Obs...
leitura
5 minutos
Ser um leitor proficiente, crítico e curioso nos possibilita uma melhor comunicação oral, escrita e permite que os nossos textos cheguem com mais clareza para o nosso interlocutor. Portanto, ler mais no nosso cotidiano também ajudará educadores e alunos a desenvolverem todas estas habilidades.
A competência leitora, que se inicia até antes do processo de alfabetização, pode e deve ser ampliada durante toda a vida. Ler mais nos oferece a capacidade de estabelecer relações entre os diferentes textos e assuntos, nos posicionar diante dos fatos e opinar com base em argumentos.
Assim, passear pelos mais diversos gêneros textuais nos deixa mais antenados e nos leva para um caminho mais cuidadoso e respeitoso com as diferentes formas de linguagem, o que afeta nossa vida pessoal, escolar e profissional. Investir nas habilidades de leitura nos prepara para viver a vida na escola, na universidade e no trabalho.
Comece a ler mais hoje!
E o melhor de tudo: nunca é tarde para começar a ler mais. Dessa maneira, se não tivemos a oportunidade desse investimento nas habilidade de leitura antes, podemos fazer isso já! O comportamento leitor curioso e atento pode e deve acontecer a qualquer momento e perdurar por toda a vida. Sempre é hora de entender o que mais gostamos de ler, os nossos autores preferidos, se gostamos mais de poesia, romance ou biografias.
Além disso, investigar se gostamos mais do estilo daquele ou desse jornalista e começar a perseguir as melhores crônicas e tirinhas! Por fim, buscar os autores que mais nos ajudam a aprimorar a nossa capacidade técnica nos ambientes profissionais também pode ser uma ótima saída.
Confira estratégias para ler mais e aprimorar o comportamento leitor:
De olho nos seus gostos
Comece lendo o gênero que mais gosta, no estilo que mais lhe agrada, com os autores que o deixam mais curioso. Além disso, no campo profissional, descubra quem são os especialistas que escrevem sobre a sua área e com quem você se identifica.
Para ler mais no campo literário:
Se pensar no universo literário, escolha o gênero ou tema que você mais gosta e convide alguém para ler com você. Desta maneira, conversar sobre as impressões de uma obra ou autor é um super incentivo para continuar a leitura.
Se você curte poesia, que tal escolher algumas para ler em voz alta, com as entonações e performances que o texto pede?! Ademais, proponha um sarau com seus amigos ou familiares!
No campo do estudo e pesquisa:
Escolha um tema, um autor, um capítulo, uma obra… e divida seu tempo para estudar. A cada dia: um capítulo sobre algo que queira aprender mais, e que o ajude na sua atuação profissional. Registre por escrito alguns pontos que você achou interessante e compartilhe com seus colegas de profissão!
Leia mais: Como incentivar a leitura de forma lúdica
De olho nos objetivos
Procurar entender as suas intenções com os textos que lê é um ótimo começo! Além disso, tenha uma leitura mais ativa com as dicas a seguir.
Estabeleça as suas intenções com a leitura de hoje:
Vou ler para deleite, ler para me informar, ler para aprender, ler para ensinar, ler para o outro, ler para descansar a mente…
E, para cada tipo de leitura, estabeleça diferentes relações. Que tal estar atento:
às metáforas da poesia
aos relatos de fatos e opiniões na notícia
às fontes da reportagem (verifique se elas são confiáveis!!). Entenda as diferentes vozes presentes no texto e quais palavras ajudam a entender isso
aos conceitos e procedimentos para o trabalho e/ou estudo
a como o romancista define o amor e te envolve na história dos protagonistas apaixonados
às palavras irônicas dos cronistas
à relação entre imagem e texto na tirinha e como elas juntas e /ou separadas contam sobre uma notícia lida naquela semana
à trilha sonora do seu filme preferido e aos diálogos de seus personagens favoritos
Tudo isso fará de você um leitor mais atento, um escritor mais repertoriado e um profissional mais antenado ao seu entorno. Afinal, ler mais os diferentes textos ajuda a ler o ambiente, a ler as pessoas. Portanto, ler mais também nos ajuda a atuar de forma cada vez mais ética, responsável, crítica e transformadora.