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Há pouco mais de uma década, especialistas da área de educação começaram a abordar o processo avaliativo sob um novo enfoque.
Mais do que a classificação do aluno e a expressão do resultado individual por meio de notas, essa nova abordagem valoriza o progresso de cada estudante ao longo do período analisado. Além disso, pontua as intervenções realizadas e os recursos utilizados, descrevendo-os em relatórios de avaliação da aprendizagem.
No entanto, a elaboração desses relatórios pode deixar muitos professores em dúvida. Isso acontece porque eles demandam uma abordagem qualitativa do processo de aprendizagem, enquanto as provas, por exemplo, exigem uma análise quantitativa.
Continue a leitura e confira mais sobre o relatório de avaliação de aprendizagem do aluno!
Por que fazer um relatório de avaliação da aprendizagem?
O relatório de avaliação da aprendizagem é um registro fiel que descreve a trajetória de aprendizagem de cada aluno, sendo mais comum na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.
No entanto, por ser um feedback completo e mais próximo do aluno, o ideal é que seja utilizado durante toda sua passagem pela instituição de ensino. Esses relatórios são úteis porque, diferentemente das notas, formam um verdadeiro "diagnóstico" ao realizar uma avaliação qualitativa.
Ao analisar com atenção, veremos que um conceito no boletim não mostra sequer quais objetivos foram atingidos ou não pelos alunos. Por outro lado, o relatório de aprendizagem é completamente diferente:
revela quais objetivos foram superados;
descreve o processo que o levou a esse resultado;
demonstra intervenções realizadas para a ampliação do saber;
permite a observação dos resultados alcançados.
Sendo assim, o relatório de avaliação de aprendizagem do aluno é importante por diversas razões:
permite que o educador reveja os procedimentos adotados, contribuindo para a reflexão sobre seu trabalho;
revela o ponto em que o aluno iniciou um processo de reflexão e sistematização sobre determinado tema, bem como os saberes prévios que serviram como base dessa trajetória;
descreve as intervenções utilizadas para atingir o objetivo e o resultado obtido;
destaca os avanços em relação aos objetivos pedagógicos;
fornece informações para que a escola e os pais compreendam melhor as necessidades daquele aluno, o que pode ajudá-los a planejar intervenções mais eficazes;
fornece informações essenciais para futuros professores trabalharem com mais segurança e assertividade;
permite que a família compreenda o trabalho realizado pela escola e de que forma os pais podem contribuir para potencializar o desenvolvimento do aluno;
ajuda a escola a entender o perfil das turmas e a ajustar seu planejamento para tornar seu ensino mais efetivo;
ajuda o professor a realizar modificações e ajustes a fim de otimizar o aprendizado.
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Por que ajudar os professores na elaboração do relatório de aprendizagem do aluno?
É importante que o professor tenha o apoio da coordenação pedagógica para a implementação e para o aperfeiçoamento do relatório de aprendizagem do aluno. Sendo assim, dar a devida orientação aos professores é a melhor maneira de garantir que esse documento cumpra muito mais do que uma função legal ou burocrática na escola.
É importante fazer com que ele se torne um verdadeiro mapa para conduzir os alunos ao sucesso, tanto no aspecto acadêmico como em seu desenvolvimento como cidadão, fora dos muros da instituição.
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Como deve ser o processo de avaliação da aprendizagem?
Como uma espécie de mentor dos docentes, a gestão escolar e o coordenador pedagógico têm um papel fundamental na elaboração dos relatórios de avaliação escolar. A orientação dessa equipe profissional é essencial para os professores, quer a prática esteja em fase de implementação ou já esteja sendo utilizada pela escola há muito tempo.
A seguir, descubra como é possível ajudá-los na elaboração dos relatórios!