Obs...
professores
4 min
Quer trabalhar as eleições na escola, mas tem dúvidas de como começar? Nesse texto, separamos sugestões de livros e atividades engajadoras para que seus alunos compreendam esse momento tão importante para o país.
As atividades e livros sobre eleições aqui vão ajudar sua escola a trabalhar nos estudantes as competências da autonomia, da responsabilidade e da cidadania, dando assim, condições para que se posicionem desde já e nas futuras eleições!. Vamos às dicas!
Proponha debates com toda a turma
O que acha de transformar as eleições na escola num momento de reflexão e aprendizagem? O objetivo aqui é exercitar o diálogo e a argumentação, considerando pautas coletivamente relevantes.
Peça à turma, com antecedência, para pesquisar a fundo sobre uma determinada temática. Na aula, a turma deve ser dividida em posições contra e a favor do tema.
Além disso, é necessário que cada grupo ou estudante tenha um tempo de fala previamente definido, com réplica e tréplica. Ao final, os melhores argumentos podem ser votados e escolhidos.
É importante que o educador seja o mediador atento nessa atividade, uma vez que podem surgir dúvidas a serem trabalhadas posteriormente.
Conhecer as atribuições de cada cargo político
Quem pode asfaltar um bairro? Quem pode fazer uma ideia se tornar lei? São perguntas simples, mas que fazem toda a diferença na hora de escolher um candidato. Compartilhe essas questões e trabalhe a cidadania com seus estudantes!
Divida a turma em três grupos e sugira a criação de uma exposição dos poderes políticos e seus direitos e deveres. A ideia é que cada grupo de estudantes crie apresentações orais, músicas, paródias, teatro e outros formatos que expliquem as atribuições de cada função de mandato e de poder do Estado.
Esta atividade permite trabalhar õ processo eleitoral na sala de aula de forma descontraída, dando condições aos estudantes de compreenderem o que pode ser mudado a cada quatro anos, assim como as dinâmicas e os processos de decisão.
Exercendo a cidadania na escola
Faça com seus alunos uma lista de problemas do bairro, da escola ou do país, incentive a escolha de dois a três deles.
O objetivo dessa ação é que os estudantes conheçam e se apropriem das diversas formas de reivindicação. Em seguida, podem fazer simulações como manifestos, ações populares, pronunciamentos e, assim, conhecer e pesquisar outras formas de requerimento e oposição.
E que tal um desafio ainda maior? Envie as reivindicações para os representantes municipais de sua cidade!
Desse modo, os estudantes podem estar mais atentos à reflexão, à escrita da proposta e o caminho até o diálogo com esse agente político, exercendo desde já a democracia na escola.
Conhecendo a democracia
O que constitui uma democracia? Que tal um projeto interdisciplinar que permita que os alunos compreendam melhor as eleições na escola, com o apoio dos professores de história, geografia, matemática e sociologia?
Proponha uma roda de conversa que abarque os elementos e contextos econômicos, políticos e sociais de uma democracia. Reconstituir a história do Brasil comparando os regimes de governo pode ser um momento riquíssimo para os estudantes!
Como atividade de culminância, propomos a elaboração de cartazes, posts em redes sociais e outras plataformas digitais. A ideia é que o máximo de estudantes e famílias tenham acesso aos materiais.
Construindo um Grêmio Estudantil
E se estiver pensando ações com uma aplicabilidade mais concreta, você pode propor a construção de um grêmio estudantil. O Grêmio é uma organização que busca representar na escola (e fora dela!) os interesses dos estudantes.
Nesse sentido, o Grêmio é uma ótima ideia para o compartilhamento de valores democráticos e solidários. Nele, os estudantes envolvidos, e também aqueles que serão impactados pelas discussões, podem se deparar com decisões, criação de regras e exercícios importantes de representação e postura ética.
Como, por exemplo, as votações recorrentes para definição dos integrantes de um Grêmio Estudantil. Esses processos de escolha dos candidatos, análise e eleições serão feitos durante toda a vida!
Expectativas para o hoje e o amanhã
Reunir a turma em uma roda de conversa pode ser uma possibilidade para trabalhar as eleições na escola, mas, desta vez, abarcando os sonhos e desejos para o futuro.
A trajetória pessoal dos estudantes depende de cada um, mas sabemos também que diversos fatores podem influenciar os caminhos trilhados por eles. Principalmente a situação econômica e política do país.
Desse modo, é válido discutir as propostas e projetos relevantes para o Estado Brasileiro e os impactos nas expectativas e sonhos traçados, refletindo também sobre pautas e problemas sociais que possuem impacto nacional.
Esses são os pontapés iniciais que podem levar a discussões valiosas sobre o país que os estudantes desejam construir.
Livros para trabalhar as eleições na escola
Agora que você já se inspirou e está com várias ideias em mente, o que acha de começar as atividades com uma leitura facilitadora? Os livros destacados abaixo vão possibilitar reflexões sobre as eleições na escola abarcando temas como solidariedade e responsabilidade coletiva.
Os livros podem ser lidos em partes: antes, durante e após os momentos de conclusão das atividades. Sugerimos leituras compartilhadas, em grupo, em que os estudantes possam discutir e refletir sobre a abordagem da obra e os impactos no seu dia a dia.
Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Poesias para a paz - Editora do Brasil
Os autores Jonas Ribeiro e César Obeid lançam seu livro de poesias e ilustrações que exploram o respeito e o diálogo. O título busca trazer, com muita beleza, a discussão de temas relevantes para a vida em coletivo.
Gente pequena também tem direitos - Editora Autêntica
O livro de Malô Carvalho traz situações e experiências para refletirem sobre si mesmos e as pessoas ao seu redor. A ideia é oportunizar aos pequenos situações que tragam à vista as questões e problemas sociais.
A eleição da criançada: a democracia e o combate à poluição visual - Editora Melhoramentos
No livro do autor Pedro Bandeira, os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental são incentivados a pensar, de forma leve e divertida, sobre como as decisões e escolhas, quando tomadas de forma crítica e consciente, podem transformar o futuro.
Os poderes de governo (e os nossos também) - Editora Alfa e Beto Soluções
Eric Vidal Ferreira da Guia, por meio de um diálogo descontraído de um neto e seus avós, ajuda os estudantes a compreenderem as atribuições dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio
A bola de folhas de bananeira: como um jogo pode mudar o mundo - Editora Melhoramentos
O título de Katie Smith Milway faz parte dos 175 livros brasileiros escolhidos para compor o Clube do Livro da ONU. Uma história comovente que destaca o esporte como um motivador de valores importantíssimos de confiança, respeito e igualdade.
Por que lutamos? Conflito, guerra e paz - Editora Melhoramentos
Uma ótima oportunidade para pensar a democracia na escola, as influências políticas, econômicas e preconceitos que incidem na eclosão de conflitos a nível mundial, seus impactos e interconexões, é o que traz o livro de Niki Walker.
Mulher deve votar? - Editora Paco e Littera
Reconstruindo historicamente como se deu a concessão do voto feminino brasileiro, a autora Mônica Karawejczyk, aborda os acontecimentos, processos e principais personagens que contribuíram para esse momento tão importante no ano de 1923.
Como a democracia chega ao fim - Editora Todavia
Com a mediação do professor, a análise dos acontecimentos históricos globais, por meio do texto de David Runciman, dá ao estudante a oportunidade de discutir eventos e ameaças à democracia ao redor do mundo.
Um caminho para ampliar repertório, discutir os cenários que constituem o país e pensar em alternativas para os nossos problemas.
Esperamos que tenha se inspirado nas dicas que compartilhamos aqui! Um assunto tão falado em todos os cantos, certamente gera curiosidade e muitas dúvidas nos estudantes.
Combinar a literatura com atividades que quebrem a rotina é sempre uma ótima maneira para engajar e impulsionar os aprendizados. Para ver mais exemplos, baixe nossas Trilhas de Leitura!