Gestão EscolarEntenda como um acervo virtual facilita o dia a dia escolar

22 de abril de 2016

O universo digital tem proporcionado muitos avanços e melhorias no cotidiano do ensino. Um acervo virtual é um bom exemplo desses benefícios que a informática trouxe para agilizar a disseminação do conhecimento e contribuir para aproximar aluno e escola. Afinal, quem não quer um bom livro sempre à mão? Um acervo desse tipo pode ser...

O universo digital tem proporcionado muitos avanços e melhorias no cotidiano do ensino. Um acervo virtual é um bom exemplo desses benefícios que a informática trouxe para agilizar a disseminação do conhecimento e contribuir para aproximar aluno e escola. Afinal, quem não quer um bom livro sempre à mão?

Um acervo desse tipo pode ser útil não somente para informatizar as bibliotecas e com isso garantir que preciosidades literárias estejam protegidas da ação do tempo. Outras vantagens ligadas ao dinamismo do acesso ao livro são enriquecedoras do processo de aprendizagem.

Incentivo à leitura

O sonho de todo professor é ver seu aluno lendo com interesse e buscando informações além daquilo que é dado em sala de aula. Para ampliar essa motivação, o acervo virtual é uma forma de armazenar títulos de forma bem mais econômica do que em uma biblioteca real. Além disso, ele poder ser acessado por qualquer plataforma digital em qualquer hora do dia.

Imagine poder sugerir a leitura complementar de um livro e ele estar disponível no acervo digital da escola para ser acessado de casa, sem custo, nos momentos dedicados ao estudo! Temos aí um ganho que poderá trazer mais dinamismo e vontade de aprender ao aluno.

Muitos livros digitais são enriquecidos com imagens e vídeos que utilizam o meio digital para fornecer conteúdos extras, agregando valor e cativando os que se dedicam à leitura. São diferentes formatos de informação disponíveis a um número infinito de internautas sem a necessidade de aguardar dias por uma reserva de livro.

Gerações adaptadas

A chegada de gerações totalmente adaptadas ao meio virtual em escolas ainda não estão totalmente informatizadas, pode representar uma grande dificuldade para as pessoas se habituarem ao ambiente. Um acervo virtual vasto é uma forma de cativar o aluno, que navega com facilidade no mundo da informática, e que se sentirá em casa ao poder aprender através das ferramentas que já utiliza no seu cotidiano.

É preciso ressaltar que a possibilidade do aluno contribuir com novos títulos digitalizados para enriquecer a biblioteca virtual de sua escola ajuda a fazer deste ambiente algo importante no cotidiano dessa criança ou jovem. Isso garante pontos na formação de um cidadão mais completo e capaz de entender o valor da leitura por toda a vida.

Facilidades do acervo virtual

Entre as facilidades de possuir um acervo virtual estão o ganho para a prática da docência. Afinal, ter a seu favor uma tecnologia, que torne o momento da aula algo dinâmico, é muito bem-vinda quando se trata de gerações de alunos cada vez mais dispersos entre tantas telas.

Outra facilidade se encontra na possibilidade de criação de um acervo virtual com audiolivros e livros em braile, que atendam à acessibilidade tão valorizada atualmente. Assim, combina-se o ideal do valor da leitura ao de uma escola inclusiva, que não deixa de fornecer oportunidade de conhecimento em todas as formas disponíveis.

Viu como o acervo virtual facilita o dia a dia escolar e ainda ajuda no acesso a um material rico e de qualidade? Gostaríamos de ouvir a sua opinião, você já teve alguma experiência nesta área? Não deixe de compartilhar sua história nos comentários.

Compartilhe nas redes:

Leitura transforma

Siga a Árvore nas redes sociais /leianaarvore

   

Copyright © 2021 Árvore. Todos os direitos reservados.

Compartilhe nas redes: