Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Professores
Copa do Mundo na escola: 4 práticas pedagógicas

Copa do Mundo na escola: 4 práticas pedagógicas

16 set 2022
4 min
Post modificado em:
16/9/2022

Um dos maiores eventos mundiais está chegando e se você está procurando ideias que combinem o campeonato de futebol com práticas pedagógicas, escrevemos este texto para você!

Aqui, destacamos quatro dicas especiais de como trabalhar a Copa do Mundo na escola. E para inspirar, trouxemos a prática de sucesso da semeadora Cristiane Marassi, do Colégio Notre Dame, unidade Recreio (RJ).

Com mais de 15 anos de chão de escola, a pedagoga compartilha conosco como engajou seus alunos em um projeto literário intitulado Torneio de Leitura.

O projeto combinou diversas atividades e incentivou a leitura de mais de 700 livros no primeiro semestre do ano! Vem conhecer as dicas e essa experiência encantadora de perto!

A Copa do Mundo na escola

A Copa do Mundo, também conhecida como Mundial de futebol, é uma competição que envolve diversos países do planeta. Organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), acontece a cada quatro anos em países escolhidos via sorteio.

O evento, que se iniciou em 1930, mobiliza a FIFA, vários países do mundo inteiro e os mais experientes jogadores, e também toma a atenção de milhões de espectadores a vibrarem e torcerem pelos seus países.

Essa energia contagiante, cativa crianças e adolescentes que se movimentam na busca de figurinhas selecionadas para completarem os famosos álbuns da Copa do Mundo!

E tão logo os corredores das escolas são tomados pelo burburinho da euforia da troca de figurinhas! E a pergunta que não quer calar: educador, você sabe como aproveitar toda essa animação da Copa do Mundo na escola? Então, vamos às dicas!

1 - Álbum de figurinhas da Copa do Mundo

Sabia que é possível combinar leitura e os amados álbuns? A ideia, nesta atividade, é aliar o elemento de engajamento da Copa do Mundo na escola ao desenvolvimento da habilidade leitora. A ação proposta é mais indicada para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, mas você, educador, pode adaptar de acordo com sua necessidade e criatividade!

Vamos lá: primeiro, faça uma seleção dos livros que deseja que os estudantes leiam no semestre ou, até mesmo, peça para que escolham as leituras que gostariam de realizar.

Após a escolha, crie um álbum e transforme as capas dos livros em figurinhas. A cada nova leitura concluída, uma figurinha deve ser adicionada. Se todos os espaços forem preenchidos, o estudante pode receber da escola uma recompensa especial, a figurinha de Super Leitor!

Educador, o que achou dessa ideia? Essa prática foi trazida à nossa comunidade dos Semeadores de Leitura pelas bibliotecárias da escola Santa Úrsula, Rio de Janeiro. Obrigada pela partilha, Semeadoras!

2 - Passaporte de leitura

Outra ideia super interessante que também vem compartilhada da escola Santa Úrsula, é o passaporte de leitura. Aqui, a proposta é trabalhar com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

Com títulos previamente selecionados, a cada nova leitura concluída pelos alunos, o estudante ganha um selo ou carimbo em seu passaporte confeccionado pela turma.

Mas o passaporte deve conter desafios maiores como: questionários, atividades para completar o gênero literário do livro, acontecimentos e personagens. Outros conteúdos também podem ser explorados de acordo com a área do conhecimento dos professores envolvidos.

3 - Viajando mundo afora!

Que tal reunir várias turmas da escola para um mergulho cultural? Esta ideia pode ser facilmente utilizada em diferentes áreas do conhecimento ou conduzida com uma abordagem transdisciplinar.

Primeiro, envolva diversas turmas dos Anos Iniciais, Finais ou Ensino Médio e faça um sorteio com os nomes de todos os países que vão participar da Copa do Mundo. A proposta é que cada turma represente um dos países sorteados em uma grande mostra cultural.

Dentro de cada turma, os alunos podem se dividir em grupo e ficarem responsáveis por um aspecto do país. A pesquisa sobre a música, a comida, a economia, a região e o clima vai ampliar o repertório cultural dos estudantes.

E claro, aprender sobre a origem e história de vida dos jogadores em diálogo com os aspectos anteriores, pode enriquecer a perspectiva sobre a Copa do Mundo.

4 - História e Copa do Mundo na escola!

Seus estudantes já leram um livro de um escritor da Nigéria? E do Líbano? E da Síria? O que acha de aproveitar a Copa do Mundo na escola para expandir horizontes, conhecer novas culturas e aprender sobre a história mundial?

Também por meio de um sorteio dos participantes da Copa do Mundo, os alunos devem ser apresentados a livros da literatura de cada país.

No momento posterior à leitura, reúna-os em uma roda de conversa. E incentive que compartilhem suas impressões, perspectivas e narrativa sobre o título.

Após finalizada essa etapa, nossa proposta é aliar o livro à história do país. Os alunos podem criar cartazes, apresentações ou vídeos curtos sobre o que descobriram do contexto histórico da narrativa e seu autor.

Como a gestão e a coordenação podem apoiar?

Educadores, todas as ações que compartilhamos aqui exigem o apoio da coordenação e gestão escolar. É fundamental que a administração da escola dê suporte e incentivo aos professores.

Principalmente trazendo as famílias mais para perto, para apoiarem nas atividades executadas pelos estudantes e compartilharem dessa energia. O que pode ser um bom incentivo para o fortalecimento de laços da comunidade escolar.

