Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Educação
Aprendizagem híbrida: o que é e quais os benefícios para a escola

Aprendizagem híbrida: o que é e quais os benefícios para a escola

27 mar 2024
5 min
Post modificado em:
27/3/2024

Gestor, a aprendizagem híbrida combina métodos presenciais e online, desenvolvendo o protagonismo dos estudantes em um mundo cada vez mais digital. Saiba mais:

Ensino e aprendizagem híbrida

Jose Moran, no capítulo introdutório do livro Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação, argumenta que a educação sempre adotou uma abordagem híbrida, combinando diferentes espaços, tempos, atividades, metodologias e públicos. 

Em nossa sociedade multicultural, o ensino e a aprendizagem ocorrem em uma variedade de contextos. Por isso, é preciso refletir sobre o que é essencial aprender, por que aprender e como fazê-lo. 

O ensino é considerado híbrido, também, porque é fluido e imperfeito – ultrapassando os limites das estruturas planejadas e intencionais. 

Ou seja, a aprendizagem acontece tanto de modo formal quanto informal, em processos organizados e abertos. Envolve interações com colegas e até mesmo desconhecidos. 

No cenário contemporâneo, todos desempenham os papéis de aprendizes e mestres, consumindo e produzindo informação e conhecimento!

Hoje, um grande desafio para as escolas é capacitar o aluno a atribuir significado às informações, compreendê-las e contextualizá-las em uma visão mais abrangente e conectada à sua vida. 

Com o avanço da tecnologia, esse desafio se tornou ainda mais amplo e profundo. Veja mais a seguir.

O papel da tecnologia na aprendizagem híbrida

Atualmente, defende Moran, a tecnologia possibilita a integração de todos os espaços e tempos de aprendizagem. O ensino e a aprendizagem ocorrem em uma interação simbiótica, profunda e contínua. 

O físico e o digital não são mais vistos como espaços separados, mas como uma sala de aula expandida, em constante hibridização! Essa abordagem proporciona trocas dinâmicas e debates de ideias constantes.

As ferramentas digitais facilitam e ampliam a colaboração em grupos e comunidades de prática, permitindo que os alunos se tornem produtores de informação. Eles podem trabalhar em conjunto com colegas e professores para reelaborar materiais, contar histórias e debater ideias em fóruns online, por exemplo. 

Essa integração entre a sala de aula e os ambientes virtuais deve ser concebida com intencionalidade pedagógica. Desse modo, é capaz de abrir as escolas para o mundo e trazer o mundo para dentro da escola.

A escola híbrida e a tecnologia

Os pesquisadores Bacich, Neto e Trevisani (2015) argumentam que uma educação híbrida é aquela que promove um ambiente onde o aprendizado é contínuo e ocorre de diferentes formas, em variados espaços. 

O ensino híbrido é caracterizado, portanto, por uma combinação de métodos que influenciam tanto a prática dos professores durante o ensino quanto a ação dos alunos durante a aprendizagem. 

Segundo o modelo defendido pelo Clayton Christensen Institute

"o ensino híbrido é um programa de educação formal no qual um aluno aprende por meio do ensino online, com algum elemento de controle do estudante sobre o tempo, o lugar, o modo e/ou o ritmo do estudo, e por meio do ensino presencial, na escola".

Quando se trata da integração das tecnologias digitais no processo educativo, é essencial que a escola adote uma abordagem crítica e criativa. O projeto político-pedagógico da instituição deve fornecer a direção, considerando três relações fundamentais, listadas a seguir.

  1. Relação professor-tecnologia 

O professor, com objetivos de aprendizagem bem definidos, seleciona as ferramentas tecnológicas específicas para potencializar a construção do conhecimento pelo aluno. 

Além disso, busca utilizar essas ferramentas para coletar dados, com o intuito de personalizar o ensino e a aprendizagem de acordo com as necessidades individuais dos estudantes.

  1. Relação aluno-tecnologia 

Aqui, os alunos interagem constantemente com as ferramentas digitais, seja em atividades de trabalho em grupo ou individualizadas. 

Essas interações são essenciais para explorar e utilizar as tecnologias como recursos para a aprendizagem. Através dessa relação, é esperado que o estudante desenvolva a sua própria autonomia.

  1. Relação professor-aluno-tecnologia 

Essa relação é uma combinação das duas dinâmicas anteriores. O professor atua como mediador na interação dos alunos com as ferramentas digitais, orientando-os na busca por informações e na construção do conhecimento. 

Nesse contexto, o professor orienta os estudantes para que utilizem as tecnologias na aprendizagem crítica e produtivamente.

Gestor, para inspirar a integração da tecnologia e potencializar a aprendizagem híbrida na sua escola, confira a seguir como a Rede Santa Maria Minas utiliza a Árvore em suas práticas pedagógicas cotidianas. 

Árvore e Santa Maria Minas: um case de sucesso!

Desde 2019, a colaboração entre a Árvore e a Rede Santa Maria Minas (MG) tem sido muito frutífera, aprimorando as práticas de leitura e enriquecendo significativamente o processo de aprendizagem híbrida da rede de ensino.

Elaine Oliveira, gestora da unidade de Betim, compartilhou conosco a jornada da escola rumo à integração da leitura digital no currículo. 

Inicialmente, a equipe pedagógica enfrentou desafios para engajar os alunos com o formato digital. Contudo, através de atividades incentivadoras, como indicações literárias, a escola conseguiu despertar o interesse dos estudantes. 

Esse engajamento foi essencial para explorar as potencialidades da tecnologia educacional, tanto para alunos quanto para professores. A comunidade escolar descobriu, nas Trilhas de Leitura e outros materiais oferecidos pela Árvore, recursos valiosos para enriquecer ainda mais as aulas presenciais.

Em seu relato, Elaine ressalta a importância da tecnologia na Educação não apenas como um recurso de aprendizado, mas como um desafio para manter a criticidade em uma era dominada pelos meios digitais.

6 benefícios da tecnologia para a aprendizagem híbrida

Mas afinal: quais são os principais benefícios da tecnologia na promoção da aprendizagem híbrida na escola? Veja a seguir!

1 - Protagonismo e engajamento dos estudantes

Quando devidamente implementadas, as ferramentas de tecnologia educacional oferecem conteúdos interativos que incentivam a exploração ativa do conteúdo. 

Desse modo, motivam o estudante e tornam o aprendizado muito mais divertido! Esse resultado pode ser alcançado, por exemplo, com a implementação de jogos educacionais.

Além disso, a tecnologia facilita a colaboração entre alunos, professores e a comunidade escolar. Consequentemente, viabiliza a troca de ideias, feedbacks e reflexões por meio de fóruns online, salas de aula virtuais e outras plataformas de comunicação. 

A interação ativa com os objetos do conhecimento, seja dentro ou fora dos ambientes virtuais, promove um senso de responsabilidade compartilhada na construção do saber. 

2 - Flexibilidade e personalização da aprendizagem

Tecnologias educacionais também facilitam o acesso a recursos diversificados, como vídeos, textos, e-books e podcasts. 

Todos esses gêneros discursivos podem ser explorados pelos estudantes conforme sua conveniência e interesse, promovendo uma aprendizagem mais personalizada e autônoma.

As plataformas online, por sua vez, permitem que os alunos acessem os conteúdos educacionais em diferentes horários e locais. 

Essa abordagem flexível incentiva o avanço de cada um no seu próprio ritmo. Isso ocorre porque o usuário pode revisar os conceitos mais desafiadores ou avançar para novos tópicos à medida em que demonstrar segurança e domínio do conteúdo programático. 

3 - Análise de dados de aprendizagem

Plataformas de aprendizagem híbrida oferecem uma ferramenta valiosa para gestores e educadores: a coleta, organização e interpretação de informações sobre o desempenho dos estudantes em seu percurso formativo.

Aqui na Árvore, nossos gestores e educadores parceiros têm à disposição um relatório completo e inteligente que simplifica todo o planejamento relacionado à leitura na escola. 

Desenvolvido pela nossa equipe de tecnologia, o nosso relatório permite o acompanhamento individualizado do perfil e comportamento leitor de cada estudante, fornecendo insights sobre:

  • a quantidade e média de livros lidos, 
  • as preferências literárias da escola,
  • e uma seção dedicada a atividades didáticas para aprofundar a compreensão. 

Por meio de uma análise criteriosa de dados, é possível identificar tendências, padrões e áreas de melhoria. O resultado natural é uma tomada de decisões pedagógicas mais eficaz e informada. 

4 - Inovação nos processos de avaliação

A leitura crítica de dados de aprendizagem impacta, ainda, a inovação nos métodos avaliativos. 

Ao monitorar o progresso dos estudantes através de dados e de uma observação atenta, educadores podem criar avaliações mais abrangentes e formativas, adaptadas às necessidades individuais. 

Através de um processo avaliativo continuado, o professor consegue identificar áreas de dificuldade que requerem intervenção e as potencialidades de cada um. 

Muitas plataformas educacionais também oferecem feedbacks instantâneos, como ferramentas de IA que corrigem redações em tempo real. O resultado é o incentivo à autoconsciência dos estudantes em seu processo de escrita.

5 - Incentivo à formação de professores

A promoção da aprendizagem híbrida na escola também possibilita novas práticas para a formação contínua dos professores. 

Cabe aos gestores priorizar debates e formações pedagógicas prévias à implementação de tecnologias educacionais na escola. Dialogar com educadores sobre novas abordagens aumenta as chances de um uso eficaz e engajado das ferramentas selecionadas. 

É crucial que os docentes vejam a tecnologia como um meio para potencializar a aprendizagem, extraindo o melhor de cada ferramenta implementada na escola. 

Além disso, os educadores podem aprimorar suas habilidades pedagógicas, compartilhar experiências e refletir sobre sua prática em plataformas online de aprendizagem e colaboração.

Leia mais: Semeadores de Leitura - a comunidade de educadores da Árvore 

6 - Famílias mais próximas

A tecnologia também pode ser uma grande aliada para fortalecer o vínculo entre a casa e a sala de aula

Plataformas de comunicação online permitem que os responsáveis acessem rapidamente informações sobre o desempenho acadêmico dos alunos, eventos escolares e comunicados da escola.

Além disso, plataformas de aprendizagem como a Árvore oferecem uma variedade de recursos e materiais de apoio que complementam o aprendizado em sala de aula. 

Esses recursos podem incluir vídeos formativos, atividades interativas e guias de estudo que as famílias podem acessar em casa.

Leia mais: Conheça a nossa iniciativa de escola parental com o Sentir.

Gestor, esperamos que esse conteúdo tenha apoiado a sua pesquisa sobre aprendizagem híbrida em diálogo com a tecnologia. Para se aprofundar no tema, acesse também o nosso vídeo Como as redes de ensino planejam e implementam a tecnologia. Até a próxima!

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Educação

Melhores práticas pedagógicas em sala de aula!

Neste post, trazemos quatro exemplos de práticas pedagógicas consideradas as melhores para sala de aula. Confira!

Continuar
Educação

Ideb: o que é e por que é importante para as escolas

Neste artigo você descobrirá o que é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e por que ele é um documento importante para as escolas.

Continuar