Obs...
educacao
2 min
Muito mais do que conceitos básicos de gramática e interpretação de texto, os alunos de hoje precisam ter, na escola, acesso a recursos tecnológicos para a vida em nossa sociedade cada vez mais conectada.
Nesse contexto, desenvolver atividades que proporcionem a interação dos alunos com ferramentas digitais é parte de um processo que deve começar desde os primeiros anos da criança na escola.
Pensando nisso, preparamos um texto com algumas dicas para você revolucionar sua aula com atividades de alfabetização digital. Confira!
Fale para o seu aluno o propósito daquilo que está fazendo
É muito mais fácil assimilarmos alguma coisa quando conseguimos enxergar uma finalidade ou traçar um objetivo. Ao inserir atividades de alfabetização digital em sala de aula, é importante que o aluno tome conhecimento, por intermédio do professor, dos motivos pelos quais a tecnologia está sendo sua aliada nesse processo.
Assim, ele não confundirá a presença dessas ferramentas como sendo propósito principal das aulas, nem encará-las como uma forma de entretenimento.
Ensine-os a navegar em meio a tantos recursos
O princípio básico da navegação é estabelecer uma direção. Assim, apresentar aos seus alunos as principais ferramentas de comunicação, mostrar como usá-las, introduzir na aula softwares que possibilitam a manipulação de textos e diversos outros aplicativos úteis para sua vida em sociedade são formas de indicar como navegar em um mar de informações.
Dessa forma, você estará ajudando-o a desenvolver habilidades como aprender a aprender, utilizar as informações que apreender e a resolver problemas.