O período de rematrícula escolar é um dos mais importantes para a gestão de uma instituição de ensino. Afinal, a quantidade de alunos, de turmas e de investimentos disponíveis e necessários para o próximo ano escolar é definida nesse momento.
Para ter sucesso durante a matrícula e a rematrícula escolar, é preciso pensar na melhor forma de comunicar sua campanha a fim de atrair novos alunos e reter os atuais. Para isso, invista em uma comunicação clara, objetiva e adequada, que retrate todos os passos do processo de matrícula.
Uma vez que essas medidas podem garantir o engajamento das famílias e evitar muitos desafios, elaboramos um passo a passo para a renovação da matrícula escolar. Confira!
Passo a passo para campanha de rematrícula escolar
Para que sua campanha de matrícula e rematrícula escolar tenha sucesso, é importante prestar atenção a alguns passos fundamentais:
Primeiro passo:
Primeiramente, é preciso saber comunicar de forma precisa os valores e diferenciais da sua escola. Em outras palavras, deve-se esclarecer tudo aquilo que as famílias levam em conta na hora decidir pela sua instituição.
Segundo passo:
Outro passo importante a ser considerado é que o processo de fidelização de famílias, pais e responsáveis ocorre durante todo o ano letivo: do dia a dia escolar às reuniões com responsáveis. Isso, é claro, sem esquecer o atendimento ao público e a forma como a aprendizagem se dá em sala de aula.
Como fazer uma boa campanha de rematrícula escolar
Uma vez que o ambiente escolar é um organismo vivo, ele precisa ser cultivado durante todo o ano para que o engajamento de famílias e alunos se dê da melhor forma possível. Confira algumas dicas que consideramos importantes para esse processo:
1. Promova a experiência digital na sua escola
Imagine que uma família está procurando uma nova escola para seu filho. Atualmente, a primeira coisa que os responsáveis fazem é acessar o Google e buscar por instituições de ensino escolas na região de interesse.
Em seguida, eles visitam sites e perfis em redes sociais para saber mais sobre as opções disponíveis. No entanto, uma das escolas não tem muitas fotos nem vídeos em seu site e o texto de apresentação é confuso. Além disso, ela não tem um perfil em redes sociais como Instagram, Facebook e YouTube. Qual será a impressão da família sobre essa instituição?
Oferecer uma experiência digital na sua escola, portanto, é fundamental tanto na hora de atrair novas famílias como também para manter o engajamento das famílias atuais. Fotos e vídeos de boa qualidade transmitem uma impressão positiva sobre a escola.
Além disso, é possível disponibilizar um tour virtual para as famílias conhecerem melhor os espaços físicos do colégio e elaborar um atendimento eficiente nos canais digitais da instituição, como e-mail, WhatsApp e outras redes sociais.
Nesse sentido, tanto as famílias novas quanto as atuais podem se fidelizar devido à facilidade de comunicação e à eficiência do atendimento.
2. Torne a tecnologia e a inovação um diferencial da escola
A segunda dica para desenvolver uma boa campanha de rematrícula é mostrar os diferenciais da sua escola, que podem estar vinculados à busca pelo investimento em inovação no ensino.
É importante adotar novidades para o próximo ano letivo, como as tecnologias educacionais, que consistem em novas ferramentas e plataformas digitais de ensino. Sendo assim, esses aspectos são um ingrediente a mais para determinação das novas metas da escola e ajudam a estipular medidas necessárias à campanha de rematrícula.
Além disso, essas alternativas podem ajudar sua escola a se destacar, potencializando o processo de aprendizagem dos estudantes e agregando ainda mais valor às instituições de ensino.
Ouça no Plantando Histórias: Projetos de Inovação e tecnologia na educação
3. Fique de olho também na retenção de alunos
Direcionar o olhar para a retenção dos atuais alunos ajuda a evitar a evasão escolar. Por isso, além de realizar a comunicação da campanha de rematrícula, é preciso pensar em eventos e ações de acolhimento de alunos e famílias durante todo o ano para garantir sua fidelização.
Outro ponto essencial é preparar as equipes da secretaria e da coordenação para a retenção de alunos. Dessa forma, caso haja um possível caso de evasão, elas terão recursos para trabalhar na reversão da situação.
Ouça no Plantando Histórias: Projetos educacionais para mais engajamento
4. Busque o diálogo com os pais que não demonstraram interesse na rematrícula
Uma boa forma de começar a engajar as famílias na campanha de rematrícula de escola é por meio da realização de uma pesquisa de intenção. Para isso, basta pedir aos responsáveis que sinalizem o interesse em matricular seus filhos na escola no próximo ano letivo.
Essa pesquisa pode acontecer de uma maneira bem simplificada, como um bilhete na agenda para preenchimento dos decisores, ou mais aprofundada, como um formulário no Google no qual ele podem avaliar motivos que culminaram na sua decisão.
Este mesmo formulário pode ser aproveitado para questionar outros aspectos, como a satisfação com o desenvolvimento pedagógico do aluno e com a infraestrutura mantida pela escola. Além disso, é possível analisar a opinião de pais e responsáveis em um contexto geral.
5. Prepare sua equipe para o momento de rematrícula escolar
Sua equipe precisa estar preparada para o período de matrícula e rematrícula escolar e as secretarias das escolas devem saber valores, reajustes, formas de pagamento e contratos.
Como são muitas informações relacionadas à renovação de matrícula escolar, o ideal é que a equipe participe também das reuniões de planejamento e organização desse momento.
Além disso, é importante treinar aqueles que estarão em contato direto com as famílias, já que o atendimento ao público é um dos principais fatores de satisfação com uma instituição e precisa ser ágil e personalizado, evitando burocracias dispensáveis e buscando soluções rápidas e eficientes.
Não se esqueça: saber trabalhar com empatia e acolhimento é fundamental para esse período.
6. Seja uma escola flexível e acolhedora
Por fim, como última estratégia de rematrícula escolar, ressaltamos a importância de ser flexível nesse momento e saber quais condições podem ser oferecidas às famílias que necessitam de maior suporte.
Assim, algumas questões importantes sobre como fidelizar alunos na escola que precisam ficar claras para toda a instituição de ensino:
quanto de desconto a escola pode oferecer;
se a escola possui um programa de bolsas escolares;
como é o processo de suporte às famílias;
quais as facilidades oferecidas para o pagamento da anuidade.
Com esse passo a passo e dicas em mente, sua escola terá muito sucesso no período de matrícula e rematrícula. Para se aprofundar ainda mais no tema, consulte nosso Guia de rematrícula. Assim, sua gestão escolar estará pronta para atrair e reter alunos nos próximos anos letivos.
4. Busque o diálogo com os pais que não demonstraram interesse na rematrícula
Uma boa forma de começar a engajar as famílias na campanha de rematrícula de escola é por meio da realização de uma pesquisa de intenção. Para isso, basta pedir aos responsáveis que sinalizem o interesse em matricular seus filhos na escola no próximo ano letivo.
Essa pesquisa pode acontecer de uma maneira bem simplificada, como um bilhete na agenda para preenchimento dos decisores, ou mais aprofundada, como um formulário no Google no qual ele podem avaliar motivos que culminaram na sua decisão.
Este mesmo formulário pode ser aproveitado para questionar outros aspectos, como a satisfação com o desenvolvimento pedagógico do aluno e com a infraestrutura mantida pela escola. Além disso, é possível analisar a opinião de pais e responsáveis em um contexto geral.
5. Prepare sua equipe para o momento de rematrícula escolar
Sua equipe precisa estar preparada para o período de matrícula e rematrícula escolar e as secretarias das escolas devem saber valores, reajustes, formas de pagamento e contratos.
Como são muitas informações relacionadas à renovação de matrícula escolar, o ideal é que a equipe participe também das reuniões de planejamento e organização desse momento.
Além disso, é importante treinar aqueles que estarão em contato direto com as famílias, já que o atendimento ao público é um dos principais fatores de satisfação com uma instituição e precisa ser ágil e personalizado, evitando burocracias dispensáveis e buscando soluções rápidas e eficientes.
Não se esqueça: saber trabalhar com empatia e acolhimento é fundamental para esse período.
6. Seja uma escola flexível e acolhedora
Por fim, como última estratégia de rematrícula escolar, ressaltamos a importância de ser flexível nesse momento e saber quais condições podem ser oferecidas às famílias que necessitam de maior suporte.
Assim, algumas questões importantes sobre como fidelizar alunos na escola que precisam ficar claras para toda a instituição de ensino:
quanto de desconto a escola pode oferecer;
se a escola possui um programa de bolsas escolares;
como é o processo de suporte às famílias;
quais as facilidades oferecidas para o pagamento da anuidade.
Com esse passo a passo e dicas em mente, sua escola terá muito sucesso no período de matrícula e rematrícula. Para se aprofundar ainda mais no tema, consulte nosso Guia de rematrícula. Assim, sua gestão escolar estará pronta para atrair e reter alunos nos próximos anos letivos.