Checklist da escola segura: como a gestão promove saúde mental
Baixe agora!
Blog da Árvore
Leitura
Desafios para 2017: como incentivar a leitura infantil?

Desafios para 2017: como incentivar a leitura infantil?

2017-03-07
Post modificado em:

Ler é uma importante ferramenta de aprendizado. Como professor, com certeza você possui ciência disso. Porém, parece que, nos últimos anos, as crianças vêm deixando o hábito da leitura de livros de lado. Seja por jogos, pelo celular ou outros meios, eles vêm buscado mais informações nas redes. Nesses momentos, muitos se perguntam: como incentivar a leitura infantil?Por isso, aqui vão algumas dicas para você, professor ou professora, que quer entusiasmar seus alunos à prática de ler. Continue conosco e saiba mais!

Mostre a leitura como diversão

Se até os adultos fogem de coisas chatas, imagine as crianças! Principalmente para os pequenos, devemos mostrar os lados divertidos das tarefas e rotinas, para que eles se interessem. Com a leitura não é diferente.Vale apostar em livros ilustrados, que venham com personagens destacados, brincadeiras pós-leitura inspiradas na história e muito mais. Ações como essas despertarão a curiosidade deles, que podem passar a procurar histórias sozinhos, caminhando para tornarem-se leitores independentes.

Busque variedade para o acervo da escola

Para criar um interesse na leitura ainda maior, é necessário que você se empenhe em mostrar como o mundo literário é vasto: HQ’s, romances, dramas, sci-fi, entre outros. Existem livros de todos os tipos, para todas as idades. Traga leituras novas para os seus alunos, tentando seguir um pouco o gosto deles — mas também buscando fazê-los se interessar por coisas novas.

Visite bibliotecas com os alunos

Para que eles possam descobrir livros novos por si mesmos, é interessante levá-los a passeios por diferentes bibliotecas, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. Atue como um guia e mostre opções de livros para que elas possam ler. Ver as principais escolhas dos pequenos pode te ajudar a ter uma noção do que gostam e fazer uma análise qualitativa desse interesse.

Respeite a faixa etária das crianças

Claro que não se pode dar um livro do Machado de Assis para uma criança de 5 anos ler — com exceções. Por isso, respeite a idade dos seus alunos e pense bem em quais livros usar em sala e quais indicar.Respeite o tempo e estilo de cada aluno, mas também tente, aos poucos, tirá-los da zona de conforto, para que eles possam se interessar por novas leituras e expandir seus horizontes e opções. É importante ensinar coisas como a concentração na leitura, além de instigar o pensamento crítico: em qualquer idade é possível fazer isso.

Use a tecnologia ao seu favor

Contrário ao que muitos pensam, a tecnologia pode contribuir — e muito — para o hábito de leitura. Ao se saber melhor como utilizar a tecnologia em sala de aula, o maior medo que os professores sentem ao usar eletrônicos, some.E que medo é esse? Distração. Saiba que, ao serem utilizadas da maneira correta, as tecnologias podem tornar a leitura até mais eficiente! Seja para se encontrar novos livros, para encontrar os que não se acham facilmente no formato impresso, ou para pesquisas e leitura de e-books. Não tenha medo de usá-la ao seu favor!Gostou do nosso conteúdo sobre como incentivar a leitura infantil? Então compartilhe nas suas redes sociais, para que mais pessoas possam ajudar a criar novos leitores!

No items found.

Baixe o Guia Definitivo da Gestão Escolar!

Tenha acesso a dicas, materiais e conteúdos práticos para tornar o dia a dia da gestão escolar mais simplificado. É gratuito!

Preencha o formulário ao lado e receba o material no seu e-mail.

Formulário enviado com sucesso!
Erro! Por favor, tente novamente.

Você pode gostar também

Leitura

Como escolher o livro ideal para os meus alunos?

Se você quer dicas para selecionar os livros com os quais irá trabalhar com seus alunos, veio ao lugar certo! Confira nossas dicas!

Continuar
Leitura

Conceição Evaristo e Daniel Munduruku: dicas de leitura

Quais os melhores livros para ler? Podem ser muitos e em diversas formas. Conceição Evaristo e Daniel Munduruku deixam suas impressões!

Continuar