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A campanha de rematrícula traz, anualmente, um dos principais desafios para as instituições de ensino: a retenção dos alunos. Manter o número de renovações de matrículas em níveis elevados ano após ano é importante não só para a saúde financeira da escola, mas também para proporcionar educação integral aos estudantes.
Continue a leitura deste artigo para conhecer cinco dicas que ajudam a reter os alunos e saiba como fazer da tecnologia uma aliada nessa missão. Vem com a gente!
Retenção de alunos e evasão escolar: quais os desafios para a gestão escolar?
Manter uma boa taxa de retenção de alunos é importante não apenas durante a campanha de matrículas, mas para a manutenção da escola e para todo o trabalho desenvolvido por seus colaboradores. Por isso, acompanhar a jornada do estudante, do início ao fim, é um dos principais objetivos dos colégios.
No entanto, nem sempre os alunos permanecem por todo o ciclo escolar na mesma instituição de ensino, seja por mudança de residência, por questões financeiras ou por outras razões. A questão é: como evitar o aumento da taxa de evasão escolar por esses outros motivos?
O primeiro passo para entender por quais desafios sua instituição pode estar passando é buscar conhecer as razões que levam as famílias a deixarem sua escola. As motivações são apenas contingenciais ou há alguma reclamação específica?
Um exemplo: se muitas famílias deixam a escola se queixando das instalações e das salas de aula, vale a pena se planejar para reformar espaços ou aprimorar equipamentos.
Quais são as vantagens de investir na retenção de alunos
Ao investir na retenção de alunos, é possível entender os motivos e reverter o quadro da evasão escolar, além de compreender quais são as principais demandas da sua comunidade escolar. Confira outras vantagens desse processo:
melhora o desenvolvimento dos estudantes;
estimula o crescimento da escola;
aumenta o envolvimento das famílias;
incentiva a relação entre alunos e professores;
permite que os estudantes se desenvolvam conforme o projeto político pedagógico da instituição de ensino.
Como resultado, você terá informações necessárias para mapear ações simples, como ajustes de estrutura ou horários, ou complexas, como as que envolvem a reorganização do planejamento didático ou do Projeto Político Pedagógico da escola.
Direcionar um olhar atento às necessidades das famílias e dos alunos os mantêm satisfeitos e, naturalmente, inseridos na sua escola. Para entender aquilo que pode ser acolhido e dar a todos o sentimento de escuta e pertencimento, você pode realizar uma pesquisa entre as famílias ou mesmo entrevistar seus alunos.
5 dicas práticas para melhorar a retenção de aluno na sua escola
Agora que você já entendeu a importância de reter alunos, chegou o momento de saber como realizar tudo isso na prática. Confira:
1. Mapeie as principais dores das famílias e dos alunos
Além de ser preciso investigar os motivos que fazem os alunos deixarem sua escola, é importante que esse monitoramento seja constante e inclua todas as pessoas ligadas ao assunto.
Dessa forma, você irá entender o que as famílias buscam na hora de confiar seus filhos à uma instituição de ensino e poderá mapear qualquer coisa que afete o rendimento escolar dos estudantes.
Monte pesquisas utilizando o Formulários Google e as envie por e-mail ou notificação. Você também pode entrevistar pais e alunos para mapear as opiniões de forma mais qualitativa.
Depois de coletar as respostas, analise as repetições e aquilo que aparece de forma mais frequente entre as principais dores de famílias e alunos.
Leia também: 5 dicas de como aplicar a gestão democrática na escola
2. Encontre soluções possíveis
Depois de mapear as dores, faça um levantamento do que pode ser solucionado, incluindo questões como infraestrutura, problemas financeiros ou atividades pedagógicas relacionadas ao planejamento escolar.
Para isso, encontre os principais desafios da sua escola, ou seja, os que foram mais citados nas pesquisas e divida-os entre o que pode ser resolvido a curto, médio e longo prazo.
Dessa forma, você consegue estabelecer um calendário de ações e mostrar para pais e responsáveis que sua escola está atenta às demandas, além de ter um planejamento para resolver essas e outras questões.
3. Mostre-se disponível para negociar possíveis pendências financeiras
Além de se questionar sobre como atrair alunos para escola, o bom gestor educacional também deve se perguntar sobre o que faz um aluno sair de uma instituição. Como dito anteriormente, as dificuldades financeiras são um dos motivos que levam à transferência escolar. Uma alternativa para reverter esse quadro é a negociação de pagamentos em aberto e suas formas de pagamento.
Caso seja possível, ajuste valores de mensalidade e taxas para que pais e responsáveis consigam desenvolver planos para manter um aluno matriculado na sua escola e, além disso, evitar a inadimplência.
4. Tenha um bom relacionamento com toda a comunidade escolar
Ter uma verdadeira comunidade escolar é valioso e importante para sua escola, sendo uma ótima forma de receber as famílias e os alunos na sua instituição.
Portanto, mantenha um ótimo relacionamento com responsáveis, alunos e toda sua equipe. Ao criar uma cultura própria da sua escola e repassar isso para os demais, você estará criando uma verdadeira comunidade, que compartilha valores, afetos e experiências.
Para isso, vá além da escuta ativa: tenha ações que mostrem o carinho e o cuidado que sua escola tem por cada um. Essas ações podem ser reuniões, encontros, rodas de conversa, eventos festivos, comunicados e cartas.
5. Invista em inovação e tecnologia
As famílias também buscam escolas que estejam antenadas às tendências e invistam em inovação para preparar o aluno para o futuro. Um diferencial das instituições pode ser oferecer um ótimo material e uma base para a educação midiática e tecnológica.
Portanto, nossa dica de ouro é: invista em inovação e tecnologia! Isso mostra para pais e responsáveis que a instituição consegue desenvolver, nos estudantes, as habilidades necessárias para seu futuro. Além disso, também é uma boa oportunidade para investir em marketing educacional para atrair mais alunos, destacando sua escola no mercado.
Assista também nosso Webinar: Como as ferramentas digitais podem ajudar sua escola no período de rematrícula.
Além disso, as tecnologias também permitem o acompanhamento e o registro contínuos do progresso dos alunos, oferecendo relatórios, atividades e diversos materiais que você pode mostrar às famílias. Assim, os responsáveis também conseguem acompanhar esse desenvolvimento.
Para isso, busque soluções e tecnologias educacionais que realmente funcionem na sua instituição. Identifique oportunidades e setores que mais precisam de inovação.
Por exemplo: se você está tendo dificuldades para desenvolver o projeto de leitura da sua escola, que tal contar com o apoio da tecnologia para a promoção de novos leitores?
Ouça também o episódio do nosso podcast Plantando Histórias: Projetos de inovação e tecnologia na educação, com Débora Garofalo.
Se você achou este conteúdo sobre retenção de alunos e atração de novos estudantes útil, leia também nosso artigo que mostra como garantir o sucesso da sua escola no período de rematrícula!