Obs...
leitura
3 min
Você, certamente já ouviu falar do fenômeno das fake news, ou notícias falsas. Mais do que isso, já deve ter se deparado com amostras desse fenômeno no Facebook, em grupos do WhatsApp, no Twitter, em blogs e em outros canais digitais de comunicação.
A tecnologia é capaz de levar um grande número de informações a uma velocidade muito rápida de um modo sem precedentes. Hoje, uma informação pode atingir pessoas de qualquer lugar do mundo e uma informação que “bomba” na internet pode vir de qualquer pessoa, não é preciso mais ser um repórter de um grande jornal.
Por conta disso, é importante que aconteça o letramento jornalístico nas escolas! Preparar os jovens para o ambiente digital trará muitos benefícios no uso das tecnologias e a evitar a propagação de fake news.
Letramento jornalístico e as fake news
O processo de democratização da mídia tem suas vantagens. Ele dá voz a milhões de pessoas e permite um maior número de vozes nas mídias online. Apesar disso, ele também apresenta pontos de atenção. Um deles é, justamente, o fake news, capaz de causar danos irreparáveis para indivíduos ou mesmo para a sociedade como um todo.
O fenômeno ganhou tamanha dimensão, que muitos especialistas afirmam que estamos vivendo a era dapós-verdade. A era da pós-verdade é descrita no dicionário Oxford como uma época em que: “relatos ou denotação de circunstâncias em que os fatos objetivos são menos influentes na formação da opinião pública do que o que atrai a emoção e a crença pessoal”.
Leia mais: Saiba a importância de trabalhar a leitura de textos jornalísticos em sala de aula!