Professores7 motivos para os professores usarem os celulares na sala de aula

26 de novembro de 2015

As técnicas de ensino já não são mais as mesmas. O professor deve se adequar, mesmo que gradativamente, ao uso dos diversos recursos derivados do desenvolvimento tecnológico — buscando compreender e informar-se, do mesmo modo, sobre as suas inúmeras vantagens para a prática didática de alunos de todas as idades. Conheça sete benefícios da utilização...

As técnicas de ensino já não são mais as mesmas. O professor deve se adequar, mesmo que gradativamente, ao uso dos diversos recursos derivados do desenvolvimento tecnológico — buscando compreender e informar-se, do mesmo modo, sobre as suas inúmeras vantagens para a prática didática de alunos de todas as idades.

Conheça sete benefícios da utilização e incentivo do uso pedagógico do celular em sala de aula, bem como de outras tecnologias, como smatphones, netbooks, tablets e demais dispositivos.

1. Método didático diferenciado

Inovar nas técnicas de aprendizado consiste em buscar alternativas que possam ser usadas como métodos atrativos e ao mesmo tempo, educativos para os alunos. Em se tratando de ensino, especificamente, já existem diversas possibilidades para que isso aconteça. Considere a evolução do principal material do professor: o quadro-negro, que hoje existe até em versão digital.

2. Ensino adaptado à realidade

A grande diferença entre a forma como os recursos tecnológicos educativos eram utilizados antigamente com os dias atuais, é que o acesso a eles era restrito ao professor. Hoje, tais tecnologias fazem parte do dia a dia dos alunos e, por conta disso, eles estão bem adaptados ao seu uso. Portanto, aproveitar que eles gostam e se interessariam mais pela aula quando esta tem o auxílio tecnológico, é uma estratégia muito interessante.

3. Maior integração

Um desafio das escolas é conectar o aluno e o professor. O uso de tecnologias, quando realizado de forma eficiente e correta, ajuda a conectar melhor os interesses de ambos e propicia, assim, maior integração entre eles.

4. Método versátil de aprendizado

Os dispositivos móveis apresentam uma vantagem adicional por serem flexíveis, ou seja, podem ser levados para qualquer lugar — além disso são vários os recursos e aplicativos que podem ser utilizados.

Por conta desse fato, o professor e a escola podem apostar na leitura de livros digitais, que em algumas versões são até interativos. Além da facilidade de leitura no celular ou no tablet, o estudante não terá mais a necessidade de carregar o peso extra do livro impresso na mochila.

5. Método atrativo

O uso de tecnologias em sala de aula é muito importante para atrair a atenção dos alunos e incentivando que eles tenham mais motivação, interesse e engajamento nas tarefas com elas realizadas. Jogos online, vídeos e pesquisas, feitas de acordo com o tema da aula, ajudam a entreter e a contribuir com um aprendizado de forma leve.

6. Uso consciente do celular

Junto com a orientação e instrução do professor, o aluno que já está habituado a essas tecnologias, deve aprender sobre a importância do seu uso consciente. Dessa forma, todos os métodos que forem ensinados através dela apresentarão resultados eficientes e que não comprometem o desempenho acadêmico.

7. Permite maior independência

O uso pedagógico do celular em sala de aula, bem como de outras tecnologias, é uma ferramenta que permite maior independência de pesquisa do aluno. O estudante pode buscar informações por si próprio, além de ter disponíveis ao seu alcance várias outras fontes de estudo — além do próprio professor e do livro didático.

Você já havia pensado em adotar o celular como ferramenta didática em suas aulas? Qual a sua opinião sobre a utilização desse dispositivo? Compartilhe-a com a gente nos comentários!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: