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A comunicação de qualidade com a família é decisiva para o sucesso da escola. No texto de hoje vamos discutir o assunto e também dar dicas práticas. Confira!
Como atender bem à família na escola?
A família é uma instituição complexa, com múltiplos arranjos possíveis. Ela é um núcleo de afeto e um sistema de apoio para o desenvolvimento do ponto de vista cognitivo, emocional e muito mais!
Não dá para negar que a família é uma das partes mais importantes do tecido da comunidade escolar. Apesar disso, garantir a participação da família na escola ainda é um desafio.
A escola precisa do apoio das famílias para executar com mais segurança seu Projeto Político Pedagógico. Além de garantir aprendizagens e experiências significativas para estudantes e comunidade.
Logo, o acompanhamento familiar proporciona melhorias no processo de aprendizagem e na vivência em sala de aula. Pais e responsáveis devem participar da vida escolar de seus filhos e, se possível, do próprio ambiente escolar.
Como criar oportunidades para melhorar essa relação? Como fortalecer a presença da família na escola?
É muito importante atender bem às famílias, aproveitando encontros e trocas pontuais para ouví-las e construir uma relação de confiança.
Atender bem significa informar sobre as experiências pedagógicas da escola e sobre o desenvolvimento de cada estudante. Mas também promover espaços de escuta e vivências de qualidade. A família precisa se sentir parte da escola!
Como conversar com as famílias em um plantão pedagógico?
O plantão pedagógico é uma oportunidade ímpar para aprofundar a parceria família-escola e criar espaços de troca e comunicação. Afinal, a gestão escolar precisa garantir que as famílias participem ativamente do cotidiano escolar.
Um dos principais eventos previstos no calendário, o plantão pedagógico recebe a família na escola para trocas individuais. As famílias recebem atenção especial e informações específicas sobre as vivências de cada estudante.
Gestor, aproveite a oportunidade para acolher bem os responsáveis. Você pode apresentar as novidades e mostrar tudo de bom que a escola tem a oferecer. Sem esquecer, claro, de ajudar as famílias a incentivar o estudo em casa, dentro das possibilidades de cada uma.
A divulgação do plantão pedagógico via canais de comunicação deve acontecer com bastante antecedência. Pode ser útil enviar lembretes objetivos e periódicos desse evento com certa regularidade. Assim é mais fácil ter a família na escola!
É importante lembrar de flexibilizar horários, além de criar oportunidades de trocas remotas para aqueles que não puderem comparecer presencialmente.
Pense em cada detalhe! Desde a chegada da família na escola, ao conforto e acolhimento durante o horário de plantão pedagógico, além de uma despedida atenciosa.
Como conversar com as famílias na reunião com os responsáveis?
E a reunião de pais e mestres? Sim, ela também é uma excelente oportunidade de garantir a presença da família na escola e construir uma relação significativa.
Logo, a comunicação com os pais para o evento também é indispensável. Ela começa na divulgação da data e do horário da reunião. Gestor, ajude as famílias a lembrar da data e a perceber a importância da participação.
Para estimular a presença, se possível abra também a possibilidade de participação remota para garantir o máximo quorum possível. As reuniões devem ser objetivas, bem planejadas, dinâmicas e descontraídas para atrair mais famílias.
Durante a reunião, faça dinâmicas variadas de integração, de facilitação das trocas e de debate. Evite rodadas muito longas de exposição, que podem ficar cansativas.
Caso a equipe tenha experiência com metodologias ativas, aproveite para levar essas estratégias para o encontro.
Que tal provocar perguntas? Ou estimular uma roda de conversa? É essencial criar espaços de troca e praticar escuta ativa para responder todas as perguntas das famílias de forma respeitosa.
Tanto os responsáveis quanto a equipe da escola devem sair da reunião com a sensação de que o encontro foi produtivo e positivo. Ainda que temas difíceis sejam colocados em pauta.
Ponto de atenção: é bom evitar a postura defensiva para tratar de questões sensíveis. Trabalhar o diálogo é fundamental. Ainda mais se for em uma situação de crise!
As famílias devem ser consultadas com frequência e convidadas a participar ativamente da tomada de decisões na escola.
Como abordar a matrícula com as famílias?
A retenção escolar é decisiva para que o trabalho da escola tenha continuidade!
Os estudantes vão continuar na escola? As famílias ficaram satisfeitas? As turmas tiveram resultados positivos? Tudo isso é levado em conta!
Experiências positivas das famílias e dos estudantes ao longo do ano podem se refletir no resultado na campanha de rematrícula. Desde o início do ano letivo, a escola deve priorizar tanto resultados pedagógicos como ações de acolhimento.
Preparar toda a equipe para atender bem às famílias. Tirar dúvidas de forma eficiente e respeitosa faz a diferença durante a campanha de matrícula. Na verdade, durante todo o ano!
Gestor, lembre-se de estimular a comunicação assertiva e respeitosa para contactar as famílias. Nas redes da escola, aproveite para divulgar as experiências de sucesso da escola, depoimentos de estudantes e de educadores.
Outra sugestão: não esqueça de cultivar a flexibilidade! A escola precisa estar aberta para se adaptar, dentro das possibilidades, às diferentes situações que se colocarem. Ter a família na escola é um objetivo a ser conquistado!
Isso significa se comprometer com a qualidade e manutenção dos benefícios que a escola oferece. Mas também entender a hora de flexibilizar e apoiar as famílias nas dificuldades. Isso pode ser muito decisivo.
Como evitar ruídos de comunicação com a família na escola?
As situações de comunicação são complexas e ruídos são muito comuns no dia a dia. Como evitar ruídos na comunicação com os responsáveis?
Para ajudar a gerar oportunidades no atendimento da família na escola, compartilhamos algumas dicas. Confira:
Conheça as famílias ao máximo
Para se comunicar bem e criar oportunidades de contato com as famílias, vale muito a pena tentar conhecê-las bem. É importante identificar a realidade da maioria delas, do ponto de vista social, econômico, cultural e muito mais.
Compreender essa diversidade vai ajudar na tomada de decisões e na definição de estratégias comunicativas mais eficientes. Além de ajudar a decidir o uso dos recursos da escola e até a atrair responsáveis para os encontros coletivos.
Que estratégias podem ajudar na tarefa de conhecer melhor as famílias? A gestão pode aplicar, já no início do ano letivo, questionários, pesquisas quantitativas e qualitativas, direcionadas para tal objetivo.
Além disso, é fundamental aproveitar os encontros de atendimento e plantão pedagógico para cultivar laços, partilhar vivências e criar conexões.
Invista na comunicação não-violenta e na mediação de conflitos
A comunicação não-violenta é uma ferramenta útil na comunicação com as famílias, especialmente em situações de crise e de insatisfações pontuais.
Refletir sobre a forma de se comunicar e expor os fatos de maneira respeitosa. Explicar a que necessidades as demandas se referem, vai ajudar muito no dia a dia.
Diante de situações de conflito, evite culpabilizar as famílias, tente não apontar dedos. Em vez disso, atue de forma propositiva para manter aquela relação e explicar a decisão da escola.
Nas situações de crise, as famílias devem enxergar a escola como parceira. Além de entender também a parcela de responsabilidade que tiverem, de acordo com cada caso.
Investir em profissionais de apoio com formação em mediação de conflitos. Ou proporcionar essa formação para a equipe da escola, pode valer muito a pena.