Obs...
educacao
5 min
Muitas vezes, as metodologias de ensino convencionais são ineficazes ou insuficientes para o aprendizado do aluno. Afinal, elas normalmente não atendem a necessidade de um aprendizado autônomo e construtivo. Nesse sentido, o ensino híbrido apresenta um novo jeito de aprender. Ele oferece um aprendizado interativo, dinâmico e mais eficiente.
Assim, se você se preocupa com a qualidade do aprendizado oferecida e deseja criar ações inovadoras em sua escola, você não pode deixar de ler este post!
O que é o ensino híbrido?
É uma metodologia de aprendizagem considerada promissora para este século. Afinal, ela proporciona diferentes experiências de aprendizagem sobre um mesmo conteúdo.
O ensino híbrido integra o melhor das modalidades de ensino offline e online. Nas atividades offline, ele traz a interação social e a troca de saberes entre os alunos e entre o aluno e o professor. Já nas atividades online, o estudante aprende a usar a tecnologia nos estudos. Tecnologia esta que possibilita a autonomia, o protagonismo e a possibilidade de interação também com colegas e professores em outro ambiente.
Como ele funciona?
Não basta acrescentar tecnologia nas aulas. Dessa forma, é necessário repensar todo o planejamento. Além disso, é importante ter em mente que professor e alunos assumem novos papéis no processo de ensino-aprendizagem.
Deve-se considerar a infraestrutura necessária, a capacitação dos professores, os métodos avaliativos, etc. Definir o tipo de tecnologia que será usado e escolher a plataforma digital que melhor se encaixa à proposta de aprendizagem da escola.
Quais são os modelos que podem ser aplicados?
Existem duas subcategorias de modelos:
Disruptivos: rompem com o modelo de ensino tradicional e exigem grandes esforços de adaptação à nossa realidade;
Sustentados: têm algumas características do ensino tradicional e são mais fáceis de serem adaptados.
Conheça alguns modelos sustentados presentes atualmente no Brasil:
Laboratório Rotacional
O professor divide a turma em dois grupos. Geralmente, um grupo vai para o laboratório de informática para uma atividade prática e o outro fica em sala de aula estudando a teoria. Por fim, depois de um tempo, os grupos trocam de atividades.
Rotação por Estações
Divide-se os alunos em várias turmas que passam por estações de trabalho que deverão ter seus próprios objetivos, e todos eles devem estar interligados a um único objetivo central. Assim, pelo menos uma estação deve ser feita de forma online.
Rotação Individual
Cada aluno recebe um roteiro personalizado. Ele não é obrigado a passar por todas as estações, mas apenas por aquelas que estão de acordo com seu nível de aprendizado.
Sala de aula invertida
Nesse modelo, o aluno estuda o conteúdo antes que a aula aconteça. Durante ela, os alunos trocam informações, e o professor age como um orientador, tirando dúvidas e ratificando o que foi estudado. Desse modo, o aluno se torna o principal responsável por seu aprendizado aprendendo a buscar, selecionar e interpretar as informações encontradas.
Quais são as vantagens do ensino híbrido?
Os benefícios são muitos, mas vamos resumi-los da seguinte forma:
no mundo tecnológico em que vivemos, a escola oferece um ensino que faça uso dessa tecnologia se mostrando atual, atraindo a atenção de pais e alunos;
o número de aulas expositivas diminui permitindo maior participação dos alunos. Como resultado, isso minimiza a ideia de que o professor é o único detentor do saber. Além disso, esse tempo adicional ajuda o professor a perceber as dificuldades dos alunos com maior precisão, personalizando o ensino;
os estudantes, além de utilizarem a tecnologia, algo que gostam muito, ficam mais interessados em realizar as atividades e desenvolvem sua autonomia;
e os pais ficam satisfeitos em verem que, devido a uma maior participação, autonomia e protagonismo, seus filhos estão obtendo melhores resultados.
Outro diferencial que as escolas podem oferecer é o uso de plataformas digitais. Elas registram a participação dos alunos nas atividades. Além disso, fazem correção automática de tarefas e fornecem relatórios de desempenho.
Podemos citar aqui, as plataformas de leitura que estimulam a interpretação de diversos tipos de texto, de diferentes disciplinas. Afinal, elas oferecem atividades de pré e pós-leitura que desenvolvem a capacidade de argumentar e refletir do aluno.
Como você pode ver, o ensino híbrido proporciona uma reorganização das aulas e dos papéis do professor e do aluno exigindo muita dedicação e persistência. Todos devem estar abertos a mudanças para que se obtenha sucesso.
Você já trabalhou com alguns desses modelos de aprendizagem? Como foi sua experiência? Baixe agora gratuitamente nosso e-book sobre Ensino Híbrido!