Leitura9 desafios para a formação de leitores. Com dicas práticas!

30 de abril de 2021

A leitura é um direito de crianças e jovens, assim como o contato com textos literários e a fruição dessas narrativas. Somos constituídos de imaginários, histórias, memórias e palavras. A cada livro lido um universo de novas histórias se abre aos nossos alunos. Por conta disso, a formação de leitores é uma prática muito importante. ...

A leitura é um direito de crianças e jovens, assim como o contato com textos literários e a fruição dessas narrativas. Somos constituídos de imaginários, histórias, memórias e palavras. A cada livro lido um universo de novas histórias se abre aos nossos alunos. Por conta disso, a formação de leitores é uma prática muito importante. 

Ao ofertar a leitura na escola e criar espaços significativos para a prática da formação de leitores, é preciso produzir condições materiais e sociais para que ela aconteça. Com isso, educadores e gestores pedagógicos garantem a seus alunos o direito não só de conhecer os textos e a literatura, mas de terem afeto e serem afetados por ela. Ao diretor ou diretora da escola cabe o papel de criar condições para que a experiência da leitura seja democrática. Assim, tanto professores como alunos podem participar com prazer e autonomia dessa comunidade de leitores.

No mundo complexo em que vivemos, há diferentes suportes e contextos onde a formação de leitores pode acontecer. Para formar leitores comprometidos, professores e gestores precisam se apropriar dessa diversidade e criar estratégias para lidar com os desafios pedagógicos que ela traz . É a hora de romper com pensamentos que já não ajudam a responder aos desafios do presente. Além disso, devemos também evitar desculpas antigas, como “crianças e adolescentes não gostam de ler” ou “não há livros na casa dos alunos”.

Para ajudar nessas descobertas, preparamos este material com 9 desafios para a formação de leitores, organizados por segmento escolar. Dessa maneira, vamos acolher inquietações de gestores pedagógicos e educadores e estimular a construção de novas práticas de leitura em suas escolas.

Formação de leitores na Educação infantil

O período de 0 a 6 anos, conhecido  como a primeira infância, é decisivo para a formação da criança. É nesse momento em que se dá o contato inicial com a palavra, com a imagem e com a leitura. As formas, as cores e os sons vão dando vida ao mundo pessoal da criança, e ouvir histórias, sejam elas contadas no ambiente familiar ou na escola, estimulam o seu desenvolvimento integral.

Desafio 1: uma biblioteca para a criança

Nesse momento, a escola e a família compartilham o desafio de constituir uma biblioteca para a primeira infância, com textos de qualidade e riqueza visual. Desde o começo, é importante priorizar na formação de leitores narrativas e ambientes que contribuam para criar este hábito e ajudem a ampliar o universo da criança.

Como ter acesso a esses livros? Como fazer uma boa curadoria desses títulos com um olhar sensível para as necessidades da criança? Uma sugestão para essa fase é sempre dedicar tempo para ler e reler histórias conhecidas, porque os pequenos gostam muito das repetições. Isso não impede, claro, que se apresentem novas histórias, mas sempre buscando narrativas ricas, diversas e inventivas.

Desafio 2: mediação da leitura

Além de construir uma biblioteca para as crianças e assegurar que elas tenham acesso a narrativas de qualidade literária, é fundamental contar com uma mediação de leitura que incentive a curiosidade e a participação de cada criança, tornando esse momento especial para o leitor. É através desta mediação que se cultiva, nessa fase, a experiência de afeto com a leitura e a formação de leitores.

Como fazer a mediação acontecer da melhor maneira possível? É preciso considerar aqui não só o acesso aos livros, mas a disponibilidade de educadores e de recursos para fazer a mediação acontecer. A escola precisa garantir que uma mediação cativante e lúdica seja possível, valorizando os mediadores e suas histórias. Além disso, é preciso aguçar a imaginação das crianças, para que a leitura seja também em uma experiência estética e conectada com a vida de cada uma delas. Veja mais sobre a importância da contação de histórias na Educação Infantil.

Desafio 3: professores na formação de leitores

Este desafio está relacionado ao anterior. Uma vez que construir espaços e situações para a mediação de leitura seja fundamental, é também essencial formar os mediadores para habitar esses espaços. Assim, os educadores vão criar ocasiões de leitura que envolvam as crianças em nível cognitivo, afetivo e motor. 

Um(a) mediador(a) precisa saber encantar seus leitores e conectar a leitura à situações prazerosas para a criança, munido de intencionalidade pedagógica. Ao mesmo tempo, vai estimulá-la com perguntas abertas para aguçar sua curiosidade e propor desafios possíveis de serem realizados. Com isso, os educadores vão estimular pouco a pouco a autonomia e a confiança dos alunos.

Formação de leitores no Ensino Fundamental

O Ensino Fundamental é um período crítico para que o prazer pela leitura seja consolidado. As crianças e adolescentes neste segmento não devem realizar as leituras escolares somente por obrigação. Isso traz um grande desafio ao professor no sentido de diversificar os textos, dando cada vez mais autonomia para que ele escolha suas leituras ao mesmo tempo em que constantemente amplia seus horizontes de apreciação estética da literatura.

Desafio 4: romper o silêncio e quebrar o peso da “obrigatoriedade”

Valorizar a voz das crianças e dos adolescentes e respeitar suas escolhas de leitura são determinantes na formação de leitores mais comprometidos. Inspirar o prazer de ler significa também considerar as afinidades e os gostos de cada estudante, rompendo com o peso da obrigatoriedade da leitura e das cobranças em torno da prática para ajudar a investi-la de alegria e curiosidade. 

A neurociência já comprovou o quanto as conexões emocionais positivas são importantes para a aprendizagem. Quando a leitura se conecta com a vida, com os afetos e com situações prazerosas, as possibilidades para a formação de leitores são ainda maiores.

Para isso, é preciso romper o silêncio e deixar que as vozes dos estudantes apareçam e se conectem com as histórias lidas. Além disso, criar ambientes onde a leitura esteja ligada à conexões positivas fará toda a diferença na formação de leitores na sua escola.

Desafio 5: a internet é nossa aliada na formação de leitores

Hoje a leitura aparece nos mais diferentes contextos e formatos na internet. Como a Base Nacional Comum Curricular recomenda, é essencial considerar  os gêneros por ela instituídos nas práticas escolares, com o objetivo de aproximar cada vez mais a escola das experiências da sociedade e dos contextos comunicativos experimentados no cotidiano dos alunos.

A internet já é utilizada na sua escola dentro das práticas de formação de leitores? As redes sociais, por exemplo, fazem parte das vidas de todos nós e são muito utilizadas pelos estudantes. Aproximar a sala de aula da linguagem da internet e usar seus recursos em projetos e diferentes situações de aprendizagem faz toda diferença para que crianças e jovens vejam sentido e sintam-se mais engajados nessas vivências. Confira neste episódio do nosso podcast Plantando Histórias sobre a importância das redes sociais na formação de leitores.

Além disso, levar a internet para dentro da escola é também ajudar os educandos a usá-la de maneira criativa e crítica. Com isso, os alunos vão ler de forma consciente e eficiente os textos que por ela circulam, exercitar o olhar crítico e ainda a responsabilidade social.

Desafio 6: famílias na escola

Contar com a participação da família na escola e com seu apoio na formação de leitores é ainda um dos maiores desafios para educadores e gestores escolares. É fácil observar no dia a dia que uma parte substantiva dos familiares, especialmente a partir dos anos finais do ensino fundamental, distancia-se do espaço da escola.

Como trazer mais familiares para perto da escola? Como estimulá-los a também participarem ativamente dos processo de formação de leitores? Cabe à escola repensar maneiras de superar esse desafio com diferentes respostas. Hoje há recursos tecnológicos que podem ajudar a manter essa conexão ativa, que vão desde aplicativos e plataformas de comunicação com os pais, quanto também o uso de redes sociais para manter o contato sempre próximo e ativo. 

Além disso, que tal pensar em projetos e cursos voltados aos pais, com o objetivo de aproximá-los da escola e das descobertas leitoras de seus filhos? Através de pequenas ações, esse desafio pode pouco a pouco ser superado. Quem sabe nós até inspiramos neles o gosto pela leitura?

Formação de leitores no Ensino Médio

A adolescência é uma etapa de vida complexa. Portanto, é quando o jovem precisa de muito apoio e acolhimento. É uma fase de grande evolução pessoal, com questões profundas, dúvidas, anseios e emoções novas. Como se tudo isso não fosse suficiente, os estudantes do Ensino Médio ainda têm muitas exigências no cotidiano escolar. Como podemos ajudá-los a cultivar os hábitos de leitura neste período?

Desafio 7: como falar com o jovem para a formação de leitores

Para cativar leitores adolescentes, os livros e as histórias precisam se conectar ainda mais com as vidas e questões que eles estão vivendo. Cabe à escola o desafio de falar com os jovens sobre as questões que eles estão refletindo, com respeito e proximidade ao mesmo tempo. E cabe também aos adultos ouvir o que eles têm a dizer e transformar isso em ações que tornem melhor o seu cotidiano. 

Exercitar o diálogo e valorizar as diferentes formas de ser e dizer é muito importante para aproximar o adolescente da escola e, por sua vez, para a formação de leitores. Faça uma assembleia com os alunos, escute o que eles têm a dizer, peça para que eles escolham livros para leitura e criem espaços de troca sobre os livros que mais interessam. Lembre-se de integrar a leitura a outras práticas criativas que façam a cabeça dos jovens! A BNCC traz diversas sugestões de novas linguagens e atividades conectadas ao adolescente do século XXI. Esses são passos valiosos para aproximá-los ainda mais do universo da leitura.

Desafio 8: contato com a comunidade

Outro caminho importante para que a formação de leitores seja ainda mais significativa para o público jovem é criar conexões entre os projetos da escola e os da comunidade onde se vive. Esse é um desafio importante para os educadores. Afinal, criar contextos de troca e aprendizagem que ultrapassem os muros da escola e conectem o adolescente com o mundo não é tarefa fácil.

Com as inúmeras demandas curriculares, pode parecer difícil construir ações cotidianas que realmente ampliem o escopo de atuação dos alunos e de suas experiências escolares para além da escola. Apesar disso, quando tornamos essas vivências possíveis, notamos em cada um dos alunos uma semente sendo cultivada, com responsabilidade social e cidadania. A leitura também é isso, transformar histórias e reverbera-las no entorno, no bairro, na cidade dos alunos.

Desafio 9: preparar para uma profissão

Um dos grandes desafios para educadores e gestores do Ensino Médio é ajudar adolescentes a trilharem seus caminhos de formação profissional e a tomarem suas primeiras decisões quanto à carreira que pretendem seguir. Toda essa etapa escolar está voltada, muitas vezes, à preparação para vestibulares e exames, e as demandas curriculares cotidianas podem colocar a leitura em um papel coadjuvante.

No entanto, é preciso ter atenção para que esse foco não seja excessivamente nos exames, pois a leitura também desempenha um papel indispensável em muitos campos da vida e também nessas provas de admissão às universidades. Os livros não só ajudam cada adolescente a se colocar de modo mais complexo no mundo, como os tornam mais competentes para dominar os códigos da língua e interpretar diferentes textos, algo imprescindível nos exames e nas situações profissionais.

Além disso, não podemos esquecer a importância da formação de leitores para ajudar na idealização de projetos de vida de um(a) jovem, tanto do ponto de vista do sonho e da esperança como do repertório de mundo. A leitura amplia o horizonte de expectativas, abrindo novas portas e janelas para se descobrir e imaginar mundos possíveis. Criar um projeto de vida demanda tempo, estudo e também, claro, vivências, criatividades, descobertas e sonhos. A leitura possibilita todos esses bons encontros!

 

Esperamos que as reflexões sobre esses desafios ajudem na criação de práticas de formação de leitores e no fortalecimento de tudo que vem dando certo na sua escola. A leitura é transformação e cada educador que a incentiva entre seus alunos é capaz também de transformar histórias. Compartilhe conosco suas práticas também!

 

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