Obs...
gestao-escolar
3 min
Aqui você vai conhecer cinco atitudes para ser um gestor inovador na sua escola. Vai encontrar também as habilidades necessárias para executá-las e os meios para ficar antenado no mundo da gestão e da inovação.
Como ser um gestor escolar inovador na escola?
Cometemos um erro muito comum quando pensamos em inovação. Tendemos a achar que é uma descoberta solitária, revolucionária e, ao ser executada pela primeira vez, será como mágica, perfeita, sem falhas.
Mas, gestor, já pensou que as grandes descobertas da ciência são feitas através de equipes muito comprometidas dedicadas em processos a longo prazo?
Temos uma notícia: assim também é com a gestão escolar! Por isso, veja abaixo os processos que precisam ser iniciados para transformar-se em um gestor inovador na escola, de acordo com especialistas do Programa Formar (Fundação Lemann).
5 atitudes de um gestor inovador
Para ajudar, destacamos no post algumas das principais atitudes que formam um gestor escolar inovador.
1 - Manter a coerência
Primeiro, é necessário identificar necessidades de inovação e melhoria na sua escola, de modo que sejam consistentes com a visão e os valores da instituição e estejam alinhados aos resultados de aprendizagem dos estudantes.
2 - Refletir sobre cada ação
Sabemos que a reflexão na ação é um dos princípios da prática pedagógica.
Sair do modo automático, refletir com cuidado sobre os processos e as dinâmicas do dia a dia da escola, pode trazer perspectivas e insights importantes do que precisa ser aprimorado.
3 - Olhar atento para as práticas docentes
Embora seja comum atribuir toda a responsabilidade do processo de ensino e aprendizagem à ação dos docentes, não podemos perder de vista que a gestão escolar também impacta significativamente na aprendizagem dos alunos. É o que mostram pesquisas recentes.
Faz parte das atribuições de um gestor inovador na escola, não apenas as decisões administrativas e financeiras, mas também um olhar atento para as práticas pedagógicas docentes.
Isto significa uma postura de reflexão dos processos educativos estabelecidos na sala de aula em conjunto com os educadores.
4 - Trabalho em equipe
Como vimos, o processo de inovação não é solitário, por isso, é indispensável envolver diferentes atores nas mudanças e desafios que se deseja encarar. Um gestor inovador na escola vai adicionar novos olhares para seus projetos e exercer uma liderança colaborativa.
5 - Correr riscos
O gestor inovador na escola adota uma postura de melhoria contínua e assume um compromisso com a mudança.
Desse modo, o erro é visto como parte do processo, pois é o que fará com que os atores envolvidos na busca pela inovação possam compartilhar, repensar suas práticas e criar ideias.