Obs...
leitura
3 min
O brasileiro lê muito pouco. Infelizmente, essa afirmação não é apenas senso comum. Segundo a pesquisa Retratos da leitura no Brasil de 2011, realizada pelo Instituto Pró-livro, a média de livros lidos por brasileiro em um período de três meses é de 1,85. Desses, 0,81 livros são aqueles indicados pela escola.
Através desses números é possível perceber a importância de escolher livros que contribuam e incentivem o hábito de leitura dos alunos, não é mesmo? Mais do que passar a eles a obrigação da leitura, é fundamental que você estimule essa atividade como algo além de educativo, prazeroso.
Para ajudar a solucionar essa questão, preparamos algumas dicas sobre como escolher livros para os alunos. É certo que as sugestões não desconsideram o Projeto Político Pedagógico (PPP) da instituição — garantia do alinhamento entre todos os docentes e da consolidação da identidade da escola. Confira!
Avalie a faixa etária
Parece óbvio, mas considerar a idade dos alunos é fundamental na hora de escolher os livros. Cada faixa etária é estimulada por questões diferentes que devem ser pensadas — rimas e adivinhações para crianças de 4 a 6 anos, suspense para as de 7 a 10, e ciência para os pré-adolescentes são algumas das preferências já comprovadas.