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A vida em sociedade é marcada por desafios e eles não são restritos à ordem dos conteúdos escolares. Para enfrentá-los, é necessário o desenvolvimento de competências socioemocionais, o que permite a resolução de desafios do dia a dia de maneira mais empática e corajosa.
Por isso, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) entende que uma das funções dos currículos escolares é permitir o desenvolvimento de competências socioemocionais. Sendo assim, as escolas preparam os estudantes integralmente para o futuro, por mais que a introdução dessas habilidades seja um desafio para a comunidade escolar.
Pensando nisso, confira a seguir como estimular o desenvolvimento socioemocional no seu meio!
O que são as competências socioemocionais?
A BNCC propõe um modelo de planejamento escolar com ensino e aprendizagem pautados no desenvolvimento de habilidades. Isso significa que é preciso haver uma mobilização de conhecimentos e atitudes para resolução de demandas complexas.
As capacidades desenvolvidas nas escolas possuem três ordens: práticas, cognitivas e socioemocionais. Assim, as competências socioemocionais tornam-se centrais para o desenvolvimento integral dos estudantes, já que essas habilidades visam à resolução de problemas reais.
Quais são as competências socioemocionais da BNCC?
A BNCC sugere diversas competências gerais, como pensamento científico, projeto de vida, trabalho, repertório cultural etc. As habilidades socioemocionais, então, possuem papel decisivo no desenvolvimento das primeiras, contribuindo, a longo prazo, para o crescimento dos alunos.
Além de fazer parte da própria BNCC, as competências socioemocionais também são uma demanda da sociedade contemporânea e do próprio mercado de trabalho.
Mas, afinal, quais são as competências socioemocionais? De forma geral, elas podem ser definidas como aquelas relacionadas à inteligência emocional e necessárias ao convívio em sociedade e ao mundo do trabalho. Assim, entre elas estão:
colaboração;
empatia;
pensamento crítico;
resolução de conflitos;
a responsabilidade;
Essas habilidades podem ser estimuladas e desenvolvidas ao longo de todo processo educacional, da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.
As competências socioemocionais na educação integral
Quando falamos do assunto, não nos referimos apenas ao tempo de permanência dos estudantes nas escolas. A educação integral diz respeito à formação do indivíduo para vida.
Neste sentido, a construção de um projeto de educação integral passa pelo desenvolvimento socioemocional e cognitivo em múltiplas instâncias. Por isso, a BNCC, comprometida com a educação integral, aponta para a necessidade de desenvolvimento de competências socioemocionais.
É preciso destacar que a educação integral e as competências socioemocionais podem ser promovidas através de metodologias ativas, incluindo o aprendizado por projetos e a resolução de problemas. Sendo assim, há uma gama de possibilidades e ações que podem garantir uma educação ampla para o seu estudante.
Como trabalhar as competências socioemocionais na escola?
A escola é normalmente o espaço em que o aluno começa a inserção na sociedade para além da família. Ali, seus interesses e relações com os outros são potencializados, abrindo espaço para o controverso, para o diálogo e para as formas de resolução de conflitos. Como bom gestor escolar, é preciso ter esses aspectos em mente ao planejar as ações.
Isso se faz necessário porque a formação integral do indivíduo inclui seu desenvolvimento socioemocional, aspecto essencial para lidar com questões da esfera pública e privada de forma empática, coerente e determinada.
No entanto, é importante que tenhamos no horizonte a ideia de que essas habilidades são necessárias para a realização de muitas outras atividades do dia a dia da escola. Por isso, não é imperativo que exista uma disciplina isolada: o desenvolvimento socioemocional precisa ser promovido no cotidiano escolar.
Dicas para colocar em prática:
Confira como podemos apontar algumas diretrizes para colocar tudo isso em prática na sua escola, com base em competências socioemocionais como empatia, colaboração, determinação, cidadania, autoconhecimento e responsabilidade:
aposte em atividades coletivas, em duplas ou grupos: avaliações coletivas permitem que o estudante exercite a escuta, a empatia e a colaboração;
permita a participação democrática dos alunos: para isso, vale promover grêmios estudantis e espaços voltados para a deliberação, mesmo que no pátio da escola. Ali, todos poderão dialogar e organizar suas demandas, desenvolvendo a cidadania, a autonomia e a empatia;
desenvolva projetos extracurriculares e interdisciplinares: olimpíadas, debates, simulações e palestras são bons exemplos para que seu aluno desenvolva o autoconhecimento, a perseverança, a comunicação e a colaboração;
crie projetos de maior impacto voltados para a comunidade: ao observar problemas do entorno e planejar ações de melhoria do cotidiano, os estudantes poderão observar, na prática, a importância da ética, da comunicação e da proatividade.
O objetivo de desenvolver as competências socioemocionais em ambiente escolar é preparar alunos e alunas para a vida e os problemas que podem ser enfrentados no cotidiano, mantendo o equilíbrio em situações diversas. Por isso, proponha experiências semelhantes à realidade, seja na esfera privada ou pública.
Leia também: Habilidades socioemocionais: saiba como ensino híbrido pode ajudar
Praticando em todas as disciplinas
O desenvolvimento das competências socioemocionais é essencial para enfrentar os desafios cotidianos. Afinal, é por meio delas que conseguimos manter o equilíbrio e lidar com as emoções em diversas situações com as quais nos deparamos ao longo da vida.
Por esses e outros aspectos, todas são de extrema importância para o desenvolvimento de competências gerais, como as da BNCC.
No entanto, as atividades que promovem o desenvolvimento socioemocional, além de contribuírem para o preparo para a vida, também ajudam a expandir o horizonte dos alunos, mostrando outros espaços que podem ser alcançados por eles.
Por isso, não restrinja o socioemocional a uma única disciplina ou projeto: viabilize a interdisciplinaridade e o estímulo a essas habilidades no programa de todos os professores e colaboradores.
A interdisciplinaridade e os projetos são formas eficientes de garantir essa promoção. Não esqueça de pensar no seu time e de construir espaços de formação e diálogo, os verdadeiros responsáveis por mediar o aprendizado. Por fim, seja empático e aberto a novas experiências.