Obs...
leitura
3 min
Primeiramente, especialistas vêm apontando para o fato de que os estímulos recebidos na educação infantil podem ser imprescindíveis para o pleno desenvolvimento cognitivo, emocional e motor da criança ao longo da sua vida. Apontam ainda para a relevância do contato com os livros e do storytelling, prática muito antiga que consiste na narração de histórias visando um objetivo, mesmo para os mais pequenos, que ainda não conhecem as letras e as suas funções. Conheça alguns desses benefícios:
Expansão do repertório cultural
A leitura exige um esforço muito maior que apenas a junção de vogais e consoantes, não é só interpretação de texto, mas sobretudo, dos subtextos e contextos. Leitura é interpretação, compreensão e reflexão dessas dimensões em conjunto.
Portanto, crianças nos anos iniciais da escola, mesmo que ainda não construam as junções das letras e sílabas, têm nos livros os estímulos audiovisuais necessários para o fazer de uma leitura ativa. O que é extremamente importante para a ampliação do seu repertório cultural, uma vez que lugares, ideias, ações e emoções são combinadas e apresentadas para ela. Essas novas dimensões acopladas ao seu imaginário, permitem um desenvolvimento cognitivo mais amplo e complexo.