Essas ações, se trabalhadas com intencionalidade pedagógica e planejamento, mobilizam diversos aprendizados através do desenvolvimento de habilidades e competências da BNCC.

Tais como o repertório cultural e a responsabilidade e cidadania. Elas têm o propósito de fazer com que o estudante compreenda e reflita sobre sua origem, lugar no mundo, direitos e deveres seus e dos outros.

Confira depoimento sobre prática pedagógica

Agora, vamos conhecer a prática elaborada pela professora Cristiane Marassi. Educadora que compartilhou sua experiência em nossa comunidade de boas práticas, o Programa Semeadores de Leitura.

  • Cristiane, você poderia compartilhar com a gente a execução de um trabalho que ficou muito famoso na nossa comunidade de boas práticas, o Torneio Literário? Qual a inspiração para a ideia?

Começamos o ano com as mesmas atividades do ano anterior, mas eu queria alguma ideia para alavancar a leitura deles. Eu adoro futebol! Sou uma flamenguista ferrenha! O assunto futebol e competições realmente envolvia a turma.

Eu já havia visto algo bem parecido com um chaveamento de livros na internet, mas, pelo que entendi, a ideia era um livro desbancando o anterior. Então pensei: por que não um torneio, em que os livros seriam os competidores e a vitória de cada livro dependesse da avaliação dos leitores?

Faríamos isso: como em um torneio de futebol, com oitavas de final, quartas de final, semifinais e a final para chegar aos campeões. A princípio, pensei nessa atividade para o segundo semestre, mas aí a Árvore lançou um Concurso Literário, a Maratona de Livros.

Então decidimos aliar a Maratona ao nosso torneio. Montamos um mural com o chaveamento dos 16 livros a serem trabalhados, um chaveamento com os mesmos livros para as duas turmas do 5° ano.

Afinal, consideramos que os resultados poderiam ser diferentes para as duas turmas. E foram! Tivemos dois livros campeões diferentes.

  • Como foi a experiência do projeto e o envolvimento dos alunos?

No processo do torneio, indicávamos o livro da vez e a data limite para a sua leitura. Na data indicada, sempre retomávamos a história e debatíamos sobre ela, mas não parávamos nesse ponto. Para cada livro lido, havia alguma atividade relacionada.

Assim, além de algumas fichas de leitura e interpretação de textos, fizemos diversas atividades diferentes.

Como exemplo: um sarau de poesias sobre o livro Chá de Sumiço, em que os alunos escolheram a poesia para ler e podiam vir vestidos a caráter para apresentá-la; uma releitura de uma quadro de Magritte, após lerem o livro O segredo de Magritte.

Após a leitura do livro Mog - a gata esquecida, os estudantes montaram uma gata em 3D, com as características da personagem e a utilizaram em uma atividade sobre interjeição. Já o livro 20.000 léguas submarinas em quadrinhos virou uma atividade no Kahoot, com direito às estrelas de ouro, prata e bronze, feitas com EVA de glitter, para os três primeiros colocados.

Já com o livro MMMMM, título que compunha a atividade proposta na Maratona de Leitura, além de representar o desafio da leitura de “um livro enorme de mais de 100 páginas!”, segundo os alunos, foi transformado em um jogo de cartas no estilo do jogo Perfil. E assim por diante!

Ao final de cada atividade, os estudantes davam a sua nota de 0 a 10 para cada livro. Foi isso que definiu os campeões nas oitavas de final. Depois, retomávamos as histórias para definir os campeões pelos votos da maioria.

Quando chegamos nas semifinais e na final, teve até torcida para cada livro e cartazes de campanha para o livro preferido. Foi divertido para todos eles e para mim também! O resultado, especificamente na minha turma com 32 alunos: passamos dos 700 livros lidos pela turma, no final do semestre, ao final do torneio!

Sobre a Comunidade Semeadores de leitura

Para quem ainda não conhece, a Árvore possui uma comunidade exclusiva de educadores que se apoiam e compartilham diversas ideias de atividades para formação leitora dos estudantes: o Semeadores de Leitura!

Na comunidade, os Semeadores compartilham dúvidas, dicas de livros e outras experiências desenvolvidas nas suas escolas com crianças e jovens. De acordo com a educadora entrevistada, fazer parte da comunidade dos semeadores significa ter acesso a troca de ideias e trabalhos realizados que

“geram novas ideias e atividades a serem aproveitadas e transformadas de acordo com a realidade de cada um.”


Educador, quer saber como a Árvore conseguiu montar uma comunidade com professores de todo o país? Confira nosso post sobre o Semeadores de Leitura!

Material gratuito

Trilhas de leituras prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Baixe agora!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.
Trilha de Leituras

Material gratuito

Trilhas de leitura prontas para sua escola!

Tenha em mãos um material exclusivo elaborado por nosso time pedagógico que vai ajudar no trabalho com a leitura na sua escola.

Você pode gostar também

Professores

5 dicas infalíveis de como dar feedback aos alunos

Você sabe como dar feedbacks eficazes para seus alunos? Confira 5 dicas infalíveis para facilitar o processo neste post:

Continuar
Professores

Como integrar antigos e novos alunos na volta às aulas?

Gestor escolar, sabe como fazer a integração dos novos alunos na volta às aulas? Confira, neste artigo, cinco dicas imperdíveis para facilitar esse processo.

Continuar