Gestão EscolarEntenda a importância do relatório de leitura e como fazê-lo

30 de maio de 2017

Formar leitores exige expertise e trabalho duro. Muitas vezes, os alunos têm pouquíssimo contato com literatura — ou mesmo livros em geral — dentro de casa e precisam aprender tudo naquelas poucas aulas durante a semana. Além disso, ainda que seja possível ler coletivamente, há outras modalidades de leitura que se configuram como processos lentos e...

Formar leitores exige expertise e trabalho duro. Muitas vezes, os alunos têm pouquíssimo contato com literatura — ou mesmo livros em geral — dentro de casa e precisam aprender tudo naquelas poucas aulas durante a semana.

Além disso, ainda que seja possível ler coletivamente, há outras modalidades de leitura que se configuram como processos lentos e íntimos e que só podem ser executados no próprio espaço e tempo do leitor.

Quando falamos em formação de leitores na escola, você bem sabe que existem aí mais uma série de desafios. No post de hoje, vamos falar um pouco sobre como o relatório de leitura pode facilitar o seu trabalho. Confira!

O que é o relatório de leitura?

Um relatório individual de aluno consiste na análise de um conjunto de dados colhidos da performance dos alunos. Tal avaliação é organizada de forma a ressaltar os pontos fortes e as habilidades que precisam ser mais exercitadas em cada estudante.

O relatório de leitura, em específico, servirá para que o educador avalie o estado e o desenvolvimento das capacidades de leitura dos seus alunos. Suas principais utilidades são:

  • apontar as dificuldades mais comuns da turma;
  • orientar os planejamentos das aulas seguintes;
  • registrar o progresso de cada aluno;
  • facilitar a atribuição das notas;
  • auxiliar o professor nas reuniões com pais e conselhos de classe.

O perfil do leitor no Brasil tem se modificado muito nos último anos, principalmente com a internet e as bibliotecas digitais. Como será que está a nossa relação com os livros hoje? Baixe o nosso infográfico sobre o perfil do leitor brasileiro e fique por dentro.

Como implementar um relatório de leitura e quais suas vantagens?

O primeiro passo para a avaliação de um relatório de leitura é a definição dos critérios a serem analisados, que devem estar alinhados aos seus objetivos de ensino para o ano letivo. No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  • fluência de leitura em voz alta;
  • quantidade de páginas lidas por semana;
  • variedade das leituras escolhidas;
  • compreensão de texto.

O acompanhamento e a análise de cada um desses dados podem auxiliar o professor na busca por diversos objetivos na formação de leitores, como aumentar a frequência da leitura e melhorar as habilidades de interpretação de texto dos alunos. O educador deve procurar os critérios que mais se comuniquem com seus objetivos.

Para cada um deles, você deve propor atividades nas quais seja possível observar o desempenho do aluno, como leitura de textos em sala e posterior discussão para avaliar o primeiro e o quarto critérios supracitados. Feitas as atividades, devem ser anotadas no relatório de leitura as análises, tais como:

  • o aluno compreendeu o objetivo do texto e foi capaz de conectá-lo com experiências suas;
  • o aluno compreendeu o objetivo do texto, mas não foi capaz de extrapolar suas conclusões para o mundo real;
  • o aluno não compreendeu o objetivo do texto apenas parcialmente;
  • o aluno não compreendeu o objetivo do texto.

Com o auxílio de um relatório de leitura, você terá todas as informações ao fim de cada período letivo para compor as notas dos alunos de uma forma completa como prova nenhuma faria. Além disso, você terá boas indicações de quais habilidades precisam ser mais exercitadas por cada aluno e pela turma como um todo.

Será que a realização de provas é sempre a melhor forma de se avaliar o desempenho dos alunos? Leia mais sobre a importância da avaliação qualitativa no cotidiano escolar nesse post aqui.

Como gerar relatórios de leitura de forma eficiente?

Não há dúvidas de que o relatório de leitura é uma ferramenta muito útil, principalmente se você estiver empenhado em melhorar as habilidades de leitura dos seus alunos e em enriquecer seus repertórios.

Por outro lado, um acompanhado individual tão detalhado não é fácil de encaixar na rotina já apertada da maioria dos professores. Interrogações frequentes sobre o andamento das leituras de cada aluno tomariam muito tempo da aula, assim como a organização dessas informações seria mais uma tarefa entre as muitas que você já leva para casa. Vamos aproveitar então que estamos no século XXI e descobrir como a tecnologia pode nos ajudar?

Já ouviu falar em gamification, livros digitais, realidade aumentada e big data? Saiba mais sobre as quatro tendências da tecnologia auxiliando a educação nessa outra postagem do blog.

Buscando deixar a sua tarefa mais simples, a Árvore de Livros, além de disponibilizar um montão de livros para os seus alunos, também mantém registros das suas leituras para que você possa descobrir como eles tem se desenvolvido com praticidade e sem tomar o tempo da aula.

Avaliações contínuas, como o relatório de leitura, são fundamentais para verificar o desenvolvimento dos alunos e encontrar pistas de como ajudá-los a aprender mais. A Árvore de Livros oferece os recursos que você precisa para acompanhar os seus alunos sem gerar trabalho extra. Entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: