ProfessoresSaiba como incentivar seus alunos a fazerem o dever de casa

8 de novembro de 2016

Quando o assunto é dever de casa, as opiniões dos pais, alunos e escolas são diferentes. Por isso, é primordial que se esclareça o papel essencial das tarefas extraclasse. Elas, por exemplo, possibilitam saber as dificuldades dos alunos ou quais os assuntos ainda precisam ser mais trabalhados, ajudam a fixar os conteúdos das aulas, desenvolvem...

Quando o assunto é dever de casa, as opiniões dos pais, alunos e escolas são diferentes. Por isso, é primordial que se esclareça o papel essencial das tarefas extraclasse. Elas, por exemplo, possibilitam saber as dificuldades dos alunos ou quais os assuntos ainda precisam ser mais trabalhados, ajudam a fixar os conteúdos das aulas, desenvolvem a autonomia e responsabilidade dos alunos, além de permitirem que os pais acompanhem o ensino-aprendizagem, auxiliando na formação dos filhos.

Contudo, mesmo sabendo a importância, os alunos reclamam muito da lição de casa e não acham justo ter que fazer mais atividades além das que já são feitas diariamente no ambiente escolar. Assim, o professor tem papel fundamental na hora de planejar as tarefas para que essa resistência seja diminuída e o êxito obtido.

Quer saber como incentivar os seus alunos a fazerem o dever de casa? Selecionamos, neste post, algumas dicas para que eles se divirtam com a lição e compartilhem em sala de aula o que aprenderam. Confira!

Conheça a rotina dos alunos

Conhecer a rotina de seus alunos é fundamental para que as tarefas de casa possam ser enviadas sem causar problemas.

O ideal é que o dever de casa seja enviado semanalmente – é provável que o fim de semana seja o melhor momento para ele ser feito.

O professor poderá, também, observar o calendário de feriados para que alguns projetos possam ser executados nesse período.

Planeje atividades autorais

A tarefa de casa ideal deve, de preferência, ser autoral, ou seja, cada aluno trará sua resposta e sua própria reflexão sobre o tema abordado, cabendo ao professor fazer os ajustes necessários, mas sem a necessidade de se ter uma resposta cravada.

Deixe claro o propósito do dever de casa

Incentivar a coleta seletiva no bairro, expor a importância de se consumir alimentos orgânicos, aprender novas técnicas de produção de texto. Enfim, ao aplicar um dever de casa, explique aos seus alunos qual será o objetivo daquele projeto.

Crie atividades atrativas

Antes, a tarefa de casa ainda baseava-se em listas de exercícios, problemas matemáticos, redações e desenhos de mapas, dependendo da disciplina em pauta. Mas isso já está ultrapassado, crie atividades atrativas. Por exemplo: para as aulas de Ciências, que tal sugerir uma horta para espaços pequenos? Nas aulas de Língua Portuguesa, alguma atividade que envolva leitura de revistas e jornais, em casa ou em uma biblioteca pública, para abordar determinado tópico de gramática ou produção de textos.

As tarefas de Matemática serão bem mais divertidas se a família tiver a chance de usar receitas de bolo para se trabalhar medidas fracionadas.

E as aulas de História e Geografia ficarão mais animadas e empolgantes com passeios a museus e cidades próximas, a fim de se conhecer um pouco mais sobre a região onde eles vivem.

Sugira encontros entre alunos fora da escola

Os alunos acabam criando vínculos e longas amizades com alguns colegas de classe. Por isso, eles, com certeza, gostarão de fazer atividades com seus amigos fora do ambiente escolar.

Sugira, por exemplo, atividades em bibliotecas e espaços públicos com foco na história da cidade ou até mesmo reuniões que possam ser realizadas na casa de um único amigo, mas é sempre importante comunicar os pais, antecipadamente, sobre a possibilidade de se aplicar projetos desse tipo.

Incentive a participação dos pais e familiares

Pesquisar sobre a árvore genealógica da família, produzir um scrapbook (aqueles livros decorados e preenchidos com fotos sobre determinado assunto ou ocasião, que fazem o maior sucesso entre os jovens) com o tema sugerido pelo professor, e muitas outras atividades se tornarão inesquecíveis se forem feitas com a família reunida.

É importante que professores trabalhem conjuntamente com a coordenação e com os pais dos alunos para que o dever de casa seja algo divertido, tenha um objetivo claro e complemente o desempenho dos alunos em sala de aula, e que não seja apenas preencher um cronograma de atividades para atender a um protocolo.

E o melhor ainda, fazendo o dever de casa com alegria e empolgação, o aluno aprenderá muito e os resultados virão no quadro de notas.

Agora, que tal aproveitar e descobrir como a tecnologia está mudando a rotina nas salas de aula? Confira nosso post!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: