Obs...
leitura
2 min
O seriado “Chaves”, criado pelo grande Roberto Gómez Bolaños, trouxe diversos ensinamentos para os fãs mais saudosistas. Um deles, que sempre vem à minha memória, aprendi através de uma canção: “Se você é jovem ainda, amanhã velho será.
Ao menos que o coração sustente, a juventude que nunca morrerá”. E como sustentar essa juventude? Uma das maneiras mais prazerosas é definitivamente, através dos melhores livros para jovens.
A frase, ainda que um pouco ingênua, tem sua beleza justamente por isso. Ela traduz de uma maneira simples, porém não simplista, o segredo para um dos maiores questionamentos de quem já deixou a adolescência há um tempo: Como eu faço para voltar a me sentir jovem?
A resposta não poderia ser mais simples: Sustente em seu coração a juventude. Como falamos anteriormente, uma das maneiras para manter a juventude viva entre nós é, através da leitura dos melhores livros para jovens.
Separamos 7 do que consideramos os melhores livros para jovens, que contam histórias emocionantes, que com certeza vão trazer de volta aquela criança que ainda mora dentro de você.
O 7 melhores livros para jovens (e para quem não é tão jovem assim)
1. As Aventuras De Tom Sawyer | Mark Twain
Tom Sawyer é um garoto muito esperto, que sempre está se metendo em muita confusão com seus amigos. Órfão e morando com seus avós, Tom e seu melhor amigo Hucleberry Finn levam uma vida normal, até que diversos eventos mudam totalmente o dia-a-dia deles e de todos ao seu redor. Que eventos? Só lendo para descobrir…
2. O Menino Maluquinho | Ziraldo
Com toda certeza um dos melhores livros para jovens, ou para quem quer voltar à juventude na imaginação. Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz.
3. A Ilha do Tesouro | Robert Louis Stevenson
Jim Hawkins é o filho dos proprietários de uma pensão em Bristol, uma cidade litorânea da Inglaterra do século XVIII. O garoto passará a viver diversas aventuras após a chegada de um velho marinheiro, conhecido como Billy Bones. Vários acontecimentos terminam por colocar o jovem Jim num verdadeiro navio pirata e, em seguida, em contato com um valioso tesouro. Nesta obra aparecem os detalhes mais comuns das histórias de piratas, como o mapa do tesouro e o local marcado com um X onde estão as riquezas.
4. Reinações de Narizinho | Monteiro Lobato
Reinações de Narizinho reúne as onze histórias que Moteiro Lobato começou escrevendo em 1920.Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e, claro, Emília, que comanda todas as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve, o Gato Félix, todos ilustres convidados de cada uma das festas. Um dos melhores livros para jovens, crianças e adultos, e criado por um ilustre brasileiro!
Leia também: Aprendendo a ler o Livro Ilustrado
5. Alice no País das Maravilhas | Lewis Carrol
Na obra prima de Lewis Carrol, conhecemos Alice, uma menina muito curiosa que, ao seguir um coelho, conhece o País das Maravilhas. Vivendo entre lagartas falantes, chapeleiros malucos, gatos misteriosos e uma Rainha de Copas com um exército inteiro de cartas de baralho, acompanhamos a jornada de Alice num misto de surpresa e êxtase.
6. Meu Pé de Laranja Lima | José Mauro De Vasconcelos
O menino Zezé, filho de uma família muito pobre, cria um mundo de fantasia para se refugiar de sua dura realidade, conferindo alma a animais e árvores. Assim, um pé de laranja lima se torna seu confidente, a quem o menino conta suas travessuras e suas tristezas. No hostil mundo adulto, ele encontra amparo e afeto em algumas pessoas, sobretudo em Manuel Valadares, o Portuga, que substitui a figura do pai. A vida, porém, lhe ensina tudo cedo demais. A ingenuidade da infância perde-se no precoce aprendizado da dor e da saudade. Um comovente exemplar entre os melhores livros para jovens de todas as idades.
7. O Pequeno Príncipe | Antoine De Saint Exupéry
Talvez o melhor entre os melhores livros para jovens, o Pequeno Príncipe narra o encontro, no deserto do Saara, de um piloto francês, cujo avião sofrera uma pane, com um menino “de cabelos de ouro”.Num longo diálogo, o narrador descobre um pouco da vida do pequeno príncipe, percebe seu olhar infantil sobre a vida e o mundo; o pequeno príncipe, por sua vez, se vê diante de questões da vida dos adultos, e aquele encontro se transforma numa ligação forte, um dependendo do outro, compreendendo a importância que têm todos aqueles que cruzam nossa vida. Esses são apenas alguns dos motivos de por que você deve ler o Pequeno Príncipe.
Para quase todos esses livros você tem acesso ao livro digital ou impresso, basta escolher a opção mais atrativa e mergulhar na leitura. Ah, e se você acha que é muito velho para ainda ser jovem ainda, ouça a música novamente. A resposta está lá: “Existem jovens de oitenta e tantos anos, e também velhos de apenas vinte e seis! Porque velhice, não significa nada! E a juventude volta sempre outra vez!”.