Obs...
gestao-escolar
5 min
Conectados, questionadores, inquietos. Definitivamente, os alunos que temos hoje nas salas de aula são diferentes daqueles das gerações passadas. Afinal, eles cresceram em ambientes super estimulantes.
Como resultado, os alunos estão menos dispostos a desempenhar um papel passivo na escola, o que aumenta a demanda pela criação de uma sala de aula interativa.
Quer conhecer a importância de promover a participação dos alunos e saber como fazer isso no dia a dia? Continue a leitura deste artigo e confira:
a importância da sala interativa;
sete ideias práticas para implementá-las na sua instituição de ensino.
A importância da sala de aula interativa
Embora a rotina seja importante em nossas vidas, os eventos diários passam a ter pouco impacto sobre a nossa memória quando tudo acontece exatamente da forma esperada. Por outro lado, acontecimentos que fogem dessa esfera comum são lembrados com muito mais facilidade.
Sendo assim, à medida que o professor consegue preparar aulas com o apoio da tecnologia, elas se tornam mais dinâmicas, criativas e surpreendentes. Em outras palavras, suas chances de torná-las marcantes para os alunos se tornam maiores.
Porém, não basta inovar e usar a criatividade. Como gestores escolares, precisamos nos lembrar que o ensino acontece com intencionalidade. Assim, as estratégias usadas pelo educador devem ser planejadas pensando nos melhores métodos para atingir os objetivos propostos para o conteúdo definido, fazendo das metodologias ativas um grande potencializador da aprendizagem.
Finalmente, as salas de aula interativas favorecem a construção do conhecimento. Quando utilizadas da forma devida pelo educador, várias dessas estratégias permitem que o aluno aplique os conceitos aprendidos.
Essa é uma maneira de torná-lo capaz de utilizar esse aprendizado em seu dia a dia ou, pelo menos, entender de que maneira esse conjunto de informações é empregado pela sociedade.
Assista: Metodologias ativas: estimule a autonomia do aluno
Qual é o papel da gestão escolar na criação de salas de aula interativas?
De forma geral, a gestão escolar precisa entender a importância da sala de aula interativa como ferramenta para o sucesso dos alunos. Assim, ela pode auxiliar no planejamento das estratégias e das ideias utilizadas pelos educadores.
É preciso, então, estar a postos para apoiar e fornecer apoio e meios para viabilizar todas as etapas necessárias, de mobiliários a equipamentos que confiram maior autonomia para alunos e professores.
Sete ideias para criar salas de aula interativas
Depois dessas considerações, vale a pena pensarmos em algumas ideias de aulas criativas e mais interativas. Confira algumas alternativas para posicionar o aluno no centro do processo de aprendizagem e, assim, estimular sua autonomia e permitir que ele tenha liberdade para desenvolver suas próprias opiniões:
Ouça no Plantando Histórias: Escolas criativas
1. Traga o jornal para salas de aula interativas
Para criar uma aula diferente, contextualizada, atual e interessante, busque maneiras de inserir o jornal no seu planejamento!
O uso de notícias recentes e “fresquinhas” ajuda na abordagem de conteúdos de diferentes áreas, que vão de Matemática e Economia às Ciências Físicas, Biológicas e Humanas, passando, é claro, pela competência linguística!
No entanto, alguns educadores sentem dificuldade para adaptar a linguagem dos jornais e adequar os temas às necessidades das crianças. Para solucionar esse problema, já existem alternativas criadas por empresas especializadas, como a Árvore Atualidades.
O módulo da Árvore para sala de aula é interativo e traz, toda semana, novos textos jornalísticos e propõe atividades que tornam a experiência de leitura desafiadora.