Obs...
educacao
4 min
Sabemos que apenas o domínio do código escrito não garante a compreensão do texto. A interpretação de texto pressupõe a identificação do sentido, relacionando o que se lê e os outros conhecimentos acumulados. Tudo isso exige a percepção de todas as características escritas e não escritas.
A interpretação de texto deve ser incentivada em todos os segmentos escolares. Além disso, ela é transversal a todos os componentes curriculares, para além da Língua Portuguesa.
Mas não só isso! Ela é fundamental para uma postura consciente e crítica na sociedade. Potanto, nesse post, separamos algumas dicas para que você trabalhe essa capacidade tão importante com seus estudantes.
A interpretação de texto e a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular destaca a importância de compreendermos o eixo leitura para muito além das conexões de palavras. Ele compreenderia também imagens, pinturas, desenhos, filmes e músicas. Afinal, interpretar o texto tem a ver com ir além das palavras e informações explícitas, tem sobretudo a ver com o não dito.
A nova dinâmica social intensificada pela internet e redes sociais, exige que os estudantes façam uma leitura plena, contextualizada, conectada com a realidade.
Interpretação de texto e experiência social
O documento destaca ainda que a interpretação de texto tem o papel de possibilitar uma experiência social significativa. Afinal, as diversas práticas sociais nos apresentam a todo tempo novos gêneros textuais, novas formas de interagir, criar e recriar.
A BNCC aponta que não é apenas estar familiarizado com esses novos textos e interações. É imprescindível também conhecer e distinguir os aspectos políticos, estéticos e éticos do que está sendo lido.
Portanto, a escola tem o papel fundamental de possibilitar discussões, reflexões e suscitar o debate de ideias e argumentos contrários. Assim, o documento destaca algumas dimensões essenciais para a prática leitora e interpretação.
Desenvolvendo as competências da BNCC pela interpretação de texto
Dos elementos essenciais para o desenvolvimento das competências gerais da BNCC, isto é, para a mobilização de conhecimentos, atitudes e valores para a vida em sociedade, destacamos:
Relacionar o texto com suas condições de produção, como o contexto que foi escrito, sua circulação; a forma como é recebida em diferentes espaços; valorização e entendimento estéticos, políticos e ideológicos.
Identificar e conhecer os diferentes gêneros textuais, as diferentes vozes e discursos do texto, assim como o diálogo com outras obras. Também, ser capaz de selecionar e priorizar os discursos.
Ter a capacidade de refletir sobre a contestabilidade das informações.
Ser capaz de identificar os efeitos que as palavras, pontuações e expressões podem assumir no texto.
Dicas práticas para cada etapa escolar
As dimensões da leitura são múltiplas, assim como as formas textuais. Desse modo, é necessário que abordagens diversas sejam incentivadas considerando o segmento escolar do estudante. Veja as dicas que destacamos.
Educação Infantil e o início da jornada
Na educação infantil, o uso de desenhos e músicas pode ser acionado como aliado para ajudar na compreensão de um texto.
Como estão numa etapa muito inicial, os recursos podem ser melhor aproveitados se os textos forem mais objetivos, utilizando formas lúdicas de mediação como o fantoche, por exemplo.
Os pequenos podem e devem ser questionados e incentivados a refletir sobre o que está sendo tratado. A comparação é um excelente elemento que já pode ser introduzido nesse segmento.
Elementos visuais semelhantes ou divergentes podem ser destacados para ajudar na criação de repertórios e imaginação, podendo auxiliar na compreensão.
As brincadeiras têm papel fundamental nessa fase. Assim, a criação de ilustrações e o modular de massinhas, por exemplo, podem ser usados como forma de avaliação da sua capacidade de interpretação.
Interpretação de texto nos anos iniciais do Ensino Fundamental
No ensino fundamental, a maior etapa do ensino básico, os professores poderão desenvolver por mais tempo a capacidade da interpretação textual.
Nossa primeira dica é começar destacando os elementos introdutórios do texto. Um pré conhecimento do que será lido, quais personagens, qual contexto pode atrair a atenção e facilitar a compreensão.
Relembre os estudantes da importância de ler ou observar um texto pausadamente e retornar a ele sempre que necessário.
Elaborar explicações de cada parte do texto com suas próprias palavras, sem copiar o que foi lido, é um excelente artifício para textos maiores.
Pesquisar os significados das palavras desconhecidas é fundamental para que o estudante não se confunda ou perca o sentido das orações essenciais.
Trazer para a sala de aula diversos gêneros textuais como notícias, entrevistas, artigos, e trabalhá-los de forma comparativa. Aqui, as plataformas digitais podem ser ótimas aliadas para combinar tecnologia e aprendizado. Um exemplo é a utilização da gamificação, a fim de ajudar a potencializar sua capacidade interpretativa de forma divertida.
Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
Nas etapas finais da educação básica, o incentivo audiovisual também é importantíssimo! As imagens e as músicas são recursos linguísticos muito utilizados empropagandas eleitorais, publicitárias e na comunicação individual cotidiana. As imagens têm espaço e peso significativos, de modo que a criticidade na interpretação é imprescindível. Isso faz com que a exploração das imagens seja um ótimo caminho. Você pode incentivar essa prática a partir da metodologia da comparação, privilegiando os antagonismos e as semelhanças.
Não deixe de destacar as figuras de linguagens e figuras de pensamento presentes nas imagens. Elas devam ser refletidas, questionadas e analisadas, utilizando outros recursos para além dos textos escritos. Para isso, fomente observações e mostre as discussões que circundam a leitura, são essenciais para uma leitura plena do texto.
Ajude os estudantes a identificar as principais características da narrativa. Além disso, relacioná-la com outros contextos e acontecimentos são ótimas formas de atraí-los. Educador, abuse da intertextualidade!
Não deixe de fomentar discussões sobre os diversos sentidos do texto, como o literal e as ideias subentendidas.
Fique de olho!
Educadores(as), esperamos que nosso post de hoje te ajude a pensar em novas formas de fomentar a habilidade leitora. Lembrando que a vivência, valores e crenças dos estudantes podem ser ótimas estratégias de aproximação das leituras.
Assim, observe os desenhos, filmes e jogos mais amados pelos estudantes! Isso tonar a prática muito mais interessante por meio da identificação. Até o próximo texto!