Obs...
gestao-escolar
4 min
Como anda a interação com as famílias na sua escola? Hoje vamos discutir a participação da família na vida escolar e dar dicas para potencializá-la. Confira:
Participação da família na escola: como definir?
Todos sabemos o quanto a escola é importante na nossa história! Passamos entre seus corredores e salas de aula uma parte significativa das nossas vidas.
Ela é uma comunidade, feita de educadores, gestores, estudantes e famílias. Para que a escola deixe o melhor legado possível, é preciso que todos esses agentes estejam conectados e integrados.
A família é, sem dúvida, um dos agentes mais importantes! Ela é uma ponte que conecta a vida cotidiana fora da escola com as experiências da vida escolar.
Para a família, participar da escola não deve ser só escolher a escola para os filhos, pagar a mensalidade e acompanhar o boletim de notas, por exemplo.
A participação ideal passa por estar presente nas atividades coletivas e nos eventos importantes da comunidade escolar, quando possível. E, principalmente, significa apoiar o desenvolvimento de cada criança e adolescente em casa, com inspirações positivas em torno das vivências da escola.
Desafios na participação da família na escola
A falta de participação dos pais na escola é uma realidade comum no país. Diante da diversidade de famílias e contextos, ainda tem sido um grande desafio garantir essa proximidade.
Gestores e educadores vivem esse desafio na prática e tentam encontrar soluções para diminuir essa distância e ampliar a interação família-escola.
Geralmente, as famílias tendem a diminuir a participação nas atividades escolares de seus filhos à medida que eles vão crescendo.
Mudar essa cultura é um processo longo. E um dos desafios frequentes é o de estimular a participação mais ativa da família até o final da educação regular.
E um detalhe muito importante: a família precisa enxergar a escola como parceira na formação da criança e do adolescente. Não deve haver uma relação de clientela, e sim um respeito genuíno pelo trabalho de gestores e educadores.
É uma via de mão dupla e o diálogo precisa estar presente! É preciso afeto, compromisso, trocas honestas e respeitosas.
Qual a importância da participação da família na escola?
Contar com a participação da família na escola é importante para que cada estudante possa valorizar e criar uma conexão positiva com a aprendizagem, com os professores e vivências escolares.
Há muitas pesquisas acadêmicas sobre a importância da interação família-escola e sobre como essa participação é relevante para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Escola e família juntos são mais fortes para superar os desafios!
Quando a família está próxima, muitos podem ser os benefícios! Sua proximidade ajuda na consolidação de aprendizagens e na valorização do ato de aprender. Além de ajudar no fortalecimento da autoestima estudantil e na construção de laços de confiança.
A participação da família na escola também é importante para educadores e gestores. Afinal, eles podem contar com mais apoio para consolidar o trabalho pedagógico no dia a dia em sala de aula.
Como promover a participação da família na escola?
O que fazer para incentivar a participação das famílias no cotidiano escolar? Como a gestão pode potencializar a conexão escola-família de forma concreta?
Gestor, confira algumas dicas que podem ajudar a fortalecer essa relação:
Incentive a participação nas reuniões e eventos na escola
A família precisa também circular pelo chão da escola! Isso inclui certa regularidade de participação em reuniões e outras atividades, na maioria das vezes, presenciais.
Além da reunião de pais, eventos como plantão pedagógico, feiras de ciências, mostras culturais, festas especiais dedicadas às mães, entre outras, dependem diretamente da participação da família na escola. Isso precisa ser evidenciado em todas as oportunidades de contato com os cuidadores.
Para incentivar a presença de familiares, a gestão pode criar um calendário escolar com as datas dos eventos mais importantes. Esse calendário deve ser compartilhado previamente com os responsáveis.
O ideal é compartilhar datas de reuniões, plantões e festas da escola com todas as famílias desde o início do ano escolar. Assim, as famílias já conseguem reservar as datas na agenda e a participação será mais assídua.
Com a rotina de compromissos de trabalho, pode ficar difícil para algumas famílias comparecerem aos principais eventos da escola, caso não sejam marcados previamente.
Gestor, converse com os cuidadores sobre a importância de reservar essas datas desde cedo!