Obs...

Scrollbar Customizer

Scrollbar Customizer

educacao

Ensino adaptativo: o que é e como funciona

Ensino adaptativo: o que é e como funciona

4 min

Ensino adaptativo: o que é e como funciona

No texto de hoje você vai aprender o que é o ensino adaptativo, como ele pode ser um aliado na valorização dos seus alunos e no suporte aos seus professores.

Você também vai encontrar dicas de como aplicar o modelo e como plataformas educacionais como a Árvore podem fazer a diferença na sua escola!

O que é ensino adaptativo?

Cada cérebro é único e cada pessoa tem uma forma muito particular de aprender. Algumas pesquisas apontam até nove tipos de inteligência, como a musical, visual, a corporal e a matemática, por exemplo. Mas você já percebeu que a escola tende a privilegiar só algumas delas?

O ensino adaptativo aparece como um contraponto a esse formato mais tradicional, estimulando as escolas a olharem com mais cuidado para os seus alunos, de modo a explorar o potencial individual de cada um.

Por muito tempo os estudantes precisaram se adaptar às formas como os conteúdos lhes eram apresentados, hoje, com o ensino adaptativo, os conteúdos se adaptam à forma como cada estudante aprende.

O ensino adaptativo é, portanto, uma abordagem pedagógica que se baseia na adequação do ensino por meio do uso de tecnologia digital, fazendo com que as particularidades de aprendizagem de cada aluno sejam valorizadas e respeitadas.

A partir do uso de uma plataforma digital, os educadores e coordenadores pedagógicos podem compreender a forma como cada aluno aprende e, assim, elaborar intervenções que explorem os melhores recursos que respondem à sua singularidade.

Quais os objetivos do ensino adaptativo?

São múltiplos os objetivos do ensino adaptativo na escola. O primeiro é apoiar os educadores. É um desafio ter uma noção concreta do modo como os mais de 20 estudantes de uma turma aprendem. Isso complexifica a construção de intervenções pedagógicas e de formas criativas de explorar os conteúdos.

Com o ensino adaptativo é possível identificar as lacunas e orientar os alunos através de intervenções mais assertivas e coerentes com suas necessidades.

As tecnologias digitais proporcionam uma aproximação do professor com o estudante quando permitem que o educador perceba qual é o formato dos conteúdos que melhor se adequa ao gosto de seu aluno, compreendendo, assim, a melhor forma que pode aprender.

Com a tecnologia digital, é possível analisar relatórios e dados que permitem um acompanhamento personalizado do estudante. E, assim, detectar problemas de aprendizagem, desafios e dificuldades, oferecendo possibilidades de correção do seu percurso.

É importante notar que o ensino adaptativo torna o estudante o centro de toda a dinâmica de sala de aula, tornando visível para os professores e para os estudantes seus processos mentais de aprendizagem.

Ao adotar o ensino adaptativo, o professor tem o papel de acompanhar o desenvolvimento do aluno e proporcionar subsídios pedagógicos para preencher as lacunas notadas. Mas, também, é seu papel estimular a autonomia e confiança do estudante, para que ele compreenda sua individualidade e respeite seu próprio processo de aprendizagem.

Como funciona na prática?

A tecnologia utilizada vai analisar o desempenho do estudante em determinado aspecto a partir dos dados, erros, acertos, tempo de dedicação do estudante na plataforma, e etc.

Ao levantar informações relevantes para todos os envolvidos, proporciona feedback imediato ao estudante e informações mais específicas para os educadores e famílias acompanharem seu desempenho.

É importante que o uso do ensino adaptativo seja aliado a atividades, projetos e abordagens pedagógicas para além das que a tecnologia digital oferece. Sua efetividade se dá na medida em que o professor e o coordenador pedagógico trabalham de forma articulada para aprimorar os seus conteúdos e processos educativos.

Propostas transdisciplinares e interdisciplinares que se moldam a cada modo de aprender também são essenciais. Em um projeto sobre o meio ambiente, por exemplo, para os estudantes que têm maior engajamento com o formato de áudio, é indicado que os educadores elaborem uma proposta de atividade que explore esse tipo de mídia

É indicado estimular habilidades e competências a partir de elementos mais familiares ao estudante, a fim de que ele se desenvolva de forma integral.

Assim, o ensino adaptativo proporciona subsídios para reorientar a prática pedagógica, modernizar e integrar as etapas de ensino e aprendizagem. Pois ao ter em mente quais os desafios no percurso do estudante, todo o curso didático poderá ser avaliado e modificado até que apresente o melhor resultado possível.

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Receba toda semana notícias como essa no seu e-mail!

Como a Árvore pode ajudar?

São múltiplas as tecnologias que podem ser adicionadas à sua escola para a efetivação de um ensino adaptativo.

Mesmo que não sejam ferramentas educativas que têm um propósito de ensinar algo, existem no mercado ferramentas educacionais que proporcionam o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para os processos de aquisição do conhecimento.

Aqui na Árvore, por exemplo, somos especialistas em formação leitora! E, alinhados à perspectiva de um ensino adaptativo, oferecemos em nossa plataforma algumas funções fundamentais para apoiar no ensino que responda às necessidades de cada aluno. Conheça algumas potencialidades da nossa plataforma:

  • Relatório de leitura inteligente

Essa funcionalidade de acompanhamento dos estudantes, pode ser utilizada para compreender o andamento da leitura de um livro, por meio de um recurso visual que representa a distribuição das páginas de um título.

O nosso sistema exclusivo identifica os dados de leitura dos estudantes, como o tempo de permanência do leitor em cada página, considerando seu nível de proficiência e a quantidade de texto presente, para contabilizar aquela página como lida ou não.

  • Gamificação

Você sabia que a plataforma Árvore possui um ambiente gamificado? Na plataforma, os alunos precisam ler muitos livros para converter seu tempo de leitura em moedas e água. E a partir do gênero literário explorado é possível plantar árvores especiais que correspondam a sua leitura.

No ensino adaptativo é importante compreender a forma como cada aluno responde a determinado estímulo. Entendendo a gamificação como um recurso engajador, a oferecemos a fim de que o educador se aproxime do seu gosto, acompanhe o estudante e assim explore as suas afinidades no dia a dia escolar.

  • Tarefas em formato digital

A Árvore possui uma área para a criação e atribuição de tarefas dentro dos módulos Livros e Atualidades. Além disso, é possível corrigir as atividades também no ambiente digital, analisando os erros e acertos de cada estudante.

Além de poder criar atividades de leitura para os alunos, os professores podem consultar uma base de atividades já prontas, compartilhadas por diversas escolas que utilizam a Árvore, e aplicá-las para a turma.

  • O Leiturômetro

É uma funcionalidade desenvolvida para facilitar a escolha de títulos pelo professor da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Ele se vale da quantidade, tamanho e complexidade do texto presente e do tipo de letra utilizada nas páginas dos livros infantis.

Assim, o educador tem um apoio para selecionar facilmente as obras que serão lidas pelos seus estudantes, avaliar os títulos mais indicados para o perfil de sua turma, como também se certificar do nível de proficiência em leitura indicado para cada faixa etária.



Gestor, quer conhecer mais da plataforma Árvore? Acesse 15 benefícios da Árvore Livros para sua escola.

Como a Árvore pode ajudar?

São múltiplas as tecnologias que podem ser adicionadas à sua escola para a efetivação de um ensino adaptativo.

Mesmo que não sejam ferramentas educativas que têm um propósito de ensinar algo, existem no mercado ferramentas educacionais que proporcionam o desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais para os processos de aquisição do conhecimento.

Aqui na Árvore, por exemplo, somos especialistas em formação leitora! E, alinhados à perspectiva de um ensino adaptativo, oferecemos em nossa plataforma algumas funções fundamentais para apoiar no ensino que responda às necessidades de cada aluno. Conheça algumas potencialidades da nossa plataforma:

  • Relatório de leitura inteligente

Essa funcionalidade de acompanhamento dos estudantes, pode ser utilizada para compreender o andamento da leitura de um livro, por meio de um recurso visual que representa a distribuição das páginas de um título.

O nosso sistema exclusivo identifica os dados de leitura dos estudantes, como o tempo de permanência do leitor em cada página, considerando seu nível de proficiência e a quantidade de texto presente, para contabilizar aquela página como lida ou não.

  • Gamificação

Você sabia que a plataforma Árvore possui um ambiente gamificado? Na plataforma, os alunos precisam ler muitos livros para converter seu tempo de leitura em moedas e água. E a partir do gênero literário explorado é possível plantar árvores especiais que correspondam a sua leitura.

No ensino adaptativo é importante compreender a forma como cada aluno responde a determinado estímulo. Entendendo a gamificação como um recurso engajador, a oferecemos a fim de que o educador se aproxime do seu gosto, acompanhe o estudante e assim explore as suas afinidades no dia a dia escolar.

  • Tarefas em formato digital

A Árvore possui uma área para a criação e atribuição de tarefas dentro dos módulos Livros e Atualidades. Além disso, é possível corrigir as atividades também no ambiente digital, analisando os erros e acertos de cada estudante.

Além de poder criar atividades de leitura para os alunos, os professores podem consultar uma base de atividades já prontas, compartilhadas por diversas escolas que utilizam a Árvore, e aplicá-las para a turma.

  • O Leiturômetro

É uma funcionalidade desenvolvida para facilitar a escolha de títulos pelo professor da Educação Infantil e primeiros anos do Ensino Fundamental. Ele se vale da quantidade, tamanho e complexidade do texto presente e do tipo de letra utilizada nas páginas dos livros infantis.

Assim, o educador tem um apoio para selecionar facilmente as obras que serão lidas pelos seus estudantes, avaliar os títulos mais indicados para o perfil de sua turma, como também se certificar do nível de proficiência em leitura indicado para cada faixa etária.



Gestor, quer conhecer mais da plataforma Árvore? Acesse 15 benefícios da Árvore Livros para sua escola.

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Garanta o checklist da escola segura

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

Confira planilha gratuita para o planejamento escolar!

0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.
0
0 avaliações
5
0
4
0
3
0
2
0
1
0
Clique aqui para comentar
Ainda sem comentários, seja o primeiro a comentar e avaliar.