Obs...
gestao-escolar
3 min
Você já se perguntou como será a escola do futuro? Entre as ações que englobam a previsão para o futuro da educação, estão:
Incorporação de ferramentas tecnológicas para atender às expectativas e demandas de seus alunos
Substituição de metodologias obsoletas por outras que estimulem a criação
Colaboração e participação ativa dos alunos e muitas outras
Em uma pesquisa da Fundação Catar, sobre como será a educação do futuro, 93% dos especialistas ouvidos apontaram que, a inovação será a chave para o desenvolvimento educacional nos próximos 15 anos. Confira, a seguir, como será a educação do futuro, quais são os caminhos que a escola deve tomar e como evitar que a sua instituição fique desatualizada nesse novo cenário educacional.
Como será a escola do futuro? Dicas para sua instituição!
Quando você pensa em como serão as escolas do futuro, você consegue enxergar a sua instituição como ativamente participante das mudanças que estão por vir? Não estar atento às revoluções educacionais e sociais, pode deixar seu colégio para trás. Pensando em te ajudar, elencamos algumas dicas e informações úteis sobre como será a escola do futuro.
1. Adoção de modelos híbridos de ensino
Mesclar aulas presenciais e online será uma realidade para além dos cursos de ensino superior, chegando também aos níveis fundamental e médio. O currículo base será trabalhado nas aulas presenciais, mas haverá mais liberdade para os alunos escolherem o que querem aprender nas plataformas digitais, respeitando seu tempo de aprendizagem e personalizando os conteúdos de acordo com o seu interesse.
Você não precisa esperar o “futuro” para iniciar a implementação desse tipo de aprendizado em suas aulas. O “futuro”, neste caso, é agora. Você pode, por exemplo, usar a tecnologia para desenvolver a alfabetização digital dos alunos, pode utilizar os livros digitais para estimular a leitura, entre tantas outras possibilidades que a tecnologia te apresenta.
Se sua escola puder fazer investimentos em aparelhos que possibilitem a integração entre a realidade virtual e a educação, estará um passo à frente de tantas outras instituições, estimulando o interesse em aprender.