Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
3 dicas práticas como usar tecnologia em sala de aula

3 dicas práticas como usar tecnologia em sala de aula

2017-06-13
3 min
Post modificado em:
7/6/2022

Com os avanços tecnológicos, a educação e o espaço escolar contam com diferentes mídias para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. As mudanças proporcionadas pelas ferramentas digitais, tornaram obrigatório ao educador, aprender como usar tecnologia na educação para ser capaz de:

  • Atrair a atenção do aluno
  • Aumentar seu rendimento
  • Ampliar sua participação em sala de aula

O professor deve ser um leitor crítico e criativo além de ser capaz de produzir e estimular a produção nas diversas mídias. Quer saber mais sobre como usar tecnologia na educação? Neste artigo, trouxemos os 3 principais grupos de mídias que você pode usar em sala de aula como parte de ações estratégicas para melhorar o desempenho dos alunos, potencializando seu aprendizado.

Após uma breve apresentação sobre elas, iremos nos concentrar no uso das mídias digitais e da tecnologia em sala de aula, apresentando 3 exemplos práticos.

Como usar tecnologia na educação: aplicação de 3 mídias em sala de aula

1. Mídias impressas

Ao contrário do que muitos pensam, a mídia impressa não se resume a jornais e revistas. Os quadrinhos, livros de histórias e cartazes são alguns exemplos desse tipo de mídia. Devido à dinamicidade e interatividade das mídias eletrônicas e digitais, as mídias impressas acabam sendo menos apreciadas em sala de aula. Entretanto, precisam ser mais valorizadas, tendo em vista seu fácil acesso e suas diversas formas de atingir públicos diferenciados.

Para tornar esses recursos agradáveis aos alunos, o professor pode desenvolver atividades como um clube de leitura, no qual os estudantes discutem sobre os livros de que mais gostam. Além disso, o docente pode ajudar os alunos a criarem as próprias mídias impressas, como, por exemplo, o jornal da escola ou uma revista em quadrinhos.

2. Mídias audiovisuais

O universo das mídias audiovisuais é muito amplo e possui diferentes linguagens, como:

  • Arte cênica
  • Cinema
  • Desenho
  • Escultura
  • Pintura
  • Literatura
  • Teatro
  • Dança
  • Música e ainda outras formas de manifestação artística.

Essas mídias têm grande relevância na educação, pois:

  • Contribuem para a formação da personalidade do indivíduo
  • Instigam a interpretação do mundo
  • Estimulam a imaginação e o raciocínio

Isso significa que as mídias audiovisuais, desenvolvem habilidades técnicas, cognitivas e emocionais nos alunos. Aprender como usar o cinema na sala de aula, por exemplo, é uma grande oportunidade pedagógica. Ele é capaz de ajudar no entendimento de conteúdos a serem estudados e, por causa, de seus estímulos audiovisuais, facilita e torna a aprendizagem mais atrativa para as crianças e os adolescentes.

Como toda mídia, é importante que o professor auxilie o aluno a construir a relação entre a arte e o conteúdo pedagógico, de modo que percepções equivocadas não prejudiquem a informação passada.

3. Mídias digitais

Como usar tecnologia na educação? As tecnologias digitais, como a internet, os programas educacionais e os jogos de computador, possibilitam ao usuário pesquisar sobre as informações que lhe interessam e construir seu próprio conteúdo informativo. O professor pode, por exemplo, criar um grupo da sala em redes sociais ou aplicativos de comunicação, no qual passará mais referências sobre a matéria, estimulando e mediando o debate entre os alunos.

Leia também: Saiba usar o Whatsapp como ferramenta pedagógica.

O uso das novas tecnologias na educação é um ótimo instrumento de trabalho que está à disposição do professor. Contudo, é preciso orientar o aluno quanto ao uso pedagógico dessa ferramenta, para que ele acesse informações relevantes e confiáveis, não prejudicando a aprendizagem com dados errôneos. 

Com tantas alternativas de uso da tecnologia em sala de aula, hoje já existe o termo intermidialidade. Ele é definido como o diálogo possível entre os vários tipos midiáticos. Isso significa que o uso harmônico de mídias na educação pode ser muito dinâmico, interessante e proveitoso na assimilação do conhecimento pelo aluno.

As novas tecnologias na educação ainda permitem que: vantagens do uso da tecnologia na educação, está a possibilidade de uma nova forma de ensino e aprendizagem que fogem do padrão tradicional em que o professor fala e os alunos escutam. A tecnologia em sala de aula proporciona o descobrimento de novas metodologias.

O entendimento de como usar tecnologia na educação, passa pela compreensão de que os alunos podem construir, junto com os professores, seu próprio conhecimento. Isso torna as aulas mais atraentes. As novas tecnologias na educação ainda permitem que:

  • As aulas sejam mais inovadoras
  • Aumentam as possibilidades para alunos e professores
  • Modificam o conhecimento
  • Motivam os alunos durante as aulas

O uso da tecnologia em sala de aula, permite a criação de um método mais personalizado de construção de conhecimento, por meio de uma educação mais inclusiva.

3 dicas práticas de como usar tecnologia na educação

A aplicabilidade das novas tecnologias na educação são diversas. Ainda há muito o que se descobrir sobre como elas irão mudar o formato de educação atual. Entretanto, algumas práticas simples já podem ser inseridas em sala de aula, sem grandes necessidades de investimento, tais como:

1. Construção de conhecimento por meio de pesquisa

As informações da aula de História, por exemplo, não precisam vir somente do repasse de conteúdo pelo professor. Criar uma dinâmica de pesquisa individualizada, sobre determinado assunto, pode ser uma maneira muito mais atraente de se conquistar o conhecimento, além de ampliar a fixação do conteúdo pelos alunos. Após a pesquisa individual, os estudantes podem compartilhar o que acharam de mais interessante sobre o tema analisado.

2. Incentive a criação e compartilhamento de conteúdo

Além de buscar por conhecimento, os alunos também podem usar as novas tecnologias para produzir conteúdo. Um professor pode criar um blog e pedir para que cada aluno, depois da pesquisa e do compartilhamento das informações, produza um texto sobre o assunto abordado. Esse texto deve ser publicado no blog. Os alunos devem ler os textos um dos outros e manter o debate na área de comentários, por exemplo.

3. Utilize jogos para engajar os alunos

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre como usar tecnologia na educação, sugerimos que leia o artigo, exclusivo, “inserir jogos para tornar o processo de ensino mais dinâmico e mais interessante. Uma boa ideia para colocar a gamification em prática é criar projetos junto a professores de outras áreas.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre como usar tecnologia na educação, sugerimos que leia o artigo exclusivo: 4 tendências da tecnologia na educação de grande impacto.

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Baixe agora!
No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
planilha de planejamento escolar

Planilha gratuita

Planilha pronta para uso!

Confira um material prático exclusivo para ajudar a gestão escolar no planejamento.

Você pode gostar também

Educação

Como revolucionar sua aula com atividades de alfabetização digitais?

Se quer oferecer um conteúdo mais interativo para a alfabetização dos alunos, leia aqui como explorar as atividades de alfabetização digital em saula de aula.

Continuar
Educação

A nova rotina da escola com o Novo Ensino Médio

Confira o artigo escrito pelo especialista em Novo Ensino Médio Eduardo Deschamps, abordando como ficará o dia a dia da escola com a adoção do novo currículo.

Continuar