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Como fazer os alunos se interessarem pela aula: 5 técnicas de engajamento

Como fazer os alunos se interessarem pela aula: 5 técnicas de engajamento

Fazer os alunos se interessarem pela aula é um desafio no dia a dia do professor.Alguma vez você já participou de uma reunião de equipe em que alguns de seus colegas ou colaboradores não prestaram atenção? É comum percebermos que alguém (ou a gente mesmo) está corrigindo lições de casa, tendo conversas paralelas ou enviando mensagens de texto durante uma reunião, não é mesmo?Neste sentido, as crianças podem ser muito parecidas com os adultos: se elas não forem absorvidas pelo que está acontecendo, elas encontrarão outra coisa que as interesse.Ao terem que ficar atentos durante longas horas - incluindo a apresentação de diversos professores - pode ser natural os alunos se distraírem em alguns momentos.Desse modo, desenvolver estratégias para manter o foco da turma é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.Leia também: Aplique essas 4 ações para melhorar o desempenho dos alunos.

Da dispersão ao aprendizado ativo

Criar maneiras de impedir que os alunos dispersem é um desafio diário do professor para fazer os alunos se interessarem pela aula. Se um aluno se distrai, os outros muitas vezes o seguem como em um efeito cascata.Para evitar a dispersão, é importante pensar nos fatores que mais motivam seus alunos a participar e contribuir com o aprendizado. Assim, a dispersão da turma tende a diminuir à medida que os alunos se envolvem com a matéria e se sentem desafiados e impelidos a participar.Existem vários estudos sobre este tema. Um deles está no livro ‘Inspiring Active Learning’ de Merrill Harmon e Melanie Toth, que apresenta uma escala que descreve os quatro níveis de motivação do aluno.Eles chamam os alunos de Nível 4, o nível mais baixo, os que evitam o trabalho; no nível 3, estão os trabalhadores desanimados. Perto do topo estão os alunos responsáveis (nível 2) ​​e, finalmente, os alunos totalmente ativos (nível 1).Esta, é claro, é apenas uma das perspectivas para entender a questão e ponderar sobre possíveis barreiras para o interesse no aprendizado.É difícil manter os alunos focados em aulas clássicas com exposição feita unicamente pelo professor. Mas pode ser igualmente difícil quando eles estão envolvidos como equipes de aprendizagem de projetos. Especialmente, quando a independência exigida pelo aprendizado do projeto é nova para eles.Às vezes é um aluno específico da equipe que parece não conseguir se envolver; outras vezes é todo o grupo.Para mudar esse cenário, vamos falar de uma série de estratégias que podem ajudar a eliminar a dispersão e como fazer os alunos se interessarem pela aula.

Como fazer os alunos se interessarem pela aula: 5 técnicas de engajamento

1. Comece a aula com um “aquecimento” da mente

Um aquecimento clássico para fazer os alunos se interessarem pela aula é pedir a eles que descubram os erros no material escrito no quadro. Você pode usar essa ideia em qualquer área de assunto.Mas, em vez de pedir que trabalhem em silêncio e sozinhos e depois fazer uma sessão clássica de perguntas e respostas com um aluno de cada vez (enquanto muitos se dispersam), use uma mistura de colaboração e gincana para eliminar o que poderia se tornar uma oportunidade para dispersão da turma.Veja como:

  • Organize equipes de três alunos e peça que trabalhem juntos (em silêncio) e levantem as mãos quando acharem que encontraram todos os erros.

  • Depois que a primeira equipe sinalizar que está pronta, dê um pouco mais de tempo e depois peça às equipes que indiquem com os dedos - juntos na contagem de três - o número de erros que encontraram no trabalho.

  • A equipe que encontrou mais erros descreve suas respostas até que outra equipe discorde educadamente ou até que a tarefa esteja terminada.

2. Use o movimento para manter as crianças focadas

Peça a todos os alunos que fiquem de pé ao lado de suas mesas e repitam os movimentos que você vai ensinar.A maioria das crianças acha revigorante sair da cadeira e se movimentar. Então é mais fácil monitorar a participação total. Essa pode se tornar uma das suas formas favoritas de fazer com que os alunos se concentrem e não se dispersem durante as atividades.Para educação infantil:

  • Ensine padrões de bater palmas para acompanhar um verso cantado ou um conjunto de fatos matemáticos. Adicione o movimento de pé pisando ou o de bater palmas para criar variedade.

Para fundamental I e II:

  • Crie um ritmo com o encaixe do dedo e batendo palmas, que você modela e eles repetem de volta.

  • Varie o ritmo e o padrão em intervalos de 15 a 20 segundos para desafiá-los a prestar atenção e participar.

Para qualquer segmento escolar:

  • Proponha um alongamento ou um movimento cruzado. Para fazer o movimento cruzado, levante-se e comece a marchar no lugar, levantando os joelhos bem alto. Ao levantar o joelho esquerdo, estique o braço com a mão direita e toque o joelho esquerdo.

Então faça o mesmo para a mão esquerda no joelho direito. Continue esse padrão por um minuto ou mais. Você também pode variar, digamos, com crianças batendo palmas entre cada conjunto de toques no joelho.

3. Ensine os alunos a colaborar antes de esperar o sucesso

Fazer o aprendizado do projeto e outros trabalhos em equipe sem treinamento prévio pode gerar muitas oportunidades para os alunos dispersarem.Você pode evitar isso ensinando habilidades de colaboração antes que os projetos sejam iniciados. Não precisa usar uma atividade relacionada à sua área de assunto para ensinar o trabalho em equipe.Veja como:

  • Uma maneira é dar às equipes de estudantes uma tesoura, duas folhas de papel, dez clipes e uma fita adesiva, e pedir que construam uma torre o mais alta que conseguirem em 20 minutos.

  • Antes da atividade, crie uma avaliação de trabalho em equipe para os alunos com tópicos que descrevem como deve ser o desenvolvimento do trabalho e quais as condutas desejadas. Enquanto metade das equipes estão construindo as torres, a outra metade dos estudantes fica ao redor deles em um "aquário" circular como observadores silenciosos.

  • Ao final, analise e treine os observadores a fazer um comentário positivo antes de um comentário crítico: "Gostei deles [em branco] e gostaria de saber se também poderiam ter [em branco]".

  • Troque os observadores com os construtores da torre e veja como eles se saem. E então dê feedback aos alunos novamente.

4. Use notas rápidas quando você quiser tempo em silêncio

Quando o interesse estiver diminuindo em suas apresentações ou se quiser acalmar os alunos depois de uma atividade barulhenta de trabalho em equipe, peça a eles que façam uma redação rápida ou breve.Para alunos do ensino fundamental:Pergunte: "O que foi mais interessante sobre [em branco]?" "O que foi confuso sobre [em branco]?" "Qual foi a coisa que você mais entendeu?" "O que foi chato [em branco]?" "O que [em branco] fez você pensar em sua vida?"Para alunos de nível Fundamental II e Médio:Tente instruções como as seguintes ou desenvolva as suas próprias: "Resuma o que você ouviu". "Preveja uma questão de exame ou questionário que eu possa fazer com base neste material." "Defenda uma das posições tomadas durante a discussão anterior."Muitas vezes avaliar esse tipo de tarefa pode ser um pouco trabalhoso, por isso nossa sugestão é que você gerencie essa carga de trabalho, adaptando os passos à sua realidade.Gerencie essa carga de trabalho pedindo que os alunos usem uma caneta verde (ou de outra cor) para circular algum detalhe que consideram importante.Ocasionalmente, peça-lhes que escrevam algumas frases explicando por que querem que você leia aquela nota em particular.

5. Crie regras ao dar instruções

Dar instruções é especialmente importante para evitar dispersões. Há muitas maneiras de pedir a atenção de seus alunos, mas muitos conseguem ou não com base em quão exigente você é sobre o resultado final.Qualquer que seja o método que você use, antes de começar a falar, é essencial exigir:(1) silêncio total; (2) atenção plena; (3) olhos em você.Essa abordagem faz uma grande diferença em como fazer os alunos se interessarem pela aula.Veja como: Quando você introduzir essa rotina aos alunos, faça isso em pelo menos cinco encontros seguidos. Anuncie que, em um momento, você os deixará falar brevemente e então você lhes dará um sinal.Você pode contar em voz alta de um a três, tocar uma campainha e assim por diante. Espere até que estejam perfeitamente prontos para você falar.Nas duas primeiras semanas após o início dessa rotina, lembre aos alunos com frequência o que é esperado.Para responsabilizar a todos por ouvir o tempo todo, deixe claro que você nunca repetirá suas instruções depois de terminar de analisá-las.Gostou das nossas dicas de como fazer os alunos se interessarem pela aula? Já usou alguma? Tem alguma sugestão? Compartilhe com a gente nos comentários.

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