Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Educação 4.0: habilidades que todo professor deve ter

Educação 4.0: habilidades que todo professor deve ter

5 nov 2018
3 min
Post modificado em:
10/10/2022

Até pouco tempo atrás, tínhamos a sensação de que algumas tecnologias jamais sairiam do plano da ficção. No entanto, hoje é comum ouvirmos sobre descobertas revolucionárias aplicadas não só ao dia a dia das empresas, mas que têm se mostrado promissoras dentro da proposta da Educação 4.0.

Realidade Virtual ou Aumentada, Internet das Coisas e Inteligência Artificial são alguns exemplos dessas tecnologias. Porém, o preparo do professor para lidar com esse novo cenário é ainda mais importante para realmente revolucionar as salas de aula e preparar os cidadãos do Século XXI.

É por isso que vamos abordar esse tema neste post. Explicaremos o que é Educação 4.0 e quais são as principais habilidades que os professores precisam ter nesse novo contexto. Confira!

O que é a Educação 4.0?

É um novo modelo educacional pensado para atender às necessidades da Indústria 4.0, uma tendência que automatiza totalmente a produção por meio da comunicação entre máquinas, sistemas e sensores que promete revolucionar a manufatura.

Entende-se que, para atuarem no mercado e na sociedade diante dessa nova realidade, os atuais alunos precisarão dominar tecnologias avançadas, como a Internet das Coisas, Big Data e Inteligência Artificial. Com essas ferramentas, eles devem ser capazes de solucionar problemas do cotidiano.

Qual será o impacto da Educação 4.0 nas escolas?

Provavelmente, o principal impacto dessa nova proposta é o fato de que ela não estabelece um conjunto definido de conhecimentos a serem adquiridos pelos alunos. A tecnologia está em constante evolução e os desafios apresentados pela sociedade também são novos. Portanto, as soluções obtidas hoje estarão provavelmente obsoletas em pouquíssimo tempo.

Por isso, um dos pilares da Educação 4.0 é justamente o "learning by doing", que significa "aprender fazendo". Espera-se que a sala de aula seja um ambiente que ajude os alunos a identificarem problemas e, então, provoque-os a investigar, buscar informações por meio da conexão, criar, experimentar, analisar resultados e avaliar suas descobertas. O último passo seria a avaliação e, se necessário, o início de uma nova busca por soluções melhores ou mais viáveis.

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Quais são as habilidades essenciais para o educador 4.0?

Como você pode perceber, não se trata apenas de incorporar a tecnologia ao dia a dia da sala de aula. Os alunos precisarão aprender a desenvolver soluções a partir de uma nova metodologia que prioriza projetos, experiências, aquisição de competências digitais e o empreendedorismo. Portanto, o papel do educador é fundamental para promover essa mudança e levar os estudantes a esse estado de mobilização e descoberta. Veja quais são as principais habilidades que o professor precisa ter nesse contexto!

1. Desenvolvedores de competências

O professor deixa de ser o especialista em determinado conteúdo para se tornar um propulsor para o desenvolvimento de competências. Mais do que apoiar na construção de conhecimentos na relação de ensino-aprendizagem, ele deverá usar metodologias ativas para conduzir a jornada de descoberta dos estudantes, auxiliando-os na busca de informações, geração de soluções e avaliação do trabalho realizado.

2. Líder-pesquisador

As salas de aula se tornam um espaço para a construção de soluções. Portanto, o educador precisará abandonar a abordagem educacional convencional. Ele deixará de ser um expoente do conhecimento para se tornar um líder-pesquisador. Novos problemas surgirão a cada dia, exigindo que tanto os estudantes quanto o professor estejam engajados na busca por alternativas. Por isso, é um processo de descoberta para todos os envolvidos, e não só para os alunos.

3. Usuário da tecnologia

Muitas das soluções propostas pela escola 4.0 envolvem a tecnologia. Por essa razão, o professor desse modelo também deve dominar as ferramentas necessárias para as atividades propostas e servir como um mediador para a execução dos projetos desenvolvidos pela turma.

4. Promotor do bom convívio e tolerância

No entanto, a Educação 4.0 não se restringe a uma visão tecnicista do ensino. Ela entende que a escola continua com um papel essencial na formação de cidadãos críticos e conscientes. Uma das formas de fazer isso é provocando-os a solucionarem problemas reais e contribuírem para o bem da sociedade.

Além desse fator, o educador pode usar projetos colaborativos para promover a sociabilização, a capacidade de trabalhar em equipe e o desenvolvimento de tolerância quanto às visões e comportamentos diferentes.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender o que é a Educação 4.0 e como os professores devem se preparar para serem agentes dessa transformação. Achou o post interessante? Compartilhe-o nas suas redes sociais e marque seus amigos!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

5 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos

Você sabe como dar feedbacks eficazes para seus alunos? Confira 5 dicas infalíveis para facilitar o processo neste post:

Continuar
Professores

Como integrar antigos e novos alunos na volta às aulas?

Gestor escolar, sabe como fazer a integração dos novos alunos na volta às aulas? Confira, neste artigo, cinco dicas imperdíveis para facilitar esse processo.

Continuar