ProfessoresO que é atividade extraclasse? Aumentando interesse e motivação dos seus alunos

27 de setembro de 2016

Muitos estudantes, quando voltam da escola, jogam suas mochilas em um canto e vão em busca de outras atividades mais instigantes e prazerosas. Essa falta de proatividade na busca pelo conhecimento fora da escola é normal. Porém, pode ser vencida com estímulo do educador e da família com atividades extraclasse. Mas o que é atividade...

Muitos estudantes, quando voltam da escola, jogam suas mochilas em um canto e vão em busca de outras atividades mais instigantes e prazerosas.

Essa falta de proatividade na busca pelo conhecimento fora da escola é normal. Porém, pode ser vencida com estímulo do educador e da família com atividades extraclasse.

Mas o que é atividade extraclasse?

O que é atividade extraclasse?

As atividades extraclasse são propostas pelos educadores para que os alunos pratiquem fora da escola e, assim, consigam assimilar melhor os conceitos apresentados em sala de aula.

Veja agora como aumentar o interesse e a motivação dos seus alunos por meio das atividades extraclasse!

Quais são os benefícios das atividades extraclasse?

As atividades extraclasse podem ser educativas, culturais ou esportivas e têm como principal objetivo o complemento do trabalho realizado em aula.

Elas oferecem ao aluno a possibilidade de vivenciar, na prática, muitos conceitos apresentados em classe, melhorando o seu desempenho de forma geral.

Para o aluno, determinados conceitos vistos nas aulas não são tão fáceis de assimilar somente por meio de explicações e de imagens em livros.

Ter, por exemplo, uma aula sobre a reprodução das plantas em um jardim botânico torna o conhecimento mais acessível do que somente por meio de um vídeo ou da explicação em frente ao quadro.

Como implementar atividades extraclasse na sua escola?

Para que você consiga implementar a sua proposta de atividade extraclasse na escola onde trabalha, é necessário:

  • um planejamento e orçamento meticuloso;
  • objetivos claros;
  • adequação ao público que será atendido e ao projeto escolar.

Diretrizes como custo-benefício, viabilidade, divulgação, inscrições, saída e retorno da escola precisam ser definidas para que tudo saia conforme o esperado.

Após a realização da atividade extraclasse, as diretrizes determinadas devem ser reavaliadas para que a atividade possa ser reinserida no cronograma dos anos seguintes.

O que é atividade extraclasse: exemplos

O aprendizado precisa ir além da escola e da lição de casa. Portanto, cabe ao educador criar algumas estratégias que farão a diferença na vida do estudante.

Os conteúdos ministrados em sala de aula precisam se consolidar na mente dos alunos para melhorar o desempenho dos alunos de forma contínua. Veja alguns exemplos de atividades extraclasse que você pode promover:

1. Pesquisas que envolvam análise

Para evitar que os alunos fiquem reféns de fontes específicas em livros ou em uma busca no Google, promova o confronto de informações entre mais de uma fonte.

Você pode sugerir um tema e determinar uma quantidade mínima de autores cujos trabalhos devem ser pesquisados, para que os alunos consigam analisar a forma de pensar de cada um e, assim, chegar a uma conclusão.

Atividades que promovam o debate

O que os seus alunos pensam sobre um determinado tema? Sempre que for possível e estiver dentro da sua proposta educacional, incite o debate e valorize a opinião de cada aluno.

Após todos se manifestarem, promova uma correção coletiva. A importância desse tipo de atividade está em fazer com que os seus alunos sintam-se sujeitos ativos em relação ao seu posicionamento enquanto aprendizes.

3. Associação dos temas estudados à realidade da região

Quando o conceito apresentado está associado à realidade da sua comunidade ou cidade, o aluno enxerga com mais facilidade a aplicação em seu cotidiano.

Erros de ortografia podem ser procurados em placas de propaganda pelas ruas, a matemática pode ser associada às taxas do banco dos pais de cada aluno ou a química pode ser estudada a partir da composição dos alimentos vendidos na cantina.

Lembre-se: é muito importante incentivar o acompanhamento e estímulo da família. Pais e responsáveis devem ser orientados acerca da importância da busca pelo conhecimento, pois eles são os exemplos diários dos estudantes.

Cabe também à família levar o aluno a exposições, debates, visitas e locais onde ele possa aprimorar o seu conhecimento sobre o que estudou e aprender coisas novas.

Cabe ao educador não se limitar somente aos conceitos dos livros e sim ajudar a criar uma rede de estímulo que provoque no aluno o despertar para o conhecimento. A curiosidade está no estudante, basta incentivar!

E aí, você entendeu o que é atividade extraclasse e das ideias para incentivar essa prática na sua escola? Conte sua experiência nos comentários!

8 vezes mais leitura por aluno. Já imaginou transformar o hábito de leituras dos seus estudantes dessa forma?

A Árvore de Livros já conquistou o Pitch Gov SP e por duas vezes o prêmio Top Educação. Oferecemos assessoria pedagógica e os recursos que você precisa para acompanhar os seus alunos sem gerar trabalho extra. Entre em contato conosco!

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.