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No post de hoje falaremos sobre a atuação da gestão pedagógica no cotidiano da escola, considerando os seus principais atores e atribuições. Confira:
O que é a gestão pedagógica?
Em 1996, a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional regulamentou os princípios de uma gestão democrática. Nessa legislação, ficou estabelecido que um dos pilares é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
Portanto, educadores e educadoras são atores fundamentais na gestão. Eles são os principais responsáveis pelo aspecto pedagógico de uma escola, podendo ocupar os seguintes cargos:
Diretor: responsável pela gestão geral da escola, incluindo a gestão pedagógica, financeira e administrativa;
Coordenador pedagógico: coordena todo o trabalho pedagógico da escola, orientando a elaboração do currículo, entre outras ações educacionais;
Supervisor pedagógico: supervisiona a atuação dos professores, garantindo que as atividades desenvolvidas estejam alinhadas aos objetivos pedagógicos do currículo escolar;
Orientador educacional: orienta os estudantes, ajudando-os a definir e alcançar os seus objetivos pessoais;
Professores: planejam e mediam as aulas, os projetos e as atividades.
A gestão pedagógica preza a coletividade. Portanto, é o conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade do ensino.
A equipe pedagógica, liderada por um gestor, é a responsável pelo plano político pedagógico da escola. Além do cumprimento da sua missão educativa e pela formação integral dos estudantes.
Quais são os principais pilares da gestão pedagógica?
O aspecto pedagógico da gestão escolar envolve diversas frentes de atuação. A seguir, listamos alguns dos principais pilares do trabalho da gestão pedagógica escolar:
1 - O currículo
O currículo deve ser construído em parceria com a equipe docente. Ele deverá contemplar, de forma personalizada, as competências e habilidades descritas na BNCC e demais diretrizes regionais. Esse é um documento que deve ser constantemente atualizado para atender as necessidades da comunidade escolar.
Na elaboração do currículo escolar, a equipe pedagógica deve, entre outras ações:
Conhecer a cultura, o contexto e a história da região da escola, assim como os documentos e legislações educacionais locais;
Definir os objetivos, competências e habilidades que serão desenvolvidos em cada ano escolar;
Considerar as especificidades do corpo docente, discente, garantindo a inclusão e acessibilidade na aprendizagem;
Garantir a inter/transdisciplinaridade a partir do desenvolvimento de projetos integrando diferentes áreas do conhecimento;
Oferecer atividades extracurriculares, como aulas relacionadas às artes e aos esportes, de modo a complementar o currículo padrão;
2 - O trabalho docente
Sabemos que nada seria da escola sem os seus professores e professoras! Por isso, é indispensável que o corpo docente seja valorizado e contribua ativamente para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem. Logo, garantir a formação continuada é essencial! Nesse sentido, a gestão pedagógica deverá:
Incentivar a colaboração e troca de experiências entre os docentes;
Acompanhar e avaliar o desempenho dos professores de modo que aprimorem as suas práticas;
Oportunizar a formação continuada dos professores através da organização de cursos, palestras e demais encontros formativos;
Valorizar a prática docente e a saúde mental de educadores, com espaços abertos para o diálogo e escuta ativa;
Garantir autonomia pedagógica, recursos materiais e condições de trabalho adequadas;