Obs...
gestao-escolar
4 min
Gestor, como anda a participação das famílias na sua escola? No texto de hoje, listamos os principais benefícios da escola e família juntos na aprendizagem. Confira a seguir:
A importância da integração entre família e escola
O estudo "Interação escola-família: subsídios para práticas escolares", realizado pelo Ministério da Educação em parceria com a UNESCO, fala sobre essa importância. Ele aponta que os resultados de aprendizagem são diretamente impactados pelo apoio que a escola recebe dos familiares.
A escola e família juntos possibilitam
“(...) a recuperação da singularidade do aluno visto no seu contexto mais amplo. (...) quando a escola melhora seu conhecimento e compreensão sobre os alunos, sua capacidade de comunicação e adequação das estratégias didáticas aumenta e, em consequência, aumentam as chances de um trabalho escolar bem-sucedido.”
E como essa colaboração entre família e escola pode potencializar o processo de aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos? Quais são os benefícios e impactos dessa parceria? Confira a seguir porque é muito importante essa parceria!
8 benefícios da escola e família juntos na aprendizagem
Confira agora oito benefícios que a integração entre família e escola pode proporcionar:
1 - Os educadores têm uma maior compreensão do contexto do estudante:
Como apontamos na introdução, escola e família caminhando juntos possibilitam um maior entendimento do contexto cultural, socioeconômico e subjetivo do estudante. Esse entendimento facilita o trabalho do professor no dia a dia, que poderá pensar em trilhas de aprendizagem mais personalizadas.
Para a escola alcançar esse benefício, estabelecer um diálogo aberto com a família é fundamental! A escuta ativa é o melhor caminho para conhecer melhor a história e os valores compartilhados de cada família.
Além das interações presenciais, gestores também podem aplicar questionários e entrevistas pontuais e online. Eles irão servir para mapear as expectativas e realidades dos responsáveis, alunos e demais familiares.
2 - O estudante melhora o desempenho acadêmico:
Escola e família juntos impactam positivamente o progresso dos estudantes no desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas e no domínio dos conteúdos curriculares.
Isso acontece quando a escola e a família mantém uma comunicação regular. Ou seja, uma comunicação com trocas constantes sobre o progresso dos estudantes e seus objetivos de aprendizagem.
Envolver as famílias nas atividades e tarefas de casa é primordial! Por isso, gestor, garanta que sua equipe pedagógica esteja disponível para oferecer orientações e dicas de mediação para cuidadores e responsáveis.
Afinal, a participação dos pais na vida escolar de seus filhos pode fazer com que a aprendizagem seja muito mais significativa.
3 - Os estudantes desenvolvem melhor as suas habilidades de estudo:
Quando a família e a escola unem forças, os estudantes podem desenvolver melhor a suas habilidades de estudo. Ou seja, suas estratégias e técnicas para aprender melhor, como a gestão de tempo, planejamento de tarefas, etc.
Gestor, para alcançar esse benefício, vale encorajar os responsáveis a compartilharem os seus próprios métodos de estudo com os estudantes. Assim como orientá-los sobre a importância de manter uma rotina estabelecida e organizada.