Obs...
educacao
A matéria “Mistério revelado” - da edição 89 do Guten News - apresenta um estudo publicado em janeiro de 2017 na Revista “Nature” sobre o mistério dos “círculos de fadas”. O fenômeno acontece em áreas desérticas da Namíbia, da Angola, da África do Sul e da Austrália. Esse fenômeno é chamado assim, pois trata-se da formação de círculos de terra seca no chão rodeados de vegetação rasteira. A recente descoberta sugere que esses padrões sejam resultado de uma combinação entre o crescimento da vegetação e a ação de cupins.Nossa sugestão para o trabalho com esse texto é uma parceria entre as áreas de ciências e língua portuguesa. O foco do trabalho em ciências perpassa pela compreensão das relações ecológicas entre os seres vivos. Em língua portuguesa, o professor pode trabalhar o papel dos pronomes e como eles auxiliam na atribuição de sentido ao texto.No Plano de Aula do professor, sugerimos a produção de uma lista de hipóteses iniciais sobre os tipos de interação que cupins e vegetação podem estabelecer. Ao final da leitura e das atividades propusemos aos alunos a produção de uma síntese que explique como se dá essa interação. A ideia é que eles possam comparar e complementar as hipóteses com as informações aprendidas na matéria. A discussão dessa pauta permite que o aluno reflita sobre a relação entre os seres vivos. Leia a reportagem aqui: https://goo.gl/H2r6DI