tendo que abrir mão da educação, por qualquer motivo. Por isso, neste post trazemos algumas estretégias para evitar a evasão escolar.
Quais as causas da evasão escolar
Entre as diversas motivações que estão por trás dos casos de abandono, algumas merecem atenção especial:
Estruturas e metodologias didáticas que muitas vezes estão ultrapassadas e não suprem as demandas individuais.
A situação econômica e social do país também faz com que crianças e adolescentes tenham de entrar no mercado de trabalho muito cedo e abandonar os estudos.
Contudo, existem certas estratégias e práticas bastante úteis de como a gestão escolar pode evitar a evasão escolar. Confira algumas delas a seguir.
Como diminuir a evasão escolar: dicas para aplicar hoje
1 - Conheça o problema
Nossa primeira dica de como evitar a evasão escolar é: olhe mais atentamente para a base da situação. Segundo pesquisa feita pela FGV, a principal causa do abandono escolar é a falta de interesse dos alunos, responsável por 40% dos casos.
A necessidade de buscar emprego para aumentar a renda da família vem logo em seguida, com 27%. A quantidade insuficiente de escolas no país representa quase 11% da contagem, enquanto outras motivações ficaram com o restante desse percentual, cerca de 22%.
É curioso notar que a ausência de apreço pelo estudo, dentre as causas denominadas, é o principal problema. Afinal, ao contrário da urgência em contar com uma remuneração ou não ter onde estudar, essa causa não está completamente alinhada às falhas estruturais da sociedade e da economia brasileira. Portanto, ainda pode ser resolvida ou ao menos corrigida dentro dos muros da própria escola.
2 - Desperte o interesse em estudar
O que é possível fazer para ajudar alguém não queira estudar? Afinal, apontar o indivíduo como culpado é o principal erro que se pode cometer nessa situação.
Outro estudo é bastante abrangente ao analisar os aspectos que retiram o desejo de aprender. Nele, alguns pontos são levantados como determinantes para a falta de desejo vista em grande parte dos alunos. Veja:
a alienação dos professores faz os alunos se alienarem;
problemas pessoais entre professor e aluno;
ensino feito com base na submissão, sem visar o discente como um ser que pode ser autônomo, independente e dotado de saberes próprios;
falta de relação entre a educação qualificada e uma possibilidade concreta de trabalho após a conclusão dos estudos;
ausência de participação da família no âmbito escolar;
pouco incentivo.
Entre os exemplos citados, podemos notar que há uma série de causa que pode gerar o desinteresse, desde o ambiente escolar, a relação de pais e alunos e as metodologias das instituições de ensino.
Portanto, para despertar o interesse em estudar, é preciso entender onde está o problema e atuar em cima dele. Só assim a instituição de ensino vai de fato ajudar os alunos.