Obs...
leitura
5 minutos
Formar mais e melhores leitores é um desafio para grande parte dos professores. Afinal, conseguir canalizar a atenção da criança no aprendizado desde o início do processo de letramento contribui muito para o sucesso desse objetivo. Assim, uma prática que pode ajudar a conquistar o interesse dos alunos é aprender como trabalhar leitura e escrita de forma lúdica.
Por isso, reunimos neste post uma série de sugestões de atividades. Elas podem colaborar na criação de um processo de aprendizado mais prazeroso e interessante para os alunos.
5 maneiras para trabalhar a leitura e a escrita de forma lúdica
Veja abaixo as sugestões de atividades que selecionamos. Primeiramente, é importante lembrar que o principal objetivo ao realizá-las é gerar o maior entusiasmo possível no aluno por ler e escrever.
1 - Repetição e Rima
A repetição torna os livros mais previsíveis. Assim, ela facilita a interação com os jovens leitores.
O que você precisará:
Livros com frases repetidas
Poemas rimados curtos
O que fazer:
Escolha uma história com frases repetidas, rimas ou um enredo que os alunos já conheçam.
Leia devagar e com um sorriso ou um aceno de cabeça. Além disso, deixe os alunos perceberem que eles devem interagir e participar.
À medida que as crianças se familiarizarem com a história, pare e dê a elas a chance de preencher os espaços em branco e as frases.
Para turmas alfabetizadas, encoraje os alunos a lerem sozinhos. Dessa forma, as crianças irão eventualmente memorizar partes da história ou imitar a sua leitura. Esta é uma parte normal do desenvolvimento da leitura.
2 - Conversa sobre histórias
Falar sobre o que se lê é outra maneira de ajudar as crianças a desenvolverem habilidades de linguagem. Você não precisará planejar a conversa. Assim, discuta cada história na hora.
O que você precisará:
Livros de histórias
O que fazer:
Leia devagar e pare ocasionalmente para pensar em voz alta sobre uma história. Dessa maneira, você pode dizer: "eu me pergunto o que vai acontecer a seguir!". Além disso, faça uma pergunta: "você sabe o que significa essa palavra?".
Responda as perguntas dos alunos. Se achar que eles não entenderam alguma coisa, pare e pergunte a eles. Portanto, não se preocupe se quebrar o ritmo da história para esclarecer alguma coisa. Mantenha-a fluindo o mais natural possível.
Fazer com que as crianças falem sobre as histórias que leem pode ajudar no desenvolvimento de seus vocabulários. Além disso, elas podem dessa forma relacionar histórias à vida cotidiana. Por fim, as crianças poderão ainda usar seus conhecimentos prévios para compreender o que foi lido.
Leia também: 9 desafios para a formação de leitores. Com dicas práticas!