Obs...
leitura
2 min
No Brasil, 44% das pessoas não cultivam o hábito de ler, segundo constatou a quarta edição da pesquisa Retratos da Leitura — realizada pelo Ibope, a pedido do Instituto Pró-Livro. A análise dos resultados mostra que 28% das pessoas não leem simplesmente pela falta de prazer nessa atividade. Ao passo que 20% não aprendeu a fazer isso.
Além da escola, reverter este cenário também é uma responsabilidade dos pais, que devem oferecer incentivo à leitura desde a infância. Afinal, essa é uma prática que estimula a imaginação e a criatividade, além de enriquecer o vocabulário. A seguir, veja como você pode ajudar a formar leitores proficientes.
Dê o exemplo
É sabido que crianças pequenas mantém o costume de reproduzir, no ambiente social, os comportamentos que aprendem em casa. Logo, se você deseja que seu filho se torne um leitor, precisa dar o exemplo. Leia para a criança e com ela!
Nesse contexto, podem ser criados momentos de leitura em família, nos quais cada pessoa lê o seu próprio conteúdo — seja um livro, um jornal uma tira em quadrinhos, etc. A criança deve ler publicações compatíveis com a faixa etária, mas não há nenhum problema que todos compartilhem informações e experiências sobre o que estão lendo.
Visite livrarias e bibliotecas
Para incentivar a leitura, o ideal é que você frequente ambientes como livrarias e bibliotecas. Assim, faça esse passeio com frequência e sem pressa: permita que os pequenos conheçam as diferentes seções.
Se eles tiverem idade para isso, é válido permitir que o grupo se separe para que cada um procure por temas de seu interesse. Especialmente no caso de livrarias, é válido o lembrete de que algumas possuem um ambiente especialmente decorado para que as crianças fiquem à vontade, com pufes e outros elementos que remetem ao universo infantil.