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Hoje vamos debater o uso de dados na educação. Como a aprendizagem em leitura é avaliada no país? E como coletar e analisar índices de leitura na escola? Veja:
Qual é a importância do uso de dados na educação?
Em cenários educacionais, a coleta de dados é muito mais do que simples estatística ou uma tarefa burocrática. Os dados, quando analisados e interpretados de maneira eficaz, podem revelar informações importantes sobre o contexto educacional de uma escola, rede, estado ou país.
Os dados possibilitam que governantes, gestores educacionais e professores apurem o olhar sobre a prática educativa como um todo.
Essas informações servem como um norte – podem guiar políticas públicas, ações de secretarias de educação, o planejamento do ano letivo em uma escola e as intervenções e mediações de professores.
Além de respostas sobre avaliação e aprendizagem, os índices e indicativos coletados em uma instituição educacional podem abranger uma miríade de aspectos:
as práticas pedagógicas dos professores;
o engajamento das famílias;
a eficácia da gestão escolar;
a dinâmica do clima escolar;
e muitos outros.
Uma cultura de dados bem estabelecida não busca somente uma análise de resultados, mas a criação de uma sistematização dessas informações. Desse modo, gestores escolares podem encarar os desafios do cotidiano em toda a sua complexidade.
Seja através de questionários, pesquisas, observação, relatórios ou escuta ativa, a sistematização de dados, índices e indicadores pode orientar as práticas educacionais em sua totalidade!
Gestor, agora que já falamos sobre a importância dos dados na educação de modo geral, vamos nos aprofundar em um indicativo muito importante de ser regularmente documentado nos contextos educacionais: os índices de leitura.
Os índices de leitura no país
O letramento é um pilar essencial da vida escolar de qualquer sujeito. Não há dúvida de que práticas de leitura e escrita atravessam a aprendizagem em todas as disciplinas.
A leitura modifica profundamente o cérebro humano, ela é um processo cognitivo de construção de sentidos, permite acesso a uma multiplicidade de informações e, por isso, amplia as nossas experiências sociais e culturais!
Nesse sentido, acompanhar de perto os índices de leitura na educação é de suma importância. Não é à toa que existem diversos sistemas e pesquisas de coleta de dados sobre a prática leitora em nosso país.
Tais pesquisas são ferramentas que podem fornecer uma base sólida para a análise de gestores educacionais, pois oferecem uma visão abrangente e detalhada dos desafios e potencialidades da formação leitora no Brasil.
A seguir, listamos as principais pesquisas que acontecem em nosso país:
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB)
Realizado desde 1990 e aplicado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o SAEB é um conjunto de avaliações que visa realizar um diagnóstico da educação básica brasileira em larga escala, a nível municipal, estadual e nacional.
Aplicado a cada dois anos na rede pública e em uma parcela da rede privada, esse sistema de avaliação explica os índices de aprendizagem a partir de uma série de informações contextuais.
O SAEB nos dá acesso a um panorama geral sobre ensino brasileiro, e oferece subsídios para o monitoramento, elaboração e aprimoramento de políticas públicas educacionais.
Os dados de 2021 demonstram uma realidade preocupante em relação aos índices de leitura e escrita: a nota de proficiência em língua portuguesa dos estudantes do 2º ano do fundamental, etapa inicial de alfabetização, caiu de 750 (2019) para 725,5 pontos.
Estudo Internacional de Progresso em Leitura (PIRLS)
O PIRLS é uma iniciativa realizada a cada 5 anos. Conduzido pela IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement), esse estudo busca avaliar as habilidades de leitura de estudantes do 4º ano do ensino fundamental.
A primeira edição que o Brasil participou foi a do ano de 2021. A pesquisa foi aplicada em uma amostra de escolas públicas e privadas do país, e os dados recolhidos ajudaram a mapear a situação de leitura em nosso território nacional.
O estudo busca contemplar dois eixos: a experiência literária e a aquisição e uso da informação. Para a análise dos resultados, consideram-se também fatores culturais e sociais que podem influenciar o desempenho de leitura dos estudantes.
De acordo com o Nexo Jornal, os resultados do último PIRLS apontam que a aprendizagem em leitura escancara muitas desigualdades sociais no Brasil.
Retratos da Leitura no Brasil
Desenvolvida pelo IPL (Instituto Pró-Livro), a Retratos da Leitura no Brasil é a única pesquisa nacional que visa avaliar o comportamento leitor do brasileiro. De acordo com a pesquisa, o brasileiro lê, em média, apenas 2 livros completos por ano.
A partir de uma metodologia própria, o IPL proporciona um amplo diagnóstico. A pesquisa busca conhecer o perfil leitor e hábitos de leitura de crianças, jovens e adultos; avalia os resultados de políticas públicas, investimentos e programas voltados à formação leitora.
A cada edição, a Retratos da Leitura amplia o escopo de seu estudo: avalia novas tendências e leituras em diferentes suportes, a leitura digital, a leitura literária e o consumo de livros.
Em 2019, com o objetivo de avaliar o impacto das bibliotecas na educação, a pesquisa foi realizada com bibliotecas de instituições da educação básica.