LeituraComo incentivar a leitura na escola: 5 dicas para educadores

18 de maio de 2017

Volta e meia surgem novas pesquisas apontando que os brasileiros leem muito pouco. Muitas vezes, isso está relacionado à falta de domínio da língua escrita, um problema que vem da infância. Essa questão evidencia o grande desafio de formar leitores e a importância de se pensar em como e porque estimular a leitura em sala...

Volta e meia surgem novas pesquisas apontando que os brasileiros leem muito pouco. Muitas vezes, isso está relacionado à falta de domínio da língua escrita, um problema que vem da infância. Essa questão evidencia o grande desafio de formar leitores e a importância de se pensar em como e porque estimular a leitura em sala de aula. Em meio a esse desafio a pergunta que ecoa entre profissionais da educação é: como incentivar a leitura na escola?

Neste artigo trouxemos 5 dicas de como estimular a leitura na escola, fazendo com que os alunos abracem a literatura.

5 dicas para professores de como incentivar a leitura na escola
1. Dê vida à biblioteca

A primeira dica de como incentivar a leitura na escola começa pela biblioteca. A biblioteca da escola não deve ser encarada pela comunidade apenas como um depósito de livros empoeirados. Ela é o símbolo do quão valorizada é a leitura na escola e deve ser tão atraente para os alunos quanto se quer que a literatura seja.

É preciso que seja um espaço de paz, que permita a introspecção da leitura de forma confortável. Para tanto, garanta que ela esteja sempre bem iluminada, imune ao alvoroço do recreio e que propicie aos alunos uma mobília aconchegante — até mesmo com pufes, se possível.

Os alunos também devem ter total abertura para visitar a biblioteca sempre que quiserem e passear pelas estantes, experimentar os livros lá mesmo ou alugá-los. Para isso, os horários, o espaço e os profissionais da biblioteca devem ser acolhedores.

O silêncio também pode ser quebrado de vez em quando por atividades como as propostas nas dicas 2 e 3.

2. Conte histórias

Essa é uma ótima dica de como incentivar a leitura na escola nos primeiros ciclos dos alunos, pois os mais novos costumam estar mais abertos a atividades e brincadeiras que podem ser feitas com livros.

Descubra se há algum professor que goste de contar histórias e planeje com ele um evento na biblioteca em torno disso. Você pode, por exemplo, criar a Semana do Conto de Fadas, na qual todos os dias, durante o recreio, os alunos poderão ouvir uma história diferente.

Ao verem o contador se apresentando com um livro em mãos, lendo alguns trechos e dizendo outros de memória, os alunos se sentirão convidados a conhecer outras histórias em outros livros e, quem sabe, dessa forma sua escola consiga despertar nas crianças o hábito de leitura, a partir dessas atividades.

3. Crie um clube de leitura

O valor que damos a muitas coisas tem origem no valor que vimos alguém dar a essas mesmas coisas antes de nós.

Dessa forma, se por um lado precisamos do nosso próprio tempo e espaço para ler, a leitura de textos literários deve, em outros momentos, ser encarada como uma atividade social.

Você pode, por exemplo, organizar um clube de leitura na escola e dessa forma, abrir espaço para que o ato de ler um livro seja compartilhado. Os alunos dividirão, de primeiro, metas de leitura e posteriormente suas apreciações sobre o livro. Assim haverá incentivo na progressão da leitura e expansão do mundo que conheceram sozinhos por meio do olhar dos seus colegas.

4. Crie o Prêmio de Incentivo à Leitura

Outra forma de aprender a como estimular a leitura na escola é atribuindo valor à leitura e premiando — com livros, é claro — os leitores mais vorazes ou os frequentadores mais assíduos da biblioteca numa espécie de desafio de leitura.

Leia também: Como a criação de um ranking de leitura pode ajudar em sala de aula?

Essa é uma técnica que não vai atingir aqueles que ainda não gostam de ler, mas com certeza vai causar alvoroço nos que já foram “mordidos” pelo bicho do livro. Esses vão querer ser os próximos vencedores.

5. Não deixe as novas mídias de lado

Há quem diga que os jovens de hoje não são mais atraídos pela literatura porque os seriados e filmes dão conta da ficção de forma mais dinâmica.

Lembre-se que você já viu por aí diversas mídias coexistindo. O rádio não morreu com a chegada da televisão — nem o jornal impresso. Ele sobreviveu até mesmo à internet e foi por ela incorporado! Bons exemplos disso são os podcasts.

Os livros também estão sendo constantemente incorporados à linguagem do cinema, por exemplo. Então por que não usar filmes para chamar atenção à leitura? Já dizia o ditado: “se não pode vencê-los, junte-se a eles”.

Dessa forma, a quinta dica de como incentivar a leitura na escola propõe aos professores a busca pelo universo multimidiático, com a exibição de adaptações de livros — ou de filmes que relatam a importância da leitura — na sua escola e você verá alguns alunos indo atrás das origens dos filmes e redescobrindo as histórias em casa.

Você também pode aproveitar as vantagens do uso da tecnologia na educação e utilizar novas plataformas para aprender a como estimular a leitura na escola.

Gostou das nossas dicas de como estimular a leitura na escola? Já testou alguma delas na sua escola ou encontrou bons resultados com outras ações? Não deixe de compartilhar o nosso conteúdo!

 

teste-gratis-arvore-livros-escolas

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: