Obs...
educacao
5 minutos
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de dados da educação básica brasileira, nas redes públicas e privadas, em todas as suas esferas. Sendo assim, o processo de coleta de dados envolve muitos atores, principalmente escolas e secretarias municipais e estaduais de educação.
Os resultados obtidos pelo Censo Escolar são essenciais para o planejamento de políticas públicas educacionais em todo o território nacional. Neste texto, vamos definir um pouco melhor a função de cada ator neste projeto e entender sua importância para o sistema educacional brasileiro.
Sumário
O que é o Censo Escolar?
Quem participa do Censo Escolar?
Quais dados são coletados pelo pelo Censo escolar?
O papel do Censo Escolar na promoção de políticas públicas
Planejamento no Censo Escolar
O que é o Censo Escolar?
O Censo é um projeto estatístico com objetivo de estudar as características gerais de uma população a partir de um recorte espacial. Logo, ele é um levantamento realizado nas escolas básicas de todo o país, com o objetivo de conhecê-las.
Através dele são obtidos dados sobre os alunos matriculados, professores e estrutura das escolas brasileiras. Atualmente, os dados são coletados e disponibilizados anualmente. Desta forma, é possível acompanhar a evolução do número de matrículas e das condições das escolas brasileiras.
Quem participa do Censo Escolar?
Como o objetivo do Censo Escolar é criar um panorama da educação básica para subsidiar políticas públicas, ele tem como alvo a educação regular, a educação especial, o EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a educação profissional (cursos técnicos, de formação continuada e de qualificação profissional).
As unidades escolares fornecem os dados através do sistema Educacenso, sob supervisão das secretarias municipais e estaduais de educação. Portanto, é papel delas treinar e auxiliar gestores das unidades escolares no processo de preenchimento.
Leia também: A importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar