A participação da família na escola e no processo de aprendizagem tem sido destacada como uma das bases para a garantia de uma educação significativa para o estudante. Além disso, evidências em diferentes escalas, da global à local, indicam que a participação familiar no ambiente escolar proporciona maior engajamento e produz melhores resultados.
Desta forma, a interação escola-família é um mecanismo que fortalece o compromisso com uma educação que atenda às necessidades de cada indivíduo. Neste texto, vamos abordar a relação entre a escola e a família, seus benefícios e as formas de garantir que este processo ocorra de forma mais dinâmica.
Continue a leitura e entenda mais sobre:
o que é a interação escola-família;
qual é a importância da relação entre escola e família;
como promover essa interação na prática.
O que é a interação escola-família?
A relação entre a escola e a família parte do princípio da promoção de uma educação integral, ou seja, que prepare o aluno para a vida. Esta, por sua vez, deve levar em consideração a diversidade dos estudantes, bem como sua proteção.
Sendo assim, a interação família e escola no processo de aprendizagem significa uma aproximação entre:
a instituição de ensino, que integra a vida coletiva e comum dos estudantes;
os responsáveis, campo da vida privada na qual cada um exerce sua individualidade.
As formas de promoção desta relação são diversas, desde a ida de professores às residências dos estudantes em situação de risco até ações que estimulem os responsáveis a participar do cotidiano escolar.
Portanto, os impactos da intensificação dessa relação são enormes. Ao mesmo tempo, são ações simples que podem garantir maior bem estar e segurança para seu desenvolvimento individual.
É preciso ressaltar que a legislação brasileira, por meio do ECA e da LDB, tem como princípio a garantia da educação para todas as crianças e adolescentes. Para isso, é prevista a interação entre escola e família, bem como a participação do Estado por meio de mecanismos como o Conselho Tutelar e as Secretarias de Educação.
Ouça no Plantando Histórias: A importância da família na formação leitora
Qual é a importância da relação entre escola e família?
A importância da relação escola-família surge da diversidade do corpo estudantil que constrói uma escola. Afinal, os estudantes são diferentes e precisam que essas diferenças não só sejam respeitadas, mas façam parte do processo de educação.
Portanto, a escola deve garantir o acesso igualitário à educação para todos, sendo não apenas um espaço somente de transmissão de conhecimento, mas o local de construção da própria identidade.
A instituição de ensino deve entender que cada indivíduo é transpassado pela realidade do local onde vive e pela cultura cotidiana na qual está inserido. Desta forma, é importante ressaltar que a interação escola-família é uma via de mão dupla: a escola precisa conhecer a realidade do estudante e a família deve se sentir acolhida pelo ambiente escolar.
Assim, a aproximação entre o mundo privado de cada estudante e a escola possibilita à família a participação nas escolhas educacionais que envolvem a criança. Ao mesmo tempo, permite que o ambiente de ensino e o próprio Estado exerçam seu papel na proteção integral dos alunos.
Isso é possível pela identificação de situações de vulnerabilidade e violência de forma sistemática e eficiente. Portanto, esse movimento de aproximação ajuda a construir práticas educacionais alinhadas à diversidade dos estudantes, garantindo que os jovens tenham o acompanhamento e a proteção necessários para seu desenvolvimento integral.
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Quais são os benefícios da relação entre a escola e a família?
Como visto até aqui, a importância da comunicação entre família e escola vai além do aspecto educacional. Entre seus benefícios para as famílias estão:
se sentir mais seguros em relação às vivências de seus filhos;
ajudar a desenvolver a autonomia e a responsabilidade dos alunos;
colaborar para a ampliação do saber de seus filhos e dependentes;
contribuir para o bom comportamento dos alunos.
Para a escola, os benefícios são:
compreender as necessidades das famílias dos alunos;
entender as expectativas dos estudantes;
mostrar-se um ambiente no qual a família pode contribuir;
melhora a comunicação com os responsáveis.
Para os alunos, as vantagens da interação escola-família são:
desenvolver sua autonomia e sua responsabilidade;
aproveitarem de uma maior proximidade de seus pais e tutores;
sensação de pertencimento à instituição de ensino;
aumento da confiança em relação aos profissionais que fazem parte do ambiente escolar.
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Como promover, na prática, a interação escola-família?
As propostas de interação escola-família podem seguir muitos caminhos, mas o mais importante é que não sejam apenas esforços pontuais. Elas devem ser uma estratégia cotidiana.
Pensando nas possibilidades de interação, é preciso destacar as duas vias que constituem este processo: a abertura da escola para se comunicar com a família e a inclusão da escola nas comunidades nas quais os estudantes vivem e estão inseridos.
Confira a seguir algumas iniciativas que podem ser tomadas pelo gestor escolar para iniciar o processo da participação dos pais na escola:
1. Reafirme o aspecto comunitário do espaço escolar
Para garantir que a família faça parte do processo de educação, é preciso reafirmar a escola enquanto espaço comunitário e se mostrar favorável à ampla participação da comunidade, desenvolvendo sua capacidade de oferecer uma escuta ativa.
No entanto, esses momentos não devem ser restritos a feiras, reuniões ou atividades regulares. A escola deve garantir um calendário contínuo que permita esta interação, investindo nesta relação e abrindo suas portas para receber pais e responsáveis.
Leia também: Gestão democrática na escola: 5 dicas de como aplicar
2. Promova a participação da família em todo processo de educação
Além disso, é recomendado promover a participação familiar no aprendizado dos alunos não apenas no espaço escolar. Sendo assim, pais e responsáveis devem ser estimulados a participar do processo de educação.
Uma boa sugestão para isso é a criação de dias temáticos nos quais os responsáveis possam entender como é o dia a dia da escola, se engajando em ações para melhorá-la.
3. Busque compreender a realidade dos estudantes
A abertura da escola para família não é a única forma de interação entre estes dois universos. É preciso que a escola esteja atenta às individualidades de cada estudante.
Promova momentos em que professores, orientadores e coordenadores possam conhecer o ambiente onde os estudantes vivem e entender um pouco mais sobre sua dinâmica familiar.
Além disso, como gestor escolar, é importante ter em mente que a instituição de ensino também é responsável pela segurança do estudante. Por isso, em qualquer situação de risco, contacte a autoridade responsável.
Por fim, não esqueça de utilizar a empatia como artifício para a promoção de uma escola que tenha funções para além do processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo as competências socioemocionais dos alunos.
Agora que você já conhece a importância da comunicação entre família e escola, acesse nosso Guia de rematrícula escolar para 2023. Com ele você saberá como a gestão escolar pode se preparar para atrair e reter alunos no próximo ano letivo.
Como promover, na prática, a interação escola-família?
As propostas de interação escola-família podem seguir muitos caminhos, mas o mais importante é que não sejam apenas esforços pontuais. Elas devem ser uma estratégia cotidiana.
Pensando nas possibilidades de interação, é preciso destacar as duas vias que constituem este processo: a abertura da escola para se comunicar com a família e a inclusão da escola nas comunidades nas quais os estudantes vivem e estão inseridos.
Confira a seguir algumas iniciativas que podem ser tomadas pelo gestor escolar para iniciar o processo da participação dos pais na escola:
1. Reafirme o aspecto comunitário do espaço escolar
Para garantir que a família faça parte do processo de educação, é preciso reafirmar a escola enquanto espaço comunitário e se mostrar favorável à ampla participação da comunidade, desenvolvendo sua capacidade de oferecer uma escuta ativa.
No entanto, esses momentos não devem ser restritos a feiras, reuniões ou atividades regulares. A escola deve garantir um calendário contínuo que permita esta interação, investindo nesta relação e abrindo suas portas para receber pais e responsáveis.
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2. Promova a participação da família em todo processo de educação
Além disso, é recomendado promover a participação familiar no aprendizado dos alunos não apenas no espaço escolar. Sendo assim, pais e responsáveis devem ser estimulados a participar do processo de educação.
Uma boa sugestão para isso é a criação de dias temáticos nos quais os responsáveis possam entender como é o dia a dia da escola, se engajando em ações para melhorá-la.
3. Busque compreender a realidade dos estudantes
A abertura da escola para família não é a única forma de interação entre estes dois universos. É preciso que a escola esteja atenta às individualidades de cada estudante.
Promova momentos em que professores, orientadores e coordenadores possam conhecer o ambiente onde os estudantes vivem e entender um pouco mais sobre sua dinâmica familiar.
Além disso, como gestor escolar, é importante ter em mente que a instituição de ensino também é responsável pela segurança do estudante. Por isso, em qualquer situação de risco, contacte a autoridade responsável.
Por fim, não esqueça de utilizar a empatia como artifício para a promoção de uma escola que tenha funções para além do processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo as competências socioemocionais dos alunos.
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