Obs...
gestao-escolar
3 min
Os hábitos de leitura dos brasileiros, principalmente dos jovens, mudaram radicalmente com a chegada da internet e dos dispositivos móveis. Hoje lê-se no celular, no tablet, em kindles, no computador e nos displays de aparelhos eletrônicos, o que permite que a leitura digital seja um hábito cotidiano.
Mas isso leva a alguns questionamentos:
a leitura na era digital;
o que é biblioteca virtual;
como funciona uma biblioteca virtual;
quais são as vantagens de uma biblioteca virtual;
as plataformas de leitura digital para bibliotecas virtuais.
Se você é educador ou responsável, é importante entender os hábitos de leitura da atualidade e como eles podem ser utilizados de maneira benéfica para a vida acadêmica. Para saber a resposta destas e outras perguntas, continue a leitura deste artigo!
A leitura na era digital
A tecnologia mudou a forma como lemos, mas essa continua sendo a principal ação para adquirir conhecimento. Para professores e educadores, então, ler é questão de sobrevivência profissional.
No entanto, na era digital, os livros físicos — e não a leitura — estão sendo deixados de lado, veja a diferença. Ir a uma biblioteca, buscar obras nas prateleiras ou ter que esperar alguém devolver o livro para lê-lo são hábitos cada vez mais raros.
Ao invés disso, as pesquisas são realizadas nos sites de buscas, em blogs especializados e em fóruns de discussão na internet. Os livros de um acervo digital são obtidos por meio de lojas e downloads, trechos são filtrados a partir de palavras-chave, coleções, obras raras e lançamentos são acessados em bibliotecas virtuais.
Pois é, a era da informação e tecnologia mudou completamente a forma de buscar informação e conhecimento. E, assim, a leitura pode ser acessada dentro de uma realidade virtual inserida na vida real.
Neste sentido, se abrir para as transformações da era digital e incluir novas tecnologias em sala de aula é de fundamental importância para atrair a atenção dos alunos e estimular o hábito da leitura entre eles.
Ouça no Plantando Histórias: O incentivo à leitura das comunidades online