Obs...
leitura
2 min
Sempre que pensamos em um livro infantil, imaginamos junto as ilustrações que compõem a obra. Em um trabalho integrado, ilustrador e autor se juntam na composição do significado e encanto da obra que produzem juntos.
Neste post, vamos te contar qual a importância da ilustração no livro infantil e seu papel em sala de aula. Também abordaremos qual o papel do ilustrador e como trabalhar a ilustração infantil na escola. Confira!
Qual a importância da ilustração no livro infantil?
Já imaginou uma criança interessada por um livro que não tenha nenhuma ilustração ou algum estimulo visual? Não, né? Todos nós, mesmo depois de adultos, carregamos memórias e referências visuais dos livros infantis que lemos quando criança.
Essas referências são moldadas com base no que nos é apresentado na escola, pelos professores (nós já falamos aqui sobre como os professores podem criar leitores independentes, dê uma olhada aqui).
Nos livros infantis, as ilustrações funcionam como uma ferramenta capaz de atrair o público, traduzir uma mensagem e apresentar uma nova visão do que é contado. Formar um leitor visual é de extrema importância para termos uma sociedade crítica, que consiga reconhecer diferenças e que saiba dialogar.
A alfabetização visual fortalece a capacidade de observação e análise da criança, desenvolvendo sua percepção visual e promovendo uma experiência de cor, forma, perspectivas e significados. Em relação ao âmbito literário, a ilustração deixou de ser um elemento complementar passou a ser um elemento necessário.
Qual o papel do ilustrador?
É nesse contexto que surge o papel do ilustrador, que tem a importante tarefa de narrar o texto de forma fluida, mantendo seu significado e administrando de forma inteligente o decorrer do enredo.
Um grande obstáculo para o ilustrador é encontrar uma linguagem gráfica compatível com a do seu receptor potencial. As crianças têm uma capacidade de imaginação e abstração muito maior que um adulto, pois carregam em si menos referências visuais por isso cabe ao ilustrador entender esses processos e trabalhar de forma eficaz desenvolvimento cognitivo e estético perceptivo de seus receptores.