Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Qual é a importância da leitura e da escrita na era digital?

Qual é a importância da leitura e da escrita na era digital?

3 jan 2024
4 min
Post modificado em:
3/1/2024

A importância da leitura e da escrita na era digital é inegável. Gestor, você sabe o que é letramento digital? Descubra mais a seguir!

A importância da leitura e da escrita na era digital

O conceito de "letramento" refere-se à capacidade de ler e escrever, atendendo às exigências sociais relacionadas a essas práticas.

A tecnologia digital mudou nossa cultura e a forma como nos relacionamos com o mundo e a linguagem.

No contexto contemporâneo, a comunicação, a informação, a interação e o diálogo estão presentes no ambiente virtual. Ler na internet envolve interpretar imagens, vídeos e até analisar mais de um texto ao mesmo tempo.

A leitura digital ocorre em dispositivos eletrônicos, como tablets, computadores, smartphones e e-readers. Recursos como links, vídeos, busca fácil e personalização de formatação, iluminação, tamanho ou fonte afetam a interação do leitor com o conteúdo.

Já a escrita digital apresenta dinâmicas únicas. Ela pode ser realizada em redes sociais, plataformas eletrônicas, editores de texto online e outros ambientes digitais. A escrita digital é superior à escrita em papel por três motivos principais.

Primeiro, é fácil de editar, o que significa que é possível corrigir erros e fazer alterações rapidamente. A escrita digital permite colaboração em tempo real, várias pessoas podem trabalhar juntas em um documento ao mesmo tempo.

Por fim, a escrita digital também inclui recursos multimídia, como vídeos e imagens, o que torna a comunicação mais rica e envolvente.

Letramento digital e a escola

Na escola, é importante incentivar o desenvolvimento das habilidades necessárias para usar as tecnologias digitais de forma responsável.

O letramento digital é dominar as ferramentas e aprender em uma sociedade. Nessa sociedade, as práticas de leitura e escrita usam tecnologias digitais e mídias.

É somente através do letramento digital que os nossos estudantes estarão aptos a utilizar as mídias de maneira responsável e crítica. Conforme aponta a BNCC em sua competência geral 5, é importante:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.”

Gestor, torne a leitura e a escrita mais importantes na era digital. Isso preparará os alunos para os desafios atuais e os capacitará a se destacarem em um mundo digitalizado.

1 - Adoção de plataformas digitais

Ao considerar a implementação de uma plataforma digital na sua instituição, é crucial mapear as necessidades específicas da escola. Isso envolve identificar áreas que demandam suporte digital e a avaliação das metas educacionais. A consulta frequente à equipe pedagógica é essencial para revelar desafios e oportunidades únicas no contexto escolar.

A análise de custo-benefício a curto, médio e longo prazo também é um passo importante na escolha de uma plataforma digital. Além disso, gestores devem priorizar a segurança e privacidade de dados de toda a comunidade escolar, em conformidade com regulamentações locais.

As ferramentas selecionadas devem, ainda, complementar o conteúdo programático, enriquecendo o aprendizado sem sobrecarregar professores e alunos.

Escolha recursos fáceis de usar. Esses recursos devem poder ser ampliados. Isso garantirá uma boa experiência para o usuário. Além disso, facilitará o uso da tecnologia na educação e a alfabetização digital.

2 - Formação de professores

Maria Teresa Freitas, autora do artigo “Letramento digital e formação de professores", destaca a importância da leitura e da escrita na era digital. Segundo a pesquisadora, o professor precisa usar a tecnologia de forma criativa e construtiva na escola, indo além do básico.

A pesquisadora ressalta que educadores devem transformar as suas salas de aula em ambientes de construção e aprendizagem compartilhada. Além de reconhecer que os alunos trazem consigo experiências dos ambientes digitais, seja por meio de música, vídeos, posts ou matérias jornalísticas.

Freitas destaca o papel indispensável do professor como mediador e problematizador do conhecimento. É preciso uma abordagem educacional em que o professor também aprende com o aluno.

A gestão escolar desempenha um papel importante ao apoiar e promover a formação contínua de seus professores. Uma prática eficaz é estimular a participação em cursos e facilitar a realização de palestras. Além de debates durante as reuniões de planejamento, integrando ativamente discussões sobre o tema no cotidiano escolar.

3 - Educação midiática e o currículo escolar

Não podemos falar sobre a importância da leitura e da escrita na era digital sem falar sobre o combate às fake news. Um estudo conduzido em 2018 pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT) revelou que as notícias falsas se propagam mais rápido.

Constatou-se que as fake news têm uma probabilidade 70% maior de serem retuitadas em comparação com as notícias verdadeiras. Além disso, verificou-se que uma notícia verídica leva seis vezes mais tempo para atingir uma audiência de cerca de 1.500 pessoas.

Em um contexto em que a informação circula online, a BNCC incorporou o que denominou de “Campo jornalístico-midiático” na área de Linguagens.

Este campo de conhecimento busca o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como escuta, leitura e produção de textos. Além de reconhecer a necessidade de preparar os estudantes para interagir de forma ética com o cenário midiático contemporâneo.

A aprendizagem no "Campo jornalístico-midiático" adquire uma relevância maior devido à urgência de capacitar os alunos a lidarem com as fake news.

É essencial que os estudantes desenvolvam a habilidade de discernir informações confiáveis de conteúdos enganosos. Isso irá fortalecer a sua capacidade de navegar de maneira informada e crítica no ambiente digital.


Gestor, esperamos que o texto de hoje tenha apoiado as suas reflexões sobre a importância da leitura e da escrita na era digital. Leia também o nosso artigo Educação Midiática e BNCC na sala de aula. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

Compreensão leitora dos alunos: como melhorar

Neste artigo, trazemos técnicas que vão ajudar a desenvolver as habilidade de leitura entre os estudantes e melhorar a compreensão leitora dos mesmos.

Continuar
Leitura

Quem foi Rubem Alves?

Que tal conhecer um pouco mais da história do importante autor Rubem Alves? Confira no post!

Continuar