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Gestão Escolar
Início do Ano Letivo de 2024 na Gestão Escolar

Início do Ano Letivo de 2024 na Gestão Escolar

11 jan 2024
4 min
Post modificado em:
11/1/2024

Confira dicas e orientações práticas para garantir um início tranquilo do ano letivo de 2024 na sua escola!

Boas-vindas ao sucesso: início do ano letivo de 2024 sem contratempos!

Gestor, sua escola já está preparada para acolher a comunidade escolar no início do ano letivo de 2024? Sabemos que o começo do ano é um período crucial para a construção de um clima escolar positivo.

Para tornar esse processo mais leve, no texto de hoje abordaremos:

  • estratégias práticas para garantir uma infraestrutura escolar adequada desde os primeiros dias de aula;
  • o treinamento e motivação da equipe pedagógica;
  • e o estabelecimento de vínculos saudáveis com as famílias dos estudantes.

Continue lendo para iniciar o ano letivo de 2024 com o pé direito!

Como organizar a infraestrutura do prédio para a recepção da comunidade escolar?

Uma das funções da gestão escolar é garantir uma infraestrutura adequada de trabalho e estudo. Para isso, é preciso gerir de modo eficiente os recursos espaciais e materiais da instituição. 

Os questionamentos listados abaixo podem ser um bom guia de proteção à integridade física e emocional de alunos e funcionários antes mesmo do início do ano letivo de 2024. 

Se a sua resposta for “não” a alguma pergunta, utilize-a como um diagnóstico do problema em questão. Depois, una forças aos diferentes setores e atores da escola para contornar a situação o quanto antes.

  • Os ambientes da escola estão todos em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência? É preciso construir ou reformar rampas, estruturar banheiros e/ou melhorar a mobilidade nas salas e espaços de lazer?
  • Os equipamentos tecnológicos (computadores, projetores e sistemas de som) foram novamente testados? É preciso contactar profissionais de TI para efetuar a manutenção desses recursos?
  • O tempo de descolamento entre as salas de aula, quadras, laboratórios, sala dos professores e demais espaços está alinhado com a grade escolar? É preciso alterar o intervalo de tempo entre as aulas na logística de distribuição de horários para assegurar o tempo adequado para refeições, pausas e cuidados com a saúde e a higiene?
  • Há materiais suficientes para suprir todas as demandas do projeto pedagógico da escola? A quantidade de lousas, canetas, giz, carteiras e resmas de papel, por exemplo, é suficiente para ser utilizada por todos os alunos, professores e demais profissionais (como recepcionistas)?
  • Os diversos espaços da escola estão adequadamente limpos e organizados? É preciso contratar ou coordenar profissionais de serviços gerais para garantir esse conforto e bem-estar antes, durante e após as aulas?
  • Há sistemas elétricos, iluminação adequada e sistemas de vigilância bem estruturados para evitar situações de emergência, como incêndio e circulação de pessoas não autorizadas? É viável estabelecer uma parceria com profissionais especializados (como bombeiros) para inspecionar a escola e prestar assistência, se necessário?
  • A escola possui ferramentas de controle de acesso? Há recursos financeiros suficientes para a compra e produção de crachás, livros de visitas e aplicativos digitais de identificação das pessoas que entram e saem da escola?
  • A escola tem um bom controle de fluxo de caixa para contornar eventuais incidentes?  
  • A sala dos professores é um ambiente agradável para discussões, reuniões e descanso nos intervalos das aulas? Há uma boa cafeteira, um filtro de água, mesas e cadeiras confortáveis para planejamento das aulas? E um mural, lousa e post-its para a troca criativa de ideias e cooperação interdisciplinar?

Lembre-se que o planejamento e a prevenção a situações adversas são a chave para garantir o bom início do ano letivo de 2024. 

Mas, afinal, como motivar e tranquilizar a equipe pedagógica ao início dessa jornada árdua de trabalho? Continue lendo para descobrir como fortalecer a confiança e harmonia entre esses profissionais.

Do planejamento à execução: como preparar a equipe para o início do ano letivo de 2024

Em primeiro lugar, é preciso alinhar valores e expectativas de curto, médio e longo prazo. Para atingir esse propósito, cultive um diálogo franco com todos os envolvidos. 

Planejamento com a equipe docente

Redija, antes da primeira reunião de professores, um documento detalhando as datas e horários de aulas, entrega de avaliações e correções, treinamentos e projetos já programados para o ano letivo. 

Se for necessário alterar um desses eventos ou acrescentar uma reunião extraordinária, comunique com antecedência.

Cultura de feedback

Construa, em conjunto, uma cultura de feedback. Comunique como se darão as observações das aulas, critérios para redação de devolutivas, canais de acompanhamento do diário escolar e quais procedimentos devem ser adotados para contornar conflitos. 

Formação docente

Consulte os professores a fim de identificar lacunas do ano anterior e entender suas demandas. Aposte em formações continuadas que propiciem dicas e conhecimentos relevantes para o cotidiano escolar. 

Alguns assuntos que podem ser abordados são a usabilidade de plataformas digitais a serem implementadas e protocolos de reação rápida a situações emergenciais, como manobras e encaminhamentos de primeiros-socorros. 

É preciso que a equipe se sinta segura e informada sobre como proceder não só em termos didáticos, como também em casos de violência ou incêndio, por exemplo.

Ferramentas e recursos 

Combine os meios e espaços físicos e virtuais de diálogo. Mostre, também, as ferramentas a serem utilizadas, como aplicativos de mensagem, plataformas educacionais, e-mails institucionais e diários de classe.

Momentos de escuta ativa

Transpareça, em seus discursos e ações, o respeito e a valorização. Verbalize a importância dessa parceria desde o primeiro dia e coloque-se à disposição para escutar ativamente a equipe sempre que necessário.

Valorização da equipe

Verifique a viabilidade de promover espaços de confraternização e de presentear a equipe com kits personalizados e úteis que remetam à escola. O início do ano letivo de 2024 e o Dia dos Professores são excelentes momentos para isso!

Como bem explica Celso Vasconcellos (2010), pesquisador e autor do livro Coordenação do Trabalho Pedagógico: do projeto político-pedagógico ao cotidiano da sala de aula, gestores escolares competentes e democráticos não atuam como punitivistas ou meros fiscais de professores. E é preciso que a equipe pedagógica esteja ciente de suas atribuições e direitos antes de pisar no chão da sala de aula.

Leia mais: 8 dicas para montar um quadro de horários escolar perfeito

Construindo relações positivas: envolvendo as famílias no início do ano letivo de 2024

Outro ingrediente indispensável para a construção de uma instituição de ensino de excelência é a interação entre família e escola. Para fomentar uma relação saudável entre esses dois atores, a transparência e a comunicação objetiva e didática são fundamentais.

  • Organize uma reunião de boas-vindas para apresentar os professores, discutir as expectativas para o início do ano letivo de 2024, fornecer informações importantes e tirar dúvidas.
  • Compartilhe de, antemão, um calendário escolar contendo as datas e horários de reuniões, avaliações, visitas e eventos comemorativos. Quanto mais cedo as famílias souberem dos dias reservados a saraus literários, feiras de ciências e mostras culturais, maior a probabilidade de se planejarem para comparecerem.
  • Explique quais ferramentas digitais serão adotadas, como serão usadas e quem terá acesso a elas.
  • Mostre-se disponível para atendimentos e conversas sobre o desenvolvimento dos estudantes, seja presencialmente, por telefone ou online. Saber com quais profissionais falar diante de contratempos e incidentes traz paz e tranquilidade às famílias.
  • Mantenha pais e responsáveis a par de ações pedagógicas e inovadoras da escola apostando no marketing digital em um site institucional e redes sociais bem estruturadas. 
  • Antes do início das aulas, obtenha o consentimento explícito das famílias para coletar (ou não) qualquer informação pessoal de crianças e adolescentes. 
  • Planeje as reuniões e eventos de educação parental com base em demandas trazidas pelas famílias no ano anterior e durante a campanha de rematrícula.

Gestor, esperamos que o texto tenha apoiado a sua organização para o início do ano letivo de 2024! Para encantar as famílias nesse novo ano, confira também: 8 fatores que os responsáveis esperam da escola. Até a próxima!

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