Obs...
leitura
3 minutos
O dia do cinema brasileiro é 19 de junho e trazemos nesta lista 12 dicas de filmes nacionais baseados em livros. Além disso, o mais bacana é que você pode aproveitar essas dicas para trabalhar os livros e temas em sala de aula. Pega a pipoca e confira as dicas!
1 - Capitães da Areia
O filme é de 2011 e foi dirigido por Cecília Amado, neta do escritor Jorge Amado autor do livro de mesmo nome. Portanto, a clássica obra conta a história de um grupo de adolescentes e crianças que vivem nas ruas de Salvador. Os meninos encaram os desafios e durezas de viver nas ruas.
Além disso, a obra relata também o momento histórico da Bahia e do Brasil dos anos 1930. A classificação do filme é de 16 anos. Portanto, ele é indicado somente para alunos do ensino médio.
2 - A Hora da Estrela
O filme é baseado no clássico de Clarice Lispector com o mesmo nome. Lançado em 1985 e dirigido por Suzana Amaral, narra a história de Macabéa, uma jovem de Alagoas que migra para o Rio de Janeiro.
O longa-metragem é considerado um dos 100 melhores do cinema brasileiro pela Abraccine. Além disso, ele chegou a ganhar um Urso de Prata do Festival de Berlim. A classificação do filme é 12 anos.
3 - Menino Maluquinho
Além do clássico livro do Ziraldo, o cinema brasileiro também ganhou um clássico baseado na obra. Foi lançado em 1995 e conta com atores como Patrícia Pillar, Othon Bastos e Vera Holtz. A história todo mundo já conhece: um menino para lá de maluquinho que vive suas brincadeiras e aventuras com seus amigos. Encantador!
4 - As aventuras do avião vermelho
De 2014, o filme foi inspirado no clássico de mesmo nome escrito por Erico Veríssimo. O menino Fernandinho enfrenta a perda da mãe e problemas no relacionamento com o pai. Pois é na própria literatura que o personagem encontra alegria. Assim, as leituras levam ele para um mundo de imaginação e conforto. Um filme inspirador para todas as idades!
5 - Vidas Secas
Mais um clássico adaptado ao cinema! A obra homônima de Graciliano Ramos virou um dos principais filmes do movimento Cinema Novo e tem classificação livre. A história gira em torno de uma família de retirantes do sertão nordestino lutando contra a seca e as condições precárias de vida. A versão do cinema brasileiro foi considerada um dos 100 melhores filmes nacionais pela Abraccine.
Leia também: Confira 7 filmes que mostram a importância da leitura
6 - Lisbela e o Prisioneiro
Adaptado da peça teatral escrita por Mário Jorge Mattos, o filme Lisbela e o Prisioneiro é de 2008. Além disso, ele tem direção de Guel Arraes. Um clássico do cinema brasileiro, a obra conta a história de Lisbela, uma jovem apaixonada por cinema. Lisbela passa seus dias sonhando com os galãs dos filmes que assiste. A classificação do filme é livre.
7 - Eu e Meu Guarda-Chuva
O filme de 2010 tem como base o livro de mesmo nome e escrito por Branco Mello. A história do garoto Eugênio vai para a telona e mostra o menino que vive grudado com seu guarda-chuva herdado do avô. Na trama, Eugênio conta com a ajuda de seu melhor amigo para salvar a garota que gosta e que está em apuros. A direção é de Toni Vanzolini e o filme é livre.
8 - Meu Pé de Laranja Lima
Mais um grande clássico da literatura adaptado para o cinema brasileiro. Afinal, o livro que marcou gerações vai pro cinema e mostra o pequeno Zezé, um menino humilde que encontra conforto em sua imaginação. Zezé se torna amigo de Minguinho, um pé de laranja-lima! O filme é de 2012 e tem Marcos Bernstein na direção. Com certeza um filme que vai emocionar muita gente!
9 - Corda bamba, a história de uma menina equilibrista
Lançado em 2013, o filme é baseado no livro de mesmo nome escrito por Lygia Bojunga Nunes. Maria, uma menina de 10 anos, é filha de equilibristas e cresceu no circo. Quando a menina se muda para a cidade grande e vai morar com sua avó. Portanto, ela começa a enfrentar alguns desafios. Dirigido por Eduardo Goldenstein, o filme é livre.
10 - Macunaíma
O clássico Macunaíma também virou um filme clássico do cinema brasileiro. O longa é de 1968 e conta com nomes como Grande Otelo e Paulo José no elenco. A obra conta as aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter.
Ademais, é também um filme da lista dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, segundo a Abraccine. Por fim, fique atento: a classificação do longa-metragem, dirigido por Joaquim Pedro de Andrade, é de 12 anos.
11 - Memórias Póstumas
Com Sônia Braga, Reginaldo Faria e Stepan Nercessian no elenco, o filme lançado em 2001 tem como base um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Afinal, a obra foi escrita por Machado de Assis.
Memórias Póstumas de Brás Cubas conta a história do homem que dá origem ao título, um morto que revisita suas memórias. Ademais, o filme tem classificação de 12 anos e direção de André Klotzel.
12 - O menino no espelho
Lançado em 2014, o romance homônimo de Fernando Sabino baseou o filme. No longa, o pequeno Fernando cria um sósia para realizar as tarefas chatas enquanto ele mesmo se diverte. Dirigido por Guilherme Fiuza Zenha, o filme tem classificação livre.
Curtiu as dicas? Confira também o nosso post Como o cinema pode influenciar o hábito da leitura. Ah, e não esqueça de compartilhar essa lista nas suas redes!