Obs...
educacao
5 min
Administrar uma rede de escolas é, certamente, um grande desafio. Por sorte, hoje em dia podemos utilizar a tecnologia como uma grande aliada da melhoria do ensino público.
Em relação às secretarias de educação, ferramentas tecnológicas auxiliam na organização e rápido compartilhamento de dados importantes sobre as escolas. Já na sala de aula, o acesso à tecnologia amplia o repertório científico e cultural dos estudantes.
Neste post, você vai poder conferir:
a importância da tecnologia na educação pública;
como a tecnologia pode ser um fator chave para a melhoria de índices educacionais;
como contornar alguns desafios da utilização de tecnologia na educação pública;
como as secretarias de educação podem atuar para inserir a tecnologia na rede pública de ensino.
Qual a importância da tecnologia na educação?
Vivemos em uma sociedade ultra conectada, com um sem-fim de informações disseminadas a todo momento. Não à toa, a abordagem interdisciplinar sobre a cultura digital é destacada em documentos norteadores da educação brasileira, como a BNCC:
“é imprescindível que a escola compreenda e incorpore mais as novas linguagens e seus modos de funcionamento, desvendando possibilidades de comunicação (e também de manipulação), e que eduque para usos mais democráticos das tecnologias e para uma participação mais consciente na cultura digital (p. 61).”
Vale lembrar, ainda, que o letramento digital está presente em todas as áreas da BNCC. Além disso, ganha lugar de destaque como a competência geral nº 5 para a Educação Básica:
"Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva."
Por isso, uma rede de escolas engajadas na cultura digital beneficia democraticamente todos os agentes da comunidade escolar.
As secretarias de educação podem otimizar suas tarefas administrativas por meio do acesso à internet e aparelhos como laptops e computadores. Algumas demandas que podem ser supridas são:
o contato rápido e eficaz com equipes gestoras e fornecedores de recursos via e-mail e aplicativos de mensagens instantâneas;
o compartilhamento e edição colaborativa de planilhas e fluxos de trabalho referentes a planos orçamentários;
a redação colaborativa e simultânea de documentos como relatórios, memorandos e projetos pedagógicos;
o armazenamento seguro em nuvem de arquivos importantes, sem que seja necessário o acesso a aparelhos eletrônicos físicos específicos em localidades nem sempre acessíveis;
a obtenção, análise e tratamento de dados estatísticos sobre as escolas do município ou estado, tornando-os inteligíveis e significativos para cada público-alvo em gráficos e quadros facilmente gerados em softwares.
uso de plataformas e softwares educacionais que vão apoiar a aprendizagem e facilitar questões relacionadas à defasagem escolar e à recomposição da aprendizagem, por exemplo.
Os docentes da rede pública, por sua vez, podem utilizar a tecnologia para:
elaborar planos de aula e projetos pedagógicos em parceria com seus pares;
compartilhar e editar atividades didáticas;
registrar e enviar automaticamente aos gestores dados como a frequência dos alunos de cada turma, situações de evasão escolar, avaliações qualitativas e quantitativas de desempenho e sugestões de melhorias para o espaço escolar;
implementar, se necessário, novos modelos de aulas, como as remotas ou híbridas.
Leia mais: Como São José dos Campos formou leitores com Árvore Livros