Obs...

Scrollbar Customizer

Scrollbar Customizer

leitura

A leitura como estratégia para interdisciplinaridade

A leitura como estratégia para interdisciplinaridade

3 min

professora e aluna lendo livro digital

A busca por conteúdos interdisciplinares é uma necessidade presente em muitos documentos da educação brasileira, como a BNCC e o Novo Ensino Médio. Além disso, é uma estratégia para engajar os estudantes em conteúdos apresentados de forma dinâmica, transformando momentos interdisciplinares em demandas das escolas.

Desta forma, a leitura é uma estratégia para alcançar a interdisciplinaridade, já ela faz parte do processo de ensino e aprendizagem como um todo e pode conectar diferentes conteúdos a partir da diversidade das narrativas. Confira mais no nosso post!



Sumário 

  • O que é interdisciplinaridade? 

  • A relação entre leitura e interdisciplinaridade 

  • Como introduzir a interdisciplinaridade no cotidiano através da leitura? 



O que é interdisciplinaridade



A interdisciplinaridade passou a fazer parte do cotidiano das escolas brasileiras. Ao mesmo tempo, ela ainda é um desafio. Muitas vezes não entendemos seu real significado e como colocá-la em prática. De forma geral, ela consiste na construção de pontes entre dois ou mais componentes curriculares, ou disciplinas. 

Assim, temáticas e processos podem ser abordados por diferentes perspectivas. Por exemplo, é possível trabalhar o Imperialismo através do olhar da História e da Geografia. Ou então, olhar para temáticas ambientais e conectar Biologia e Sociologia. 

Uma das características da interdisciplinaridade é que ela mantém a divisão dos componentes curriculares. Logo, os professores abordarão conteúdos de suas disciplinas através de um tema comum. Por isso, ela se diferencia da transdisciplinaridade, onde um único projeto ou tema, ao longo do seu desenvolvimento, passa por várias disciplinas sem que essa divisão seja bem delimitada. 

Integração entre professores e alunos

Muitas vezes, a interdisciplinaridade é introduzida no ambiente escolar para motivar a interação entre professores, visando atingir momentos transdisciplinares. Outra característica própria deste tipo de prática é o compromisso com a contemporaneidade, o que atrai os jovens. Por fim, a construção de ações interdisciplinares auxilia na transformação da escola em um ambiente mais integrado, onde estudantes e professores estão engajados em projetos comuns. 

A relação entre leitura e interdisciplinaridade


As propostas interdisciplinares podem utilizar diferentes tipos de ferramentas e metodologias, a leitura é uma delas. Por fazer parte de todo processo de educação, ela pode ser uma ponte ou conexão entre diferentes áreas do conhecimento.

Além disso, diferentes esferas textuais, como a jornalística e a literária, apresentam uma série de informações sobre o contexto, sociedade, processos e estruturas sociais e econômicas que tornam a leitura um elemento central para trabalharmos a interdisciplinaridade. 

Entretanto, a leitura não possibilita a interação somente entre as disciplinas de linguagens e outros componentes curriculares. Ela pode ser trabalhada de forma autônoma por professores de História, Geografia, Biologia, Matemática e outros. Já imaginou utilizar a obra de Júlio Verne para ensinar História e Geografia? Ou então, utilizar os romances de Machado de Assis em aulas de Sociologia e Biologia? A leitura pode abrir muitas possibilidades de combinação entre componentes curriculares. 

Como introduzir a interdisciplinaridade no cotidiano através da leitura? 



Uma das vantagens de utilizar a leitura como conexão entre os diferentes componentes curriculares é o fato de que ela pode transformar a interdisciplinaridade em uma prática cotidiana escolar. A interdisciplinaridade não ocorre somente por momentos síncronos. Afinal, cada professor em seu momento com o estudante pode propor práticas interdisciplinares que conectem o estudante a diferentes componentes curriculares. 

Por isso, planejar o ano letivo e as obras literárias em conjunto com as equipes de diferentes áreas do conhecimento é um passo importante na criação de um ambiente interdisciplinar que utilize a leitura como ferramenta.

Além disso, a interdisciplinaridade exige compromisso com temas contemporâneos que permitam múltiplas abordagens, esteja atento aos anseios de seus estudantes para colocar esse desafio em prática. 



Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.