Educação5 filmes sobre a educação que você deve assistir

27 de abril de 2017

O Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, nos lembra das lutas diárias travadas neste cenário e também nos inspira a continuar acreditando no potencial transformador da educação. É certo que precisamos investir, cada vez mais, em novos meios de promover transformações e estimular talentos. E os filmes sobre a educação são excelentes ganchos...

O Dia da Educação, comemorado em 28 de abril, nos lembra das lutas diárias travadas neste cenário e também nos inspira a continuar acreditando no potencial transformador da educação.

É certo que precisamos investir, cada vez mais, em novos meios de promover transformações e estimular talentos. E os filmes sobre a educação são excelentes ganchos para esse desenvolvimento.

Diante das crises vividas, procurar maneiras diferentes de olhar para os problemas é essencial, criando estratégias que tornem o dia a dia em sala de aula mais dinâmico e rico.

Para se manter atualizado e disposto como educador, independente do momento, é preciso inspirar-se sempre, reinventando-se e pensando novos caminhos.

Não ter medo de aventurar-se por algo novo e ousado é  importante, desde que isso seja estimulante e traga boas descobertas para seus alunos.

Como, por exemplo, em um filme de aventura, é necessário seguir uma jornada e enxergar a si mesmo como um super-herói.

E para incentivar ainda mais a reflexão, citamos uma passagem de Rubem Alves, do livro “Por uma educação romântica”, disponível na Árvore de Livros, propondo questões fundamentais para o educador comprometido com seu ofício:

“Primeira: isso que estou ensinando é uma ferramenta? Tem um uso prático? Aumenta o poder do meu aluno sobre o mundo que o cerca? De que forma ele pode usar isso que estou ensinando como ferramenta para construir a sua concha, a sua “casa”? Segunda: isso que estou ensinando contribui para que o meu aluno se torne mais sensível à beleza? Educa a sua sensibilidade? Aumenta suas possibilidades de alegria e espanto? (Sobre moluscos, conchas e beleza…)”.

Tendo isso em vista, queremos te ajudar a comemorar o Dia da Educação, refletindo sobre sua prática diária e renovando seu desejo de fazer a diferença na vida de seus educandos.

Educar é também uma arte. E por isso nada mais interessante do que, nessa busca por inspiração e novas possibilidades de trabalho, irmos ao encontro de uma das mais instigantes expressões artísticas do nosso tempo e que faz parte da vida de inúmeros professores e estudantes, o cinema.

A criação cinematográfica é uma interlocutora importante para a educação e indiscutivelmente carrega consigo grande potencial pedagógico.

É possível utilizá-la como linguagem para trabalhar temas e conteúdos diversos, e ainda discutir possibilidades artísticas, estimulando a criatividade dos estudantes.

Assim, com o propósito de inspirar desejos e ações, convidamos os professores a também usar o cinema como meio de inspiração para refletir sobre suas próprias práticas cotidianas.

Por meio de uma pesquisa prévia, é possível encontrar representadas nas telas diferentes experiências educativas que funcionam como disparadores de vontades, desejos e de ideias.

Transitando entre a ficção e o documentário, podemos descobrir uma série de filmes sobre a educação que nos dão motivos para sonhar, e também continuar a acreditar.

A urgência dessa questão está em refletir constantemente sobre que educador se deseja ser. Muitas vezes, afetados pelos obstáculos que aparecem, a tendência é de que o desejo de fazer a diferença torne-se mais discreto ou muito pequeno diante de outras questões. É fundamental, então, que o desejo seja cultivado todos os dias.

Parte do segredo é direcionar o olhar para as pequenas coisas, para a beleza de gestos, sorrisos e palavras de gratidão, dedicando atenção às pequenas transformações vislumbradas ao longo do processo, mas que, muitas vezes, não são tão perceptíveis na correria do dia a dia.

As dicas de filmes sobre a educação que daremos, aqui, podem inspirar todos a acreditarem ainda mais.

São 5 filmes pedagógicos para educação infantil sobre experiências inspiradoras de professores. Não deixe de assistir. E pode ver mais de uma vez, sim!

Leia também: Aplique essas 4 ações para melhorar o desempenho dos alunos.

5 filmes sobre a educação para assistir

1.Quando sinto que já sei (documentário) – Brasil, 2014 – Direção: Antônio Sagrado, Raul Perez e Anderson Lima

Projeto independente, realizado por meio de financiamento coletivo, este filme registra depoimentos de pais, professores e alunos sobre as possibilidades de transformação dos métodos tradicionais de ensino.

Práticas pedagógicas de caráter inovador realizadas em todo o Brasil são registradas nesse documentário, que lança um olhar atencioso e preocupado com o contexto educacional no país.

2. Sociedade dos poetas mortos (filme) – EUA, 1990 – Direção: Peter Weir

Em 1959, o professor John Keating volta a tradicional escola em que estudou para dar aulas de inglês. Ele estimula, por métodos nenhum pouco tradicionais, a paixão de seus alunos pela poesia e pela arte.

Essa rebeldia possibilita experiências magistrais e transformadoras, mesmo diante de uma tragédia.

3. Sementes do nosso quintal (documentário) – Brasil, 2012 – Direção: Fernanda Heinz Figueiredo

Este documentário narra o cotidiano da escola inovadora Te-Arte, grande estimuladora da criatividade na educação infantil, revelando os potenciais de uma educação sensível e conectada com o universo lúdico.

Também apresenta o pensamento e ação de Therezita Pagani, educadora carismática que idealizou a escola.

4. Entre os muros da escola (filme) – França, 2008 – Direção: Laurent Cantet

Este filme conta a história de François Marin, professor de Ensino Médio em uma escola periférica de Paris. Em meio a dificuldades e muitos choques culturais, ele luta para ajudar seus alunos, promovendo conquistas e aprendizados.

Este filme venceu a Palma de Ouro, em Cannes, no ano de 2008.

5. Escritores da liberdade (filme) – EUA, 2007 – Direção: Richard LaGravenese

Erin Gruwell é uma professora idealista e determinada. Ao lecionar em uma escola periférica dos EUA, em meio a disputas de gangues e conflitos raciais, ela encontra maneiras de ensinar sobre o respeito e a paz.

Partindo de relatos de guerra, ela estimula os estudantes a serem protagonistas de sua própria história.

A Árvore de Livros é uma plataforma de leitura digital que já ajudou mais de 100.000 alunos e 700 instituições a melhorarem em até 9 vezes a média de leitura dos seus estudantes.

Somos uma solução pedagógica completa, adotada por escolas de grandes redes de ensino como a Rede La Salle e a Rede Salesiana.

Se você quer levar esses resultados para a sua escola e alunos, entre em contato com a nossa equipe.

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.