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A sua instituição de ensino já adota ferramentas de marketing escolar para potencializar seus resultados? Devido à crise financeira que o país enfrenta e à grande migração de alunos para o ensino público, muitas escolas particulares têm apostado nesses recursos para aperfeiçoarem suas ações e não perderem seu espaço no mercado.
Marketing digital, marketing de conteúdo e marketing de relacionamento são exemplos de estratégias importantes adotadas por diversas instituições de ensino. Por meio delas é possível expandir o alcance da escola, atrair e fidelizar alunos, interagir com estudantes, pais e professores, além de estreitar o relacionamento com eles.
Caso você ainda não tenha certeza da necessidade de adotar uma ferramenta de marketing escolar, confira agora cinco benefícios desse recurso tecnológico.
1. Tomada de decisões baseada em evidências
Ferramentas de marketing educacional entregam informações inteligentes e concretas, conferindo mais segurança para a tomada de decisões e possibilitando também a evolução pedagógica e estratégica da escola.
Além da entrega de informações confiáveis e atuais — sejam elas públicas ou mantidas no banco de dados da própria instituição —, com essas ferramentas a escola terá amplo acesso a uma série de indicadores para mensurar dados importantes para tomar as medidas necessárias em diferentes situações.
É possível, por exemplo, determinar quantos alunos foram perdidos para determinada instituição, fazer análises criteriosas de retorno sobre o investimento (ROI) etc.
2. Melhor aproveitamento do tempo e recursos
A economia de tempo é outra vantagem que as ferramentas de marketing escolar proporcionam. Com a automação de algumas atividades manuais da rotina, ocorre uma aceleração de todo o processo e poupa-se trabalho desnecessário, investimento financeiro e empenho da equipe.
Dessa forma, a instituição de ensino pode redirecionar esses recursos — financeiro e mão de obra — para a implementação de ações mais importantes, como a captação e a retenção de alunos.
3. Redução de custos
Otimizar custos e reduzir gastos são consequências naturais ao adotar recursos tecnológicos na educação, devido aos insights precisos que são oferecidos. Ou seja, o planejamento baseado em evidências favorece investimentos certeiros e, por conseguinte, melhores rendimentos.
Resumidamente, isso acontece porque a escola não trabalhará mais com especulações, mas com dados reais. Então, ela poderá, por exemplo, promover anúncios publicitários em bairros onde residem alunos dentro do perfil que deseja alcançar, reduzindo as chances de alocar essas campanhas em regiões onde não há muitas pessoas em idade escolar.
4. Fortalecimento do relacionamento com os alunos
Desenvolver um relacionamento positivo com os estudantes deveria ser sempre um dos objetivos de todas as instituições de ensino particulares, dado que, geralmente, o aluno tende a optar por estudar em uma escola com a qual se identifique e onde se sinta acolhido.
Com ferramentas de marketing, no entanto, é possível conhecer intimamente o perfil desse aluno para que sejam adotadas estratégias no intuito de fidelizá-lo e motivá-lo a ficar na instituição, bem como fazer com que esse estudante possa indicar a escola para outras pessoas.
5. Maximização dos resultados da escola
Ao conhecer bem o seu público-alvo, as chances de acertar na concepção de ações para a captação de novos alunos são maiores e melhores. Isto é, por meio de ferramentas de marketing, a escola passa a ter uma visão mais completa do seu potencial, o que lhe permite melhorar continuamente e maximizar os seus resultados.
Enfim, ferramentas de marketing são alternativas perfeitas para garantir o sucesso da sua instituição de ensino em tempos difíceis. Elas não só ajudarão a conquistar novos alunos como também manterão os que já estão matriculados e darão condições para que a sua escola sempre tome as decisões certas.
